Leveza, formas pontiagudas e tecnologia: essa é Zaha Hadid

Leveza, formas pontiagudas e angulares, paisagem e tecnologia. Essas são as principais características do trabalho da arquiteta iraquiana Zaha Hadid, sobre quem vamos falar um pouquinho hoje para vocês.

Arquiteta tem Niemeyer como fonte de inspiração

Depois de cursar a universidade de Beirute, no Líbano, onde estudou matemática, Zaha se mudou para Londres, cidade em que vive até hoje e que abriu espaço para que ela se tornasse conhecida mundialmente.

Fã declarada do arquiteto Oscar Niemeyer, Zaha, que tem 61 anos, é considerada uma dama da arquitetura mundial. Foi a primeira mulher a receber o prêmio Pritzker de Arquitetura em 2004, uma espécie de “Nobel” da área, e assina, entre outros projetos famosos, o Centro Aquático de Londres que a gente tem visto nas competições olímpicas.

Arquiteta tem Niemeyer como fonte de inspiração

Na foto acima, você consegue identificar semelhanças entre o projeto do Centro Aquático, de Zaha, e o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, projetado por Niemeyer? As formas arredondadas, a edificação que parece flutuar e a combinação de concreto, vidro e natureza… tudo isso me soa muito parecido!

“Muitos arquitetos daquele período experimentaram com a forma, mas Niemeyer elevou seu trabalho a um nível superior, usando todas as vantagens da capacidade de o concreto ser despejado em formas fluidas, como eu faço no meu trabalho com as muito mais avançadas tecnologias de que dispomos hoje”, declarou Zaha recentemente em visita ao Brasil, ao falar sobre a influência do arquiteto brasileiro sobre sua obra.

Cores, formas pontiagudas, metal e vidro

Na década de 90, a arquiteta fez o superdescolado restaurante Mooson, no Japão. Veja como as cores, as formas pontiagudas e o uso de vidro com o metal se destacam.

Arquiteta iraquiana tem metais, vidro, concreto e objetos pontiagudos em sua obra

Moda também está entre as facetas de Zaha, que já assinou coleções para a Melissa e para a Louis Vuitton.

arquiteta iraniana tem como características de suas obras as formas pontiagudas e angulosas

Zaha Hadid investe também em moda

Não é incrível o trabalho dela?

Fotos: Zaha Hadid Architects e MAC