Gosta de cozinhar com amigos? Arraste o sofá pra cozinha!

Essa vai para casais jovens e que gostam de cozinhar enquanto conversam com os amigos. Por que não acomodar melhor suas visitas? Se a formalidade passou longe da sua casa, e se você tem espaço de sobra, que tal levar o sofá pra cozinha?

Separamos algumas inspirações dessa combinação tão pouco usada e que pode ser tão divertida!

sofá azul na cozinha

Nesta casa, por exemplo, o sofá azul trouxe cor ao ambiente ao mesmo tempo em que se encaixou perfeitamente à parede à direita. Enquanto lava os legumes e verduras da salada, ou corta os ingredientes da receita, o anfitrião pode conversar com suas visitas.

Repare que há ainda duas outras poltronas na parede oposta à da mesa, criando uma espécie de “lounge” na cozinha.

Sofá na cozinha perto da janelaNeste apartamento, o proprietário aproveitou um dos cantinhos mais gostosos da cozinha, próximo à janela, para encaixar o sofá. A vantagem é que os convidados ficam mais afastados das frituras e do vapor da preparação dos alimentos, em um local mais arejado.

Cozinha ficou moderna com sofá e chão quadriculado preto e brancoEsta cozinha ficou moderna, com o piso preto e branco, e as almofadas azuis do sofá trouxeram alegria, e até mesmo um certo romantismo ao ambiente. Note que as prateleiras expõem os potes com os ingredientes, deixando-os bem à mão de quem está cozinhando, ao mesmo tempo em que expõem louças mais antigas e a bandeja de prata. Novamente, o sofá foi colocado estrategicamente perto da janela, onde a cozinha é mais ventilada.

Sofá cinza, perto da janela, com mesinha em frente

Neste outro ambiente a mesa de jantar foi dispensada, e apenas o sofá impera junto a uma mesinha de apoio para copos e petiscos. Enquanto o dono da casa cozinha, as visitas ficam à vontade para conversar e bebericar.

Sofá rosa no canto da janela, cortinas, almofadas e cadeiras Luís XVI

Este é um dos ambientes melhor aproveitados. No detalhe, você nota que o sofá foi colocado abaixo da janela, entre a geladeira e a parede. O arquiteto conseguiu um clima aconhegante com peças de diferentes épocas. A mesa Saarinen coube perfeitamente no pequeno espaço. Por trás dela o sofá em tom rosado contrasta com as cadeiras Luís XVI forradas com estampa zig zag, o que as deixou mais moderninhas, e com as almofadas de diferentes cores.

A cortina e as luminárias na parede dão um ar de romantismo, complementado pelo tapete, enquanto os quadrinhos na parede trazem um toque bem pessoal ao espaço.

A única coisa que se deve ponderar num caso desses é a distância entre o fogão e esse pequeno ambiente. A coifa sobre o fogão torna-se fundamental, para que o cheiro de comida e a gordura não impregnem nos estofados, cortina e tapete.

Sofá de madeira azul com mesa de centro azul contrastam com geladeira vermelha e luminárias industriais
Esta cozinha misturou o rústico do sofá e da mesinha azul, também presente no balcão em madeira e mármore, com o ar modernoso da geladeira vermelha e das luminárias suspensas sobre o balcão.

A vantagem do sofá de madeira é justamente dar menos oportunidade do cheiro da comida grudar. O ideal é que as capas das almofadas e do assento do sofá sejam removíveis, de forma que possam ser lavadas de vez em quando.

Sofá preto de couro na cozinha, que tem chão quadriculado em branco e preto e móveis rústicos de madeira

Nesta cozinha, os anfitriões optaram por um sofá confortável estofado de couro, mais fácil de limpar, que ficou lindo sobre o chão preto e branco com a aparência já desgastada. Uma espécie de cômoda foi usada ao lado do fogão, e serve para guardar talheres e utensílios que precisem estar mais à mão do cozinheiro.

A gente já tinha falado aqui do uso do sofá na sala de jantar. Mas  você teria um sofá dentro de sua cozinha?

Fotos 1 e 7, 2, 3, 4, 5, 6

4 respostas em “Gosta de cozinhar com amigos? Arraste o sofá pra cozinha!

  1. Pingback: Piso laminado na cozinha, pode? | casa da idea

  2. Pingback: 8 Dicas para Decorar Apartamentos Pequenos | casa da idea

  3. Se na minha cozinha coubesse… eu colocaria!
    Mas ela é a cozinha atual dos apartamentos modernos, estreita e longa, e coube apenas uma bancada. Quem sabe um dia, compro um novo apartamento tipo estúdio e faço tudo diferente?!

Os comentários estão desativados.