Mude o corte de cabelo da sua casa

Sabe quando a gente muda de vida e precisa cortar o cabelo? Quando a nossa cara já não acompanha o nosso jeito? Não é frescura, não. Se a mensagem que você quer passar não é a que você transmite, tem que mudar, mesmo.

grazi massafera e leticia spiller

1. Duas mulheres lindas mas, por terem diferentes cortes de cabelo e tipos de acessórios, transmitem impressões bem diferentes.

Na decoração não é diferente. Um ambiente com poucas linhas e camadas tem menos movimento, o que faz ele ficar mais sério. Pode ser sua intenção e não há problema algum nisso. Mas se não for, uma boa dica é pensar em várias alturas, desalinhar tudo, incluir elementos de diferentes tamanhos e proporções, criar camadas e brincar com profundidades. Repicar, mesmo.

sala com lareira

2. Prateleiras, aparadores e mesas – todos em diferentes alturas. Assim como a cadeira, a poltrona e o sofá. E o espaço vertical foi totalmente explorado, desde o aparador preto próximo ao chão, passando pelo abajur atrás do sofá e finalizando nos quadros altos na parede.

quadros na sala de jantar

3. Os quadros foram organizados de forma assimétrica por toda a altura da parede, a luminária de piso é desproporcionalmente grande, alguns quadros parecem que foram displicentemente espalhados sobre o buffet preto e a mistura de cadeiras tão diferentes compõem esta sala de jantar que é puro movimento.

4. Mais quadros de vários tamanhos, apoiados no chão ou em prateleiras.

coleção de pratos

5. A distribuição curva dos pratos dá espaço para o abajur. O móvel de madeira brinca com diferentes larguras. Não parece uma coreografia?

estante com nichos

6. Os nichos foram preenchidos em toda sua profundidade com quadros e objetos de diferentes tamanhos e cores, se sobrepondo sem medo. Alguns livros estão em pé, outros deitados, e as luminárias distribuíram pontos de luz verticalmente. Uma escultura no chão arremata o visual.

Luminárias são uma excelente ferramenta para conseguir distribuir objetos na vertical. Depois dá uma olhada no post sobre luminárias em bando também.

aparador com espelho

7. Percebe a diferença pro “corte reto”? Poucas variações em alturas e profundidades, um ambiente elegante, sério, mais frio, com menos movimento.

Imagens: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 67

Publicado em Curso de Decoração Online, Decoração, Sala de Estar por Manu Mitre. Marque Link Permanente.

Sobre Manu Mitre

Sou Engenheira Química e Designer de Interiores. Sim, sou super generalista e me envolvo em todos os assuntos que existem, adoro. E isso dá um resultado muito interessante. Comecei com o meu próprio apartamento, mudando até a cozinha de lugar. E ficou sensacional, sem falsa modéstia. Criei o Casa da Id&a em 2009 para mostrar um pouco o que eu acredito ser Design de Interiores de verdade – inspiração, design e arte. Sem “pode” ou “não pode”, o que importa é a mensagem e a sensação que o ambiente transmite.

2 respostas em “Mude o corte de cabelo da sua casa

  1. Gostei!
    Faz a gente refletir. Um dia queremos movimento, luz, cores, no outro a frieza e calma do último ambiente.
    Sou inconstante como o tempo, e gostaria de poder variar minha decoração como troco os lençóis e colcha.
    Pena! Um dia talvez!

    • Pois é, Creide… mas assim como quando pintamos ou cortamos o cabelo sempre podemos pintar de novo ou esperar crescer, não precisamos tratar nossa casa de forma diferente. Se você é assim mais mutante, pode ter uma casa mais versátil e variar cores de paredes, almofadas, tapetes… é só usar a criatividade!
      bj
      Manu Mitre

Os comentários estão desativados.