Arquitetura: Wissioming 2 – por Débora Foresti

Esta residência, localizada em Glen Echo – Maryland (EUA), construída sobre um lote arborizado e em declive, tem vista para o rio Potomac. A casa,
posicionada para preservar a maioria das árvores mais antigas, é organizada em dois volumes conectados por pontes de vidro que se estendem por um
espelho d’água.
casa em vidro madeira e concretoOutros volumes secundários intersectam e sobrepõem as estruturas maiores, o que torna toda a composição mais dinâmica. Reparem como a utilização da madeira, contrastando com o concreto, deixa a a fachada mais leve e convidativa.
casa de vidro
O uso do vidro, inclusive em áreas consideradas privadas, como banheiros e dormitórios, faz com que a relação entre interior e exterior seja diluída, dando uma sensação de proximidade com a natureza.
luminarias amarelas no corredor
banheiro branco
Além disso, em alguns pontos, pequenas aberturas na parede, emolduram a paisagem do lado de fora, que ficam lá, como quadros pendurados em constante mudança conforme o dia e a noite vão passando.
janela sem cortina e parede sem quadro
Existe, para mim, uma certa questão poética nessa casa. Tudo parece ser calculado para que a casa se integre da maneira mais harmoniosa possível com o ambiente externo. Os ângulos, o tamanho das aberturas, os materiais usados, requerem controle absoluto na hora do projeto.
area de lazer da casa
Mesmo sendo uma residência que só poderia ser construída em um lugar como este – remoto, cercado por árvores que montam uma “barreira” ao seu redor, em um terreno imenso para os padrões urbanos – vários elementos podem ser transportados para as nossas “casas possíveis”, como a mistura de materiais para dar leveza e a utilização de painéis de vidro para intensificar a relação com o exterior.

fachada de casa de vidro à noite

Projeto: Wissioming 2
Local: Glen Echo – Maryland (EUA)
Projetada por: Robert M. Gurney Architect
Imagens: Homedsgn
 ______________
Aproveite para prestigiar a Débora no blog dela: Verdade Verdadeira
Esse post foi publicado em Arquitetura e marcado , , , , , por Manu Mitre. Guardar link permanente.

Sobre Manu Mitre

Sou Engenheira Química e Designer de Interiores. Sim, sou super generalista e me envolvo em todos os assuntos que existem, adoro. E isso dá um resultado muito interessante. Comecei com o meu próprio apartamento, mudando até a cozinha de lugar. E ficou sensacional, sem falsa modéstia. Criei o Casa da Id&a em 2009 para mostrar um pouco o que eu acredito ser Design de Interiores de verdade – inspiração, design e arte. Sem “pode” ou “não pode”, o que importa é a mensagem e a sensação que o ambiente transmite.

9 respostas em “Arquitetura: Wissioming 2 – por Débora Foresti

Os comentários estão desativados.