SP será invadida por eventos de artes, decor, arquitetura e design

São Paulo é uma cidade cosmopolita e disso todo mundo já sabe. A novidade é que ela vai parar entre 23 a 26 de agosto, com um evento que promete mobilizar os melhores nomes do design, da arte, da decoração, da arquitetura e do urbanismo.

É quando acontece o Design Weekend, um evento que vai oferecer oficinas, debates, intervenções artísticas, exposições, shows, entre outras atividades, muitas delas gratuitas.

Evento reunirá oficinas, mostras e palestras de 23 a 26 de agosto em São Paulo

Peças do inglês Tom Price, que será homenageado no Design Boom

A principal delas, imperdível para quem está ligado a essas áreas, é o Design Boom, com palestras, workshops e exposições com profissionais consagrados. Entre eles estão o designer inglês Tom Price, que será homenageado, e outros nomes como Valérie Ciriadès, Gaspar Libeskindy, Guto Índio da Costa, Notus Design, entre outros.

Os encontros acontecem no Centro Universitário Belas Artes de SP das 14h às 18h30 do dia 22, e nos dias 23 e 24 no shopping D&D, das 9h às 18h30. As entradas para todo o fórum custam R$ 400, ou R$ 200 para estudantes.

Mas além dessas oficinas ocorrem também outras coisas superbacanas e gratuitas durante o Design Weekend, e a gente separou algumas sugestões aqui pra você.

Ateliês e galerias da Vila Madalena – Geralmente elas só atendem com hora marcada, mas durante o Design Weekend, as portas estarão abertas para o público.

Galerias ficarão abertas durante o Design Weekend

Obra Paineira de 5m de altura é de autoria do artista Paulo Bordhin

Contain [it] – A empresa que transforma contêineres de transporte usados em novos espaços convidou os designers do Superlimão Studio, do Nada Se Leva, Camila Sarpi, Thomaz Bondioli e Diana Albuquerque para desenhar luminárias, cadeiras, mesas e vasos para um ambiente. Vai ser gratuito, na praça Victor Civita –  r. Sumidouro, 580. De 23 a 26 de agosto, das 10h às 19h

Instantes do Morar – A editora da revista Casa Claudia escolheu peças de destaque na decoração entre as lojas do D&D. Durante o DW!, os visitantes que estiverem no D&D podem passear pelas lojas e conferir as estrelas desse circuito

Caça ao Tesouro Montenapoleone – Formado pelas empresas Montenapoleone, Poltrona Frau, Cassina, Kartell e Bang & Olufsen, o grupo idealizou uma caça ao tesouro aberta ao público no circuito de suas lojas. Para participar, é preciso se cadastrar em um dos endereços. Ganha duas peças quem cumprir as tarefas mais rapidamente. O jogo começa na Montenapoleone e vale do primeiro dia, 23 de agosto, até que os prêmio sejam encontrados. Detalhes aqui.

Teatro de Sombras – O espetáculo Teatro de Sombras é realizado em todo o prédio da Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. A atração combina música e projeções que criam um teatro de sombras no edifício. Será no dia 24 de agosto, às 21h, na rua General Jardim, 65.

Idea/Brasil – A Associação Objeto Brasil, que promove o design brasileiro no país e no exterior, organiza a mostra IDEA/Brasil 2012, reunindo 111 produtos de designers de 20 categorias. Será no edifício Conjunto Nacional, de 23 a 26 de agosto, das 9h às 21h30, com entrada gratuita

Todeschini FYB – O artista Reynaldo Berto apresenta pinturas a óleo em homenagem à artista Frida Kahlo. Além das telas, ele assina cadeiras, almofadas e objetos com impressões de suas obras na Todeschini FYB, marca de mobiliário residencial e corporativo. A loja recebe visitantes para um coquetel mexicano nos dias 23 e 24 de agosto. Av. Bandeirantes, 1.699. De 23 a 24 de agosto, das 9h às 20h, com coquetel das 18h às 19h. De 25 a 26 de agosto, das 12h às 18h. Entrada gratuita.

Ele também assina cadeiras, almofadas e objetos com impressões de suas obras na loja, que oferecerá coquetel com o tema México

Reynaldo Berto mostra telas em óleo em homenagem à artista Frida Kahlo

Oficina sobre quartos – A loja Q&E promove bate-papos entre profissionais e o público. A designer Suzana Schermann fala sobre quartos de campo e praia no dia 23 de agosto, a arquiteta de interiores Silvana Lara Nogueira trata de ambientes infantis e para adolescentes no dia 24 e a jornalista Thereza Dantas aborda sobre ambientes urbanos no dia 25 de agosto. Na Gabriel Monteiro da Silva, 1742. @3 e 24 de agosto, das 10h às 19h. 25 de agosto, das 10h às 14h. Entrada gratuita

Fazenda do Morumbi – Em homenagem aos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 22, a Academia Latino-Americana de Arte apresenta uma exposição com obras de Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Anina Malfatti e Rego Monteiro. A academia selecionou ainda 30 obras de arte contemporânea, entre pinturas, esculturas, desenhos e fotografias, de artistas que representam 12 estados brasileiros. Endereço: Casa da Fazenda do Morumbi – Av. Morumbi, 5594. Dias 23 e 24 de agosto, das 11h às 23h. Dias 25 e 26 de agosto, das 11h às 21h. Entrada gratuita

Vamos lá?

A programação completa está aqui…