Ferramentas ajudam a colocar ambientes na planta

Aqui no nosso curso básico de decoração, a gente andou falando sobre a importância de se colocar na planta os ambientes que vamos decorar na hora de escolher e distribuir os móveis e objetos que compõem o ambiente.

É claro que tudo isso pode ser feito com um lápis e um papel, mas alguns sites oferecem programinhas e aplicativos que tornam a visualização muito mais real e empolgante.

Área externa feita no Sketchup. Tutoriais em vídeo ensinam como usar o programa

O Sketchup, por exemplo, permite que a gente veja todo o projeto em três dimensões e brinque com a posição, o tamanho, as cores e as texturas dos móveis, portas e luminárias.

Também oferece vários modelos básicos ou de design assinado que podem ser usados na hora de bolar sua casa. Como é um programa utilizado por muitos escritórios de decoração e paisagismo (existe uma versão profissional, que é paga), o programa disponibiliza uma gigantesca biblioteca de móveis e objetos de todo tipo, construídos e compartilhados por outros usuários.

De lá você pode baixar móveis, luminárias, vasos de plantas, escadas e até piscinas, diretamente no seu projeto. Depois é fácil alterar tamanhos e cores ou aplicar uma estampa do tecido que você quiser: é só fazer upload de uma imagem de referência.

imagem 3d de sala de tv

Este foi um projeto que eu fiz no Sketchup, tudo baixado do Armazém.

A ferramenta, à primeira vista, não parece muito fácil, ainda mais para quem não tem prática, mas existem dezenas de vídeos no YouTube ensinando como usar o programinha. O primeiro passo é baixá-lo.

Depois você pode começar a montar seu projeto, e até “entrar” no desenho, subindo e descendo escadas e rampas e visitando os cômodos da casa, como se estivesse dentro dela.

Uma das ferramentas mais amigáveis é o Floorplanner. Muito fácil de usar, super intuitiva e totalmente online – você não precisa baixar nada da internet nem fazer a instalação no seu computador.

E é em português (de Portugal, tá?). O usuário consegue descobrir sozinho como desenhar cada espaço da casa, apesar de alguns tutoriais também ajudarem. Assim como em outros programas, existem algumas opções de móveis e é possível ajustar as medidas. A única coisa que sentimos falta é de ter uma reguinha que meça as distâncias entre um e outro móvel depois que eles são colocados nos lugares em que desejamos.

distribuição de móveis na decoração

Uma planta baixa compartilhada por um dos usuários do Floorplanner.

Também com visualização em 3D, a ferramenta permite que os cômodos da casa sejam desenhados um por um, e depois sejam integrados. É possível mexer nas cores, alturas e espessuras da parede, o que facilita muito a elaboração da planta.

planejamento de decoração online

O mesmo apartamento, agora em 3D.

A biblioteca de móveis, acessórios e texturas é mais limitada, e a visualização em 3D não é tão flexível, o que às vezes te impede de ver como ficaria a sala vista de um determinado ângulo. Mas funciona bem para planejar um layout e ter uma boa ideia de como as coisas vão ficar.

Outra ferramenta bem bacana é o Mydeco, também em três dimensões. É possível visualizar a colocação de papéis de parede, móveis e objetos, e você não precisa baixar nenhum programa. Basta acessar a página na internet para brincar.

A qualidade da imagem em 3D é provavelmente a melhor de todas, bem realista. A desvantagem é que o site está todo em inglês, assim como os nomes dos móveis e acessórios que vão compor a sua casa. Além disso, algumas opções muito específicas de design, por exemplo, a gente não conseguiu encontrar.

visualização em 3d de sala decorada

Imagem compartilhada por um dos usuários do Mydeco

O Mydeco também oferece um programa muito bom para fazer moodboards online, assunto do nosso curso de decoração, lembram?

PT Home Styler funciona de forma parecida e você pode fazer o upload de imagens de pisos e itens que tenha em casa. A desvantagem é que não é possível colocar os tamanhos exatos dos móveis que você planeja para o ambiente, pois as alturas, larguras e comprimentos são pré-estabelecidos. Nesta ferramenta também é possível visualizar projetos feitos por outras pessoas e trabalhar em cima deles.

Planta ajuda na hora de decorar ambientes da casa como sala, quarto, jardim e banheiro

No Home Styler usuário pode se inspirar em plantas já feitas

Tem também um que é oferecido pelo Better Homes and Gardens. O problema neste caso é que as medidas não estão em metros, apenas em pés, que é o padrão americano. A ferramenta não permite que a gente desenhe janelas, portas e armários embutidos, nem tem uma visualização em 3D. Ou seja, é só para se distrair um pouco tentando imaginar como ficaria o projeto…

Testa aí e conta pra gente se deu certo? Estamos torcendo!

Agora se você quer programinhas mais simples e que te acompanhem nas suas compras, por exemplo, você precisa ver o post com dicas de aplicativos de decoração para celulares!

2 respostas em “Ferramentas ajudam a colocar ambientes na planta

  1. Pingback: 10 Aplicativos úteis de Decoração no seu Celular | casa da idea

  2. Pingback: 8 Dicas para Decorar Apartamentos Pequenos | casa da idea

Os comentários estão desativados.