Ideias para uma sala feminina

Uma leitora do blog pediu umas dicas para transformar uma sala muito bonita, porém masculina, em algo mais leve e feminino. Demorei um bocado para responder, mas achei que vocês gostariam de ver as mesmas dicas…

Vamos primeiro decifrar como está o apartamento hoje?

decoracao de apartamento pequeno

Cores e materiais

As cores predominantes são frias – preto, branco e cinza. E os materiais também – vidro e metal cromado. Os toques de madeira e cor, que poderiam dar uma “aquecida”, contribuem pouco. O vermelho da parede, apesar de ser uma cor quente, está bem sério. E o azul, apesar de mais leve, é também uma cor fria e está bem próxima do cinza. Tudo isso passa uma sensação de seriedade, formalidade. Pode também ser interpretado como masculino, mas eu diria que é mais sério e pesado.

painel de mdf para sala e embutir televisao

Linhas e formas

A linguagem em geral é de linhas retas: prateleiras, quadros geométricos… O painel da TV é um retângulo chapado na parede com outro retângulo preto em cima (a própria TV). O sofá é bem clean e também todo retinho. Linhas retas, quadrados e retângulos também remetem a seriedade e reforçam a sensação já transmitida pelas cores e pelos materiais.

Elementos decorativos

Poucos objetos transmitem personalidade, o que deixa a sala um pouco impessoal. Não parece que alguém realmente mora aqui. Não vemos uma foto, ou recordação de viagem, algo que mostre a vida da casa. O que está super alinhado com toda a seriedade que já falamos. Vejam que o quadro super colorido no quarto é alegre e original, mas na sala é tudo mais previsível, mais “seguro”.

E o que fazer?

Já entendemos o que separa esta sala do estado ideal para sua futura moradora – a seriedade e impessoalidade, que dão o tal “peso” masculino ao ambiente. Como deixar tudo mais feminino, delicado, suave? E sem trocar tudo, gastando tubos de dinheiro?

Aqui vão algumas ideias que podem ser usadas, em conjunto ou isoladamente. Não é um projeto, muito menos um manual. Dá pra escolher uma delas e sentir se você chega no seu objetivo, depois outra, até chegar no ponto.

1 – Defina sua paleta de cores a partir do que você já tem

Hoje você tem uma parede vermelha e uma azul estampada. O vermelho é quente e o azul é frio. O vermelho é liso e te dá mais liberdade para ter estampas pela casa. Mas a estampa do azul é fluida, suave e feminina. Resumindo: você pode manter as duas paredes como estão, mas vai ficar bem limitada em termos de cores e estampas para outros elementos. Eu ficaria só com o vermelho.

2 – Inclua cores e texturas mais suaves e alegres.

parede colorida

1. Você pode começar pela parede azul... cubra com um tecido adesivo bem estampado, colorido e feminino. A chita seria uma ótima pedida🙂

Ousada demais?

2. Mesmo em um ambiente todo preto e com tudo para ser pesado, as cadeiras floridas dão sua verdadeira personalidade. O uso de tecido (em vez do plástico das cadeiras atuais) também traz mais aconchego. Estampas florais são uma boa pedida para quem quer dar um toque feminino, mesmo.

Escolha um tecido que tenha o mesmo tom de vermelho da parede atual na composição da estampa. Ajuda a integrar e deixa tudo mais harmônico. E vermelho é uma cor quente, pode te ajudar a dar um “up” nessa sala.

cozinha americana moderna

3. Veja nesta cozinha americana como a parede rosa interage com o banquinho e as cadeiras estampadas que têm o mesmo tom. Essa é a ideia, só que em vermelho😉

Lembre-se que você também pode usar almofadas para trazer esse movimento.

sala cinza e vermelha

4. A estampa das cadeiras se repete nas almofadas, distribuindo um padrão pela sala. Um pouco mais previsível, mas funciona. Você pode usar outras estampas nas almofadas, ou usar cores sólidas.

Está com medo de misturar estampas? Dá uma olhada neste post que eu ensino: AQUI.

3 – Diminua o peso do aquário

Um bloco grande e escuro no meio da sala está contribuindo para deixá-la ainda mais pesada. Se quiser manter o aquário, você pode pintá-lo de uma cor mais alegre como o laranja ou o amarelo. Até branco, se quiser ser mais discreta…

sala de jantar com aquario embutido

5. Os móveis desta sala também são escuros, mas o aquário embutido em um armário branco ganha destaque e dá leveza ao ambiente.

4 – Aqueça com tapetes ou cortinas

Um tapete pode dar a cara de um ambiente. E ele “aquece”, deixa tudo mais aconchegante e arremata esteticamente.

Na dúvida de que tapete usar? Eu também dei dicas AQUI.

5 – Coloque sua personalidade à vista

Repense os quadros, ou até as molduras dos quadros autais. Eles te dizem alguma coisa? Significam algo para você? Comunicam algo para quem te visita? Exponha o que tem a ver com você, sua história, seu jeito. De repente os mesmos quadros com molduras mais leves podem ter muito mais a ver com a nova dona do apartamento.

Cubra a parede vermelha de fotos bacanas de viagens ou da família, como se fosse um mural. Vai diminuir o peso da parede e, de quebra, dar a sua cara pra sala.

parede pintada de quadro de giz

6. Para não estragar o móvel, use adesivos dupla face e prenda clips para pendurar as fotos

adesivos para pregar fotos na parede

7. Ou cole um adesivo bacana como este, para emoldurar suas fotos e trazer movimento.

Enfim, lembre-se de dar seus toques pessoais, mostrar seus objetos, suas coisas. Tenha como objetivo sentir-se bem nesse ambiente, e que ele tenha a sua cara. E isso é a maior diversão!

Alguém tem mais dicas? Agora a nossa leitora tem que mandar fotos com o resultado, concordam?😉

Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

2 respostas em “Ideias para uma sala feminina

  1. Eu achei lindo o ap. Eu trocaria a cor do aquário por vermelha ou azul da parede. Também trocaria as cadeiras por claras combinando com algo já existente.
    A idéia das fotos nas paredes é excelente e já usei para personalizar minha sala. Ficou muito legal e fui muito elogiada.
    E colocaria também as almofadas sugeridas em cores bem femininas ou com estampas florais. Pronto! Ficará lindo de dar inveja.
    Abraços.

Os comentários estão desativados.