Paisagismo: uma plantinha mágica chamada Musgo

Por Isabela Herbetta

Hoje vou compartilhar uma dica que dei para uma leitora aqui do blog e que pode ajudar muita gente na mesma situação! Olha só a dúvida dela:

Será que você poderia me indicar que planta ficaria boa nesses vasos? Tem que ser pequena e ficar bem sem sol, porque o sol nunca bate direto, ele vem por trás dessa parede. E também bate bastante vento… Enfim, será que tem alguma planta mágica que preencha todos os requisitos?

Foto do Antes:

que planta usar na varanda que venta

Fiquei pensando um tempão qual espécie poderia dar certo em tais condições. Mas se lembrava de uma que gostava de sombra, não podia com vento, e se podia com vento, precisava de sol. Precisava ser uma plantinha meio mágica mesmo!

Até que lembrei do “Musgo-Tapete”! Os musgos são plantas bem simples, que não precisam de muito para viver além de água e sombra. Perfeito. O musgo-tapete é da família das samambaias e eu acho que parece mesmo com uma em miniatura.

Foto do depois:

planta para vasos na varanda

Não ficou uma graça?

Algumas informações técnicas sobre o Musgo Tapete via Jardineiro.net:

  • Nome Científico:Selaginella kraussiana
  • Nomes Populares: Musgo-tapete, Selaginela
  • Família: Selaginellaceae
  • Categoria: Folhagens, Forrações à Meia Sombra
  • Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
  • Origem: África
  • Altura: menos de 15 cm
  • Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra
  • Ciclo de Vida: Perene

E algumas fotos de pertinho para vocês conhecerem melhor:

musgo para varanda

decoração na varanda

Também é uma das espécies favoritas para se utilizar em “Terraniums”, aqueles arranjos em miniatura dentro de vasos e vidros conhecem?

plantas no vidroFonte das Imagens: 010203

___________________

Já conhece o blog da Isabela?

6 respostas em “Paisagismo: uma plantinha mágica chamada Musgo

  1. Oi adorei a dica ,mas meu problema e ao contrario do dela tenho uma parede que pega sol direto o dia inteiro,sendo assim preciso de plantas que caiba neste vaso e que gostem de sol … Alguma dica.

  2. Pingback: {Post Convidado} Plantinha Mágica « Casa Bela Blog

  3. Gente… conheci o blog hoje e AMEI! Estou devorando tudo o que tem nele (que meu chefe não me veja neste momento) e adorando tudo o que estou lendo! Já anotei coisas sobre as cortinas, e já tenho um monte de dúvidas na cabeça que estou pensando em mandar ! Beijo pra vc e obrigada pelo blog!

Os comentários estão desativados.