Conheça o Fasano de Porto Feliz, por Isay Weinfeld

Hoje a gente trouxe pra vocês um projeto incrível do arquiteto paulista Isay Weinfeld, erguido a 100 km de São Paulo. Trata-se do Hotel Fasano Boa Vista, em Porto Feliz. Construído em um complexo de 750 hectares, o hotel foi projetado de frente para um lago e, apesar de ser contemporâneo, guarda várias características do modernismo.

Construído de frente para o Lago, hotel usa madeira, pedras e vidro

Hotel, com características modernistas, foi construído todo na horizontal

Pra começar, sua estrutura é toda horizontalizada. Composto por duas asas simétricas, sendo uma levemente côncava e a outra sutilmente convexa, a base do Fasano é feita da combinação de vigas de madeira, vidro e pedra.

Hotel horizontam com madeira, pedras e cimento

Duas asas em torno da recepção abrigam os quartos

O pé direito de todos os ambientes é altíssimo, o que amplia a sensação de grandiosidade. Em seu interior, o chão é construído em madeira de perobinha e tanto as paredes quanto o teto são feitos de freijó.

Veja que a mistura da madeira com as pedras nas paredes é o ponto alto da construção. No mobiliário das áreas em comum, o arquiteto optou por peças atemporais, e o grande charme é a lareira que desce do teto e alcança a todos no espaço, com cobertura de 360 graus.

Lareira, móveis de design e vidros compõem o ambiente

Na área em comum, uma lareira que desce do teto e aquece 360 graus

Os quartos, que ficam dos lados direito e esquerdo da recepção, têm dois andares, sendo em cima o dormitório e embaixo a sala. Cada um deles é claramente delimitado e afastado do outro, como se fosse uma caixa individual.

cabeceira acolchoada, banquetas de couro e iluminação aquecem o quarto

Quartos do Fasano são delimitados pela alvenaria. A sensação é que cada um está em uma caixa

A vista para o lago é um convite para sair à varanda. Note que com um cenário desses o arquiteto não precisou se preocupar tanto com a decoração. Poucos e bem escolhidos móveis são suficientes para ocupar o espaço, juntamente com as paredes forradas com freijó.

Hotel do arquiteto Isay Weinfeld em Porto Feliz

No quarto, pé direito alto dá sensação de amplitude, enquanto cabeceira acolchoada, banquetas de couro e tapete aquecem o ambiente

Quero muito conhecer! E vocês?

Fotos: Divulgação