52 objetos – um novo projeto :)

Adoro guardar lembranças, fotografias e objetos que me remetem a algum lugar ou situação na minha vida. Minha mãe, cada vez que vou visitá-la, coloca uma caixa na minha frente e diz “escolha o que quer levar pra sua casa, o resto vou jogar fora”. Confesso que é um sofrimento e uma briga interna entre o meu lado racional, que sabe que não tenho espaço para guardar tanta coisa (nem a minha mãe), e o coração que fica apertado de ter que escolher qual a memória mais importante, como se o objeto fosse a própria experiência vivida. Até que a Helô Righetto faz um convite aberto que me pegou:

Daqui a muitos anos alguém encontra uma caixa cheia de coisas que pertenceram a você e tenta formular a sua história, descobrir que tipo de pessoa você era. Talvez essa caixa tenha fotos, livros, documentos pessoais, roupas ou até mesmo uma embalagem de chiclete. O que esses objetos dizem sobre você? Eles contariam uma história precisa da sua vida? Que história seria essa?

Escolher 52 objetos que sejam significativos para mim e que, juntos, vão me representar é um desafio parecido com o da minha mãe. Com uma diferença sutil: os objetos não vão ficar guardados em caixas, escondidos e protegidos da poeira, vão tomar uma nova vida, conhecer o mundo e, com isso, ganharão novos significados. E, assim, vocês também podem me conhecer um pouco melhor.

Este é o post que inspirou a Helô, com as 52 fotos da Emma, do The Marion House Book

A cada semana vou escolher um objeto e postar uma foto dele aqui no blog. Vou explicar o motivo da escolha, falar um pouco do seu significado pra mim. E, ao final de um ano, vou ter minha caixa virtual de objetos para me representar. A caixa já está aberta no Pinterest, para quem quiser acompanhar por lá também, e vou postar sempre às sextas-feiras por aqui, começando esta semana.

A Helô já começou ontem, a Débora Foresti e a Isabela Herbetta que escrevem aqui no blog toparam o desafio também. Agora repasso o convite a todos vocês, vamos? Coloca aí nos comentários o link do seu blog ou do seu mural no Pinterest pra gente ficar conectado, vou adorar ver os objetos de vocês.

Publicado em 52 Objetos, Decoração por Manu Mitre. Marque Link Permanente.

Sobre Manu Mitre

Sou Engenheira Química e Designer de Interiores. Sim, sou super generalista e me envolvo em todos os assuntos que existem, adoro. E isso dá um resultado muito interessante. Comecei com o meu próprio apartamento, mudando até a cozinha de lugar. E ficou sensacional, sem falsa modéstia. Criei o Casa da Id&a em 2009 para mostrar um pouco o que eu acredito ser Design de Interiores de verdade – inspiração, design e arte. Sem “pode” ou “não pode”, o que importa é a mensagem e a sensação que o ambiente transmite.

6 respostas em “52 objetos – um novo projeto :)

  1. Oi , gostaria de saber de onde é a Galinha Pintadinha ?? que Fôfa , quero presentear um amiga que coleciona na Coz , Rs !!!
    Abs,
    Márcia

  2. Oi Manu! Encontrei o blog há pouco e estou a gostar dos posts. Entretanto, encontrei este projecto e achei uma excelente ideia! Gostaria de vos acompanhar nesta campanha, mas não sei se conseguirei encontrar 52!😛 Quer dizer… ao vasculhar as memórias deverei encontrá-los, mas assim à primeira… 52 objectos?! Oh my… :)) Mas estou cheia de vontade! Para já vou espreitar no Pinterest!😉
    Obrigada pela partilha de ideias e dicas tão interessantes!
    Boa semana!
    Sofia

  3. Pingback: Objeto #4: Meu banquinho Bubu | casa da idea

  4. Pingback: {52 objetos} Semana #01 « Casa Bela Blog

  5. Vou participar sim! Vai ser muito divertido ver os objetos de todo mundo e o resultado final da nossa “caixinha”. Não seria bacana todo mundo postar em uma única “board” do Pinterest? Dá pra acrescentar pessoas no settings… Bjs!

Os comentários estão desativados.