Piso laminado na cozinha, pode?

Você já viu que este mês eu sou a profissional responsável por responder perguntas dos leitores da Casa Cláudia? Corre lá pra me prestigiar🙂

E surgiu uma pergunta bem interessante que achei bacana contar a resposta pra vocês também.

Posso colocar piso laminado na cozinha?

Já faz um tempo que a cozinha virou um ambiente social, onde a gente cozinha junto com os amigos e bate papo no fim do dia com a família. Cada vez mais queremos uma cozinha integrada com a sala. E para promover a integração visual desses ambientes, e não deixar a sala com cara de cozinha, podemos usar os mesmos materiais, cores e estilos.

painel de madeira na cozinha

cozinha integrada

Utilizar o mesmo piso é uma boa opção e a integração visual fica nítida. Porcelanato, alguns tipos de pedras naturais, cimento queimado e ladrilhos hidráulicos são ótimas alternativas para isso. Acontece que todos esses são pisos frios e, às vezes, a gente quer madeira, mesmo, bem aconchegante. Mas… tem que ter muita grana pra forrar a casa inteira de madeira, né? Os pisos laminados são uma alternativa comum para trazer essas sensações da madeira para dentro de casa, apresentam uma boa durabilidade e são de manutenção simples. E aí surge a pergunta: e na cozinha, dá certo?

A resposta é: pode. Mas, como tudo na vida, é uma escolha que envolve alguns impactos. O piso laminado não pode ser lavado com água, como é costume aqui no Brasil. A limpeza é com um pano úmido e sabão neutro, somente.

Ou seja, se você é um gourmet de mão cheia, adora experimentar mil receitas, refoga arroz diariamente, cozinha bastante ou faz frituras com alguma frequência, é bom ficar atento. De duas uma: o piso vai ficar sujo e manchar, durando pouco, ou você vai ter um trabalhão para manter limpinho.

Mas, se você é do tipo prático que compra lasanha congelada e só tem o trabalho de colocá-la no micro-ondas, não é nada grave. A limpeza que o piso da cozinha vai demandar vai ser similar à do piso da sala de jantar. E se você um dia resolver cozinhar pra fazer graça, é só limpar conforme orientação do fabricante depois. De qualquer forma, o cuidado para não encharcar o piso lavando louça continua valendo, ok?

Você tem piso laminado na cozinha? Conta aí pra gente se você acha que deu certo!

Imagens: 1 | 2

Quer saber mais sobre tendências na cozinha?  Falei disso lá no Conversa na Cozinha em 2011, lembram?

E tem também algumas dicas sobre cozinhas americanas, sobre o uso de depuradores e coifas em cozinhas integradas e, por que não, ter um sofá na cozinha.

5 respostas em “Piso laminado na cozinha, pode?

  1. Manu, to meio atrasada na leitura dos posts! Mas queria comentar que tenho piso laminado na sala, e temos o seguinte probleminha: quando minha cachorra resolve aprontar e fazer xixi por lá, temos que limpar correndo antes de escorrer entre as tábuas! Se não fazemos isso, por mais que você limpe por cima, o cheiro fica, porque a manta que vai por baixo do piso laminado absorve o líquido. Então imagino que isso seria também um problema do piso laminado na cozinha… Mas concordo que em alguns casos pode dar certo, dependendo do estilo de cada um!

  2. Pior (ou melhor) que piso laminado, lá em casa é taco mesmo! Nós gostamos muito, até porque não havia outra alternativa, nossa cozinha é quase simbólica, apenas um braço da sala. Adoro que não tenha piso frio, é muito agradável, apesar do cidado extra necessário. Três anos e até agora tudo bem.
    Parabéns pelo blog mais uma vez!

  3. Manu, novamente meus parabéns. Repito que o seu blog está cada dia melhor. É criativo, é interessante, é diferente, aborda os detalhes que a gente esquece – é muito bom e muito muito útil. E as suas novas colaboradoras tem sido excelentes. Adoro os artigos que entram em tendências da arquitetura.
    Abraço,
    Joanita Haimerl

Os comentários estão desativados.