Closet: fundamental!

Um closet ainda pode ser um luxo para os poucos que têm espaço disponível em casa. Contudo, com a correria e a agitação da vida contemporânea, o cômodo se tornou importante para quem precisa economizar tempo e busca praticidade acima de tudo. Ter peças de roupas, sapatos e bijus organizados no seu devido lugar pode tornar a vida menos complicada. Nesse caso, vale a pena aproveitar o espaço que você tem disponível para montar o seu próprio closet.

Closet em apartamento espaçoso, com poltrona, prateleiras e luminária

O branco, a luz natural e os pontos de luz artificiais ajudam a criar um ambiente claro e agradável para um closet.

Ideias de closet para apartamentos grandes, estilo clean, com luminária moderna, puf e tapete preto

O contraste do preto e branco deu um tom clássico e neutro ao ambiente.

Para quem tem o privilégio de um quarto disponível para transformar em closet, uma sugestão são os nichos e prateleiras de madeira ou MDF. São bem mais baratos que gavetas, ocupam menos espaço e são super práticos.

Quarto extra revertido em closet de madeira com prateleiras, poltrona e iluminação

Sempre leve em conta a sua preferência: apaixonadas por sapatos, por exemplo, podem dispor de um lugar privilegiado para eles. Até uma parede inteira de nichos ou prateleiras, se necessário.

Sapateira dentro de closet em formado de caixas na estante

Quem não tem tanto espaço assim, não precisa desistir da ideia de ter roupas e objetos pessoais arrumados de maneira que seja mais fácil encontrá-los no dia a dia. Os armários abertos, por exemplo, deixam tudo à mostra e motivam a pensar em um modo de organização que pode ser mantido. Aproximar peças com cores semelhantes ou separar roupas de frio e de calor podem ajudar bastante.

Quarto foi transformado em closet, que ficou arejado com janela. Caixas ajudam a manter roupas e acessórios arrumados

Uma dica para quem precisa abusar da criatividade são as estruturas de ferro e prateleiras. Nesse caso, você pode aproveitar todo o pé direito (altura total da parede) para colocar suportes, cabideiros e ganchos.

Nas prateleiras mais baixas, você pode usar bandejas corrediças ou caixas com rodízios para que elas deslizem e dêem acesso mais facilmente aos itens que estão guardados.

sapatos são guardados em caixas no closet, que tem prateleiras, janela e espaço par relaxar

caixas podem substituir gaveteiros em closets

Caixas de tamanhos variados são dicas preciosas para qualquer closet: elas substituem gavetas e guardam peças pequenas. Ganchos na parede são úteis para pendurar bolsas, lenços, cintos e até bijuterias.

Prateleiras com bandejas corrediças ou rodinhas ajudam na hora de procurar roupas e sapatos em closet

O espelho, além de fundamental para checar o look no fim, amplia o ambiente. A iluminação também é importante. Se no espaço não tiver luz natural, vale apostar em vários pontos de luz amarelas, para não distorcer as cores das roupas na hora de escolher. Também vale o cuidado de posicionar os pontos de luz em um local que o seu corpo não faça sombra sobre o armário. Além do mais, é bom ter um pufe, um banco ou uma cadeira, que podem ser essenciais na hora em que você precisar se apoiar para mudar de roupa ou calçar os sapatos.

Espelho amplia closet e cadeira é importante para dar apoio na troca de roupas

Closet com armários, nichos fechados e gaveteiros

Fotos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10