O segredo de uma boa decoração – parte I

Eu adoro Alice no País das Maravilhas, já fiz até um post de decoração inspirada  nela AQUI. E tem um trecho do livro que tem TUDO a ver com uma boa decoração e com o que falo por aqui.

Quem já me mandou e-mail com dúvidas possivelmente se sentiu um pouco Alice. De uma simples pergunta como “de que cor eu pinto a parede da sala?” eu devolvo umas 5 perguntas.

É que o primeiro passo (e eu diria que o mais importante) para desenhar e decorar um ambiente é criar um conceito para ele. E para chegar nesse bendito conceito temos que pensar um pouquinho, dá trabalho.

Ao criar o conceito do ambiente, gosto de começar pela função que pretendemos dar a ele. Parece óbvia, mas não é. É necessário fazer um inventário de todas as atividades que serão realizadas rotineira ou ocasionalmente nesse ambiente para prever essas situações ao pensar no layout, na iluminação, e também na definição de cores, texturas e aspecto visual em geral. Selecionei algumas perguntas básicas para exemplificar:

Quarto do casal

– O quarto também será utilizado para estudar ou trabalhar? Isso pode exigir uma estrutura de estação de trabalho bem posicionada, com mesa, cadeira e ponto de luz para leitura, pode interferir na paleta de cores e tipos de materiais que vão ser usados no ambiente, etc.

quarto com televisao

1

– E televisão? Será utilizada para assistir filmes, notícias antes de dormir, para jogar durante o dia, navegar na internet, ou é um item proibido? Uma TV exige espaço, ponto de luz e TV para instalação, o layout deve considerar o reflexo que a janela pode fazer na tela durante o dia, etc.

– Alguém lê na cama antes de dormir? Um tem insônia e o outro não consegue dormir com luzes acesas? As crianças dormem com os pais? Precisam de ar condicionado ou aquecedor no quarto? E por aí vai…

quarto de casal

2

Salas de estar e jantar

– Recebem visitas? Quantas pessoas vêem por vez? São amigos íntimos, familiares, ou visitas mais formais? Devemos considerar o número de pessoas sentadas ao definir o layout e os móveis – se todas elas devem se sentar à mesa, em sofás ou se podem se espalhar informalmente em pufes e banquetas, etc.

sala cinza e marrom

3

– Ao receber pessoas, elas vêem para um jantar à francesa, vocês cozinham juntos ou comem petisquinhos com cerveja? Acontece uma festa com música animada ou um bate-papo? Assistem jogo de futebol, filmes ou jogam juntos?

sala com sofa roxo

4

Para uma cozinha, é importante pensar quem vai cozinhar, se os amigos vão entrar também, que tipo de comida vai ser preparada, com que frequência, etc. O banheiro será utilizado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo? Vai ser disputadíssimo na hora do rush? E ele vai ser um lugar só para as necessidades de higiene ou também para aquela sessão de relaxamento, maquiagem e arrumação para a festa?

Quais perguntas seriam importantes para um quarto de bebê, para uma varanda gourmet ou para um home office?

Continua…

Imagens: 1, 2, 3, 4

9 respostas em “O segredo de uma boa decoração – parte I

  1. Pingback: 8 Dicas para Decorar Apartamentos Pequenos | casa da idea

  2. Gostei muito das suas ideias e do blog em geral. Sou paixonada por decoracao e seguidora dos programas mais assistidos por aqui (Boston MA),nos canais….HGTV….DIY…Style…etc.
    Te desejo muito sucesso…..parabens!!!!

  3. Pingback: Curso de decoração – parte VI | casa da idea

  4. Pingback: O segredo de uma boa decoração – parte V | casa da idea

  5. Pingback: Curso básico de decoração – faça você mesmo! | casa da id&a

  6. Pingback: O segredo de uma boa decoração – parte II | casa da id&a

  7. Pingback: O segredo de uma boa decoração – parte III | casa da id&a

  8. Excelente, Manu! É o caminho para organizarmos as idéias e descobrirmos o que realmente precisamos e queremos na decoração da nossa casa! Já vou começar a seguir seus conselhos!

Os comentários estão desativados.