Montando um quarto lúdico

Essa semana nossa colaboradora Marina Teiman fala sobre como transformar o quarto de seus filhos em um ambiente mais lúdico, com pequenas ideias. Aproveita e vai lá conhecer o blog dela, Parabólica.

Por Marina Teiman

Hoje resolvi me dedicar aos ambientes infantis. Se tem uma coisa que eu acho que combina muito com a decoração de quartos de crianças é o lúdico. Estimular a criança a brincar desde cedo é tão importante para seu desenvolvimento motor, como para a sua criatividade. Não há nada mais importante para a criança do que o brincar. Que tal fazermos a nossa parte estimulando-os?

Separei algumas soluções simples e de baixo custo que transformarão completamente o quarto de seus filhos em um lugar interativo e atrativo.

Quarto infantil com base de lego verde na parede, em que criança pode montar peças

Sou fã da Lego, e adorei essa ideia de cobrir as paredes (faria apenas uma para dar mais amplitude ao quarto) com as placas de base verde. Depois, é só encaixar as pecinhas e se divertir. O mais legal de tudo é que a proposta é válida tanto para as meninas como para os meninos.

Papel de parede imitando uma lousa, lousa no quarto infantil para a criança desenhar

Outra solução para as paredes seria cobri-las com um papel de parede que imite uma lousa, o que as deixaria bem mais divertidas. Ou, melhor, pintá-las com tinta de lousa para que a criança mude sua decoração quando quiser. Dá até pra fazer a lição de casa. Mais uma proposta unissex.

Calendário personalizado em quarto infantil ajuda crianças a lembrar de compromissos

Calendários também são ótimas opções. Esse é importado e vem com todas as atividades para a criança preencher, mas você (e seu filho, claro) pode criar um bacanérrimo e personalizado. Sem contar que é divertidíssimo tornar o preenchimento do calendário um hábito antes de dormir. Ajuda a criança a se organizar e a ter a segurança de que elas tanto precisam.

Cama infantil com gavetas que se transformam em espaço para a criança brincar e montar quebra-cabeças. Na prateleira de baixo as outras peças ficam guardadas

Essa é uma opção mais trabalhosa, mas ótima para a criança aprender a brincar de guardar também! A primeira prateleira serve para montar jogos e brincadeiras e fica intacta, sendo que a atividade pode ser continuada depois. Já na de baixo, fica o restante das peças a serem guardadas.

Fotos: 1,2,3 e 4