8 Dicas para Decorar Apartamentos Pequenos

Estou com um projeto de um apartamento pequeno e, sim, é um trabalho bem desafiador. Todo mundo precisa de lugar para guardar panelas, mas também quer receber os amigos confortavelmente na sala. É um jogo de prioridades e a busca do equilíbrio entre estética e função é infinita. Mas é a realidade de muita gente e, cada vez mais, os imóveis ficam mais e mais espremidinhos. Hoje passo algumas dicas para quem vive esse sufoco. Mas, ressalva mais importante que o post, nada aqui é regra e isoladamente nada disso vai resolver todos os seus problemas, tá?

1. Encare os fatos: você não pode ter TUDO.

Faça uma lista bem completa das funcionalidades de cada ambiente (dicas AQUI) e defina prioridades. São escolhas difíceis, mas só você pode dizer o que é mais importante. Se você gosta de receber amigos aos montes e frequentemente, vale a pena abrir mão de armários para acomodá-los mais confortavelmente? Você precisa de tanta roupa de cama assim? Já tem sapatos que não usa mais? Hora de priorizar😉

closet rosa

1. Seu sonho de consumo é um closet enorme com seus sapatos expostos? Topa abrir mão de um quarto da casa pra isso?

2. Pense fora da caixa: dê diferentes usos aos mesmos móveis.

Sua mesa de jantar pode funcionar como seu escritório, o sofá pode substituir algumas cadeiras e tchanan! Você tem uma sala de jantar, estar e home-office, tudo no mesmo ambiente.

mesa redonda na cozinha

2. Uma mesinha redonda com poltronas confortáveis é uma excelente pedida para receber amigos mais íntimos, na cozinha, mesmo.

Tem mais posts de dicas de como usar sofás na sala de jantar AQUI e na cozinha AQUI.

3. Pense verticalmente: use toda a altura das paredes e, por que não o teto, como espaço disponível.

Muitas vezes enchemos a sala de aparadores e deixamos a parede sobre ele vazia. Use prateleiras, nichos, aproveite o espaço das quinas, ao lado das janelas, tudo. Inclusive embaixo da cama, da pia, da bancada, da escada, atrás de portas.

soluções para banheiros pequenos

3. Não tem gavetas para maquiagem ou para os apetrechos de fazer a barba? Joga na parede que gruda. Olha que ideia fantástica do blog Laura Thoughts: fazer um painel magnético. Veja como fazer no link, ao final do post.

armazenar roupa suja

4. Será que precisa, mesmo, ter um cesto enorme de roupas sujas? Um saco bonitinho atrás da porta e você usa aquele espaço pra outra coisa.

4. Espaço vazio também é útil: entulhar móveis enormes e mil armários vão te tirar espaço de circulação.

chaise e poltrona

5. Nem só de grandes sofás se faz uma sala de estar. Uma chaise, poltronas e cadeiras compõem um ambiente gostoso e mais livre.

Não tem nada pior do que ter que se desviar quinze vezes ao dia daquela pontinha do sofá que ficou um pouquinho pra fora. Basta um dia que você esteja com mais sono ou de TPM pra você dar aquele chute com o seu dedo mindinho na quina do móvel, sabe? O que me faz pensar na próxima dica.

5. Evite quinas: circulação vem de círculo, não de quadrado.

Quando você desenhar sua planta baixa, pegue um lápis e simule os caminhos que você vai fazer dentro da casa – do cama para o banheiro, da cozinha para o quarto, da porta de entrada até a sala, etc. Busque sempre a menor distância possível entre dois pontos, você vai ver que formas redondas vão atrapalhar menos o caminho do que quadradas do mesmo tamanho.

6. Evite criar corredores: eles só servem para ocupar espaço.

Corredores são espaços perdidos. Integre ambientes sem impor um caminho fixo para caminhar entre eles, dê liberdade de movimento. Além de ser mais agradável ao olhar, é mais agradável ao andar. Mas se a planta do imóvel tem um corredor, não se acanhe, agarre-o e use-o com todas as forças, ele não é sagrado.

estante de livros no corredor

6. Estantes para livros ocupam pouco espaço, com uns 20 centímetros de profundidade você já consegue guardar livros de tamanho médio. Garanta pelo menos uns 80 centímetros de circulação no corredor.

7. Abandone regrinhas milagrosas: cores não vão aumentar nem diminuir seu espaço.

A casa pode ser toda preta, mas se estiver bem planejada e preto for o seu sonho, vai ser a sua casa perfeita. Já mostrei até que teto preto amplia ambientes, lembra?

cama preta

7. Parede preta, piso cinza e roupa de cama escura – um quarto aconchegante.

Cores, espelhos, jogos de luz e ilusões de ótica podem, sim, mudar a sensação de espaço em um ambiente. Mas, eu preciso dizer mesmo sendo óbvio, o tamanho do seu apartamento não vai mudar. Então quebre a cabeça para que sua casa seja funcional acima de tudo, a estética pode ser resolvida muito mais facilmente e eu prometo um post futuro com truques desse tipo.

8. Elimine portas desnecessárias: sim, elas ocupam espaço!

Portas de correr aliviam porque você diminui o espaço necessário para garantir a abertura da porta, mas ainda exigem alguns centímetros para os trilhos e folhas.

armario sem porta

8. No espaço do armário, uma arara deixa as roupas expostas e economiza o espaço das portas. Um quarto dentro do closet ou um closet aberto pro quarto?

Imagens:  123, 4, 5678

8 respostas em “8 Dicas para Decorar Apartamentos Pequenos

  1. Pingback: Brinque com móveis multifuncionais e ganhe espaço | casa da idea

  2. Pingback: Aprenda a criar mais espaço dentro de casa | casa da idea

  3. Manu, seu Blog está cada dia melhor. Queria lhe dar os meus parabéns. Sua criatividade é simplesmente fantástica e sua abordagem muito inteligente. Estou muito impressionada e tenho guardado todos os seus posts diários!!
    Joanita (sou paciente e amiga da Roberta)

    • Oi, Joanita, que bom que está curtindo!
      É muito legal ter retorno sobre a opinião de quem nos acompanha, muito obrigada e continue por aqui!
      bj
      Manu Mitre

Os comentários estão desativados.