Montando a sala de jantar

Eu já sabia desde novembro de 2010 o que eu queria na minha casa nova, depois posso fazer um outro post mostrando como desenvolvi o conceito. Mas até eu assinar o contrato da casa e me mudar foram alguns meses. Aí, no meio da mudança eu descobri que estava grávida e foram mais alguns meses de enjôo e MUITO sono. Aí a Alice nasceu e mais alguns meses de foco redirecionado. Resumindo, casa de ferreiro, espeto de pau: fui adiando infinitamente a decoração da minha casinha nova. Mas não é que ela está começando a ficar com uma carinha bonitinha?

Hoje vou mostrar para vocês como está ficando minha sala de jantar. Lembram que eu queria sofá na sala de jantar? É ótimo para receber as pessoas mais íntimas, já que a sala de estar não fica logo na entrada.

sala de jantar com mesa saarinen

Uma leitora me deu uma boa ideia e eu resolvi ter uma mesa Saarinen oval, em carrara. E o sofá ameba funcionou super bem envolvendo a mesa, ficou na altura certinha e dá pra se jogar nele e bater bastante papo. Tivemos uma mega dúvida da cor que queríamos pro sofá e até um estampado entrou no jogo. Como as paredes são em um tom bem leve de cinza, elas "puxam" os veios do carrara, por isso decidimos manter a base em tons neutros entre o branco, tons de cinza e o preto. Ponto pro sofá preto.

Aí surgiu a dúvida de que cadeiras utilizar para os outros lugares ao redor da mesa. Lembram do post sobre cadeiras que combinam com mesa Saarinen? Era minha pesquisa para fazer a melhor escolha

Saarinen de carrara branca

Conseguimos umas cadeiras em alumínio fundido e escolhemos uma de cada cor. Só cores primárias bem vibrantes, além de uma preta. As cadeiras são super leves e confortáveis, mas lembram aquelas cadeiras de jardim, feitas de ferro, super rebuscadas. Achamos que o contraste que elas fizeram com os móveis de design clean e minimalista ficou super interessante. Assim o "fundo" neutro começou a ganhar cores e significado.

Mas ainda era uma sala muito fria, com pedra, metal, cores frias. Precisava de mais aconchego e conforto. Apesar do sofá ser confortável, faltava que ele fosse convidativo, sabe?

cadeiras de jardim na mesa de jantar

Nada melhor do que almofadas coloridas para aquecer a sala. Pra falar a verdade, eu queria estampas bem modernas com as cores primárias, mas confesso que não encontrei nada que eu tenha gostado. Aí resolvemos ficar no Color Block, mesmo, e incluímos cores secundárias - laranja e verde.

[Clique aqui para ver o post sobre Color Block na decoração]

A sala já estava bem melhor, mas ainda muito desequilibrada visualmente. Pesada de um lado só. Reparem como o sofá preto puxa o olhar para o canto inferior direito. Eu precisava de uma solução para puxar o olhar para cima e para o outro lado. Um quadro centralizado na parede ia ficar desalinhado com a mesa, centralizado em relação à mesa ia desbalancear tudo mais ainda pro lado direito. Pensamos em móbiles e prateleiras, mas ficamos com os quadrinhos.

cadeiras coloridas na sala de jantar

Resolvemos criar uma diagonal imaginária e distribuir várias fotos de nossas viagens ao redor dessa linha. As molduras são pretas para seguir a mesma linguagem do sofá e, assim, distribuir seu peso. E as fotos são em preto e branco para manter as cores somente em blocos pontuais, mesmo, tipo Color Block. Além de equilibrar o ambiente, o que eu gostei desse desenho é que a luminária, quando ela existir, não vai bloquear visualmente os quadros. Vai ter lugar pra todo mundo.

E por falar em luminária, este é o nosso próximo passo. Quem tem boas sugestões pra gente?

7 respostas em “Montando a sala de jantar

  1. Olá Manu!
    Poderia me indicar onde posso encontrar as cadeiras coloridas da foto no. 11 do título “Montando uma sala de jantar”??? Gostei muito das sugestões.
    Obrigada.

  2. ola! é a primeira vez que entro aqui e ja vou dar sugestao! primeiro, ADOREI o blog! continue sempre nos atualizando heim? segundo, eu colocaria aqueles lustres cheios de frufru, de criatal! hehehehe…. bjos

    • Oi, Giovanna, bem vinda!
      Está faltando uma luminária marcante, mesmo! Vamos ver o que o estilo da Ana vai escolher…
      Bjos
      Manu Mitre

  3. Oi Manu!! Muito legal o post, a maneira como vc mostrou a “construção” da decoração da sua sala de jantar!! Eu tb gosto muito da idéia do sofá na sala de jantar, aqui em casa quero fazer o mesmo! Tem até algo parecido no site da Casa&Jardim (na parte que fala s/ como montar fotos de família na parede) enfim…. 🙂 achei a sala super moderna e chic!! Eu ainda não tenho uma idéia de luminária, mas pensei: vc vai colocar tapete na sala de jantar?

    • Oi, Marta!
      A princípio não vou colocar tapete, não… mas por motivos de força maior: 2 cachorros e um bebê frequentando a sala de jantar podem estragar qualquer tapete… mas ficaria bem legal.
      bjos
      Manu Mitre

Os comentários estão desativados.