Decorando com Verde

Outro dia me deparei com uma foto de quarto de hotel que me encantou. Todo verde e branco. Parece comum, mas é difícil ver um ambiente com tanto verde.

cortina verde

1. Salvator Hotel, em Epiros, Grécia

cores na decoraçãoPode procurar aí no Google, vão te dizer que verde é uma cor fria. Mas eu (EU) tenho dúvidas disso. O verde é uma cor secundária, vem da mistura entre o azul, realmente uma cor fria, e o amarelo, que é a cor do sol, do fogo. [Clique aqui para ver o post sobre a teoria das cores aplicada na decoração]

sofa verde

2. No mesmo hotel, vários tons de verde sobre uma base branca – verde bandeira, maçã verde e cor de pêra. É uma sala bem alegre, não é? Ok, é impessoal, com cara de hotel. Mas isso é pela falta de objetos mais pessoais ou até de um quadro na parede.

O verde é a cor das folhas das árvores e provavelmente a cor que muita gente escolheria para representar a Natureza. Não tem como não dizer, é uma cor que traz conforto e tranquilidade.

azulejo verde

3. Verde com madeira é uma associação imediata com a Natureza, trazendo um ar tranquilo

Mas nem só de verde bandeira é feita a cartela de cores…

parede verde

4. Um verde acinzentado não choca, sai do previsível e deixa o ambiente super agradável

sofa cinza com almofadas verdes

5. O verde limão funciona bem como cor de destaque sobre uma base neutra, como nesta sala cinza

circulo cromatico decoração

Para coordenar com outras cores, vale lembrar que a cor complementar do verde é o vermelho. Pra quem não se lembra da teoria das cores, esta é a combinação de maior contraste. Muita gente evita a dupla verde + vermelho porque pode remeter a uma cantina italiana, mas dá pra usar e ficar bem bacana. Você pode começar devagar, só com pequenos toques de vermelho, já dá um outro ar ao ambiente.

armarios verdes na cozinha com madeira

6. Olha os tons de madeira de novo, agora no piso. Eles amenizam as linhas super retas e o brilho dos armários trazendo um pouco de aconchego à cozinha moderna.

Outra tática para conseguir um lindo contraste mas fugir da bandeira italiana é adicionar um pouco de branco nas duas cores. Sim, verde clarinho e rosa!

sala de estar clássica

7. As formas clássicas dos móveis ajudam a dar um ar super romântico na sala verde e rosa

E você pode largar esse medo de lado e perceber que a combinação de cores sozinha diz muito pouco de um ambiente.

sofa rosa com prateleiras coloridas

8. As linhas retas, as paredes super brancas e poucos acessórios não deixam que o ambiente fique “menininha” demais

sala de jantar colorida

9. Cadeiras de cores diferentes agitam a sala de jantar. O quadro abstrato, a luminária bonitona, o desenho moderno das cadeiras e as paredes super brancas dão o tom de apartamento moderno, nada de cantina italiana, viu?

cores na decoraçãoUm conjunto de cores que fica fantástico e não é tão óbvio é a tríade verde + roxo + laranja. Cores bem diferentes entre si, mas que provocam um contraste inesperadamente harmônico, talvez por ser uma combinação muito presente na Natureza, comece a reparar nas flores.

decoração colorida na sala

10. Cores tão diferentes entre si, elas se complementam sem causar estranhamento.

Mas nem só de teoria vivem as paletas de cores na decoração.

tapete etnico laranja

11. O marrom faz fundo para o verde e o laranja, deixando tudo equilibrado. A estampa étnica do tapete faz um lindo contraste com o pendente de cristal. Um ambiente cheio de ousadia mas com um efeito agradável.

decoracao colorida

12. Escada sem graça? Enche de cor!

sala moderna e colorida

13. Já pensou em trazer cor a um ambiente pintando o teto??

Tem muitas outras ideias de como usar o verde na decoração aqui no blog, ficou curioso? Dê uma olhada nos posts sobre azulazul turquesa, roxo e laranja.

Imagens: 1 | 2 | 34 | 5 | 67 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13

Esse post foi publicado em Cores na Decoração, Decoração e marcado , , , , , , , por Manu Mitre. Guardar link permanente.

Sobre Manu Mitre

Sou Engenheira Química e Designer de Interiores. Sim, sou super generalista e me envolvo em todos os assuntos que existem, adoro. E isso dá um resultado muito interessante. Comecei com o meu próprio apartamento, mudando até a cozinha de lugar. E ficou sensacional, sem falsa modéstia. Criei o Casa da Id&a em 2009 para mostrar um pouco o que eu acredito ser Design de Interiores de verdade – inspiração, design e arte. Sem “pode” ou “não pode”, o que importa é a mensagem e a sensação que o ambiente transmite.

6 respostas em “Decorando com Verde

  1. Pingback: Decoração patriota, por que não? | casa da idea

  2. Só mais um detalhe – como mangueirense roxa, senti falta do verde e rosa da mangueira!!!!

  3. Excelente post, Manu! Sugestões para todos os gostos! Bem o que você disse – sem pode ou não pode! Mais uma “aula” imperdível sobre cores!

  4. Olá Manu,
    Eu estou terminando de reformar meu quarto e escolhi o verde musgo para as cortinas e o carpete. Fiquei meio apreensiva, mas ficou lindo, aconchegante, chique! Só falta um quadro, um abajur e uma banqueta para alcançar as prateleiras altas do armário.
    Mas fiquei feliz que você postou esta matéria, pois vi que continuo com meu feeling aguçado, sempre um passo à frente dos seus post e da tendência de mercado. Rs.
    Você é muito caprichosa com seu blog, dispende um tempo grande para nos satisfazer.
    Parabéns!

    • Obrigada pela sua leitura fiel, Creide! Tenho certeza que seu quarto vai ficar lindo!

Os comentários estão desativados.