Parabólica: Inspiração Art Nouveau

Surgido na França no final do século XIX, o estilo Art Nouveau está de volta com a graciosidade de seus contornos e motivos florais. A tendência reaparece não apenas nas passarelas, mas também na decoração e na arquitetura. A estilista e blogueira convidada Marina Teiman mostra pra gente como essa releitura está se espalhando por aí.

Por Marina Teiman

Tendência nas últimas passarelas, o estilo Art Nouveau ressurge repaginado. As curvas e flores continuam sendo sua maior característica, mas agora aparecem de forma mais clean e contemporânea.

influência de art nouveau na moda

1 – Painel de tendências

A característica principal do Art Nouveau foi trazer novos contornos para a arquitetura, mas sem que ela perdesse a essência do tradicional. Apesar de não ter a pintura como ponto de partida, a corrente chegou a influenciar artistas modernos como Toulouse Lautrec e Eliseu Visconti.

O estilo adotou folhagens, flores e cisnes como principais formas, no acabamento e na ornamentação de portões, grades e construções. Seu design curvilíneo influenciou também a tipografia, com a criação de cartazes que passaram a ser trabalhados com a técnica da litografia (gravuras coloridas) nas produções de letras e imagens.

A partir desses desenhos, a indústria têxtil passou a adotar o estilo em estampas, espalhando-o mais ainda.

Acompanhem nas fotos a seguir como diversos segmentos artísticos têm se inspirado neste tema que une de forma extremamente harmoniosa o clássico e o romântico.

terninhos estampados

2. MIU MIU Inverno/2012

fachada diferente, de madeira

3. Townhouse em Leiden/Holanda

textura moderna na parede

4. Escadaria da mesma residência em Leiden/Holanda

sandália dourada Eli Talahari

5. Sandálias Eli Talahari 2012

porta com janela redonda

6. Porta Art Nouveau

poltrona de jardim butterfly

7. O banco remete ao espírito romântico do estilo

grafitti zezao

8. Obra do grafiteiro paulistano Zezão – versão modernizada

Imagens: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8
Gostou? Aproveita para prestigiar o blog dela: Parabólica