Casa sustentável e linda de morrer!

É difícil a gente ver por aí uma casa verde que seja ecológica de verdade! Geralmente, um aquecimento solar e o uso de um ou outro material sustentável já são suficientes para intitular um projeto desses. Mas não é o que acontece com essa linda casa na Flórida.

Casa verde tem design e sistema para economizar e filtrar água

Parte da construção é revestida com Resysta, um material muito parecido com madeira, tanto no toque quanto em sua apresentação. No entanto, ele é feito de uma mistura de casca de arroz com óleo mineral e sal.

Já a estrutura branca da casa disfarça dois sistemas de aquecimento solar: o primeiro alimenta a rede elétrica da casa, enquanto o outro aquece a água da piscina.

Quarto de casal sustentável com piso de cimento queimado, mesa vermelha, janelas amplas e espelho

Na suíte, o chão é feito de concreto misturado a cinzas do carvão usado em usinas elétricas, em vez de areia. A cor contrasta com o vermelho da mesa de cabeceira. E o quarto, superclean, ganha ainda mais amplitude com o espelho.

Sala com pé direito alto tem janelas amplas de vidro e dispensa o ar condicionado

Na sala, as portas de correr de vidro garantem uma boa ventilação, o que evita o uso do ar condicionado. O tapete colorido e a madeira aquecem o ambiente, que poderia ficar frio e sem charme com o pé direito alto e o chão cinza. O glamour é arrematado pelo mobiliário clássico, como as cadeiras e banquetas Barcelona, e pelos aparadores

sala com janelas de vidro e marquise de madeiraDado que as janelas de vidro são muito mais ineficientes na limitação do calor provocado pelo sol, na comparação com uma parede de concreto, o arquiteto fez um teto de madeira de 2,5 metros além da janela, uma espécie de marquise. Essa extensão permite que haja sombra sobre a janela, deixando a sala mais fresquinha.

Cozinha com chão de cimento, ilha e sistema de purificação de água acoplado à pia

Na ampla cozinha é onde a família costuma se reunir. Um sistema de purificação ligado à pia trata a água que vai para o consumo.

Algumas dessas soluções são práticas e fáceis de usar, né?

Fotos: Ny Times