Irmãos Campana no Theatro Municipal de SP

Esta semana o Theatro Municipal de São Paulo, totalmente reformado, comemora seu centenário. Inaugurado em 12 de setembro de 1911 com a intenção de incluir a cidade nos roteiros internacionais de óperas e concertos, sua arquitetura foi inspirada na Ópera de Paris. Com uma mistura dos estilos Renascentista, Barroco e Art Nouveau, a arquitetura e decoração do Teatro, que abrigou nada menos que a Semana de Arte Moderna de 22, transbordam luxo.

reforma teatro municipal sp
1. Os estofados e carpetes vermelhos da platéia foram reintroduzidos nesta reforma
E você consegue imaginar, no meio de tanta pompa e em um ambiente tão tradicional, o que os Irmãos Campana fariam quando convidados a decorar o café restaurante do teatro?
 
café do theatro municipal de sp

2. Este era o ambiente antes da reforma. Além de destruído, estava bem sem gracinha, não? Essa toalha de mesa azul marinho me lembra aqueles coffee-breaks de palestras da "firma", sabe? E esses vasos de plantas estavam bem improvisados, cá entre nós.

 Os designers se preocuparam em fazer um projeto com conceito: “multiplicar a visibilidade dos elementos arquitetônicos da sala e dialogar com eles”. Isso significa que a ideia não era chocar ou criar grandes contrastes, mas valorizar a arquitetura do Theatro.

café theatro municipal campana

3. E ficou assim! A reforma das paredes e do teto revitalizou o ambiente. As cadeiras e o layout básico foram mantidos, mas que diferença!

 Um primeiro olhar não acusa que foram os Irmãos Campana que passaram por ali. Eles atingiram o objetivo de dialogar com o restante do ambiente. A tom escuro da madeira das cadeiras se repete na bancada, na porta e nas luminárias. Assim como os tons dourados das pinturas das paredes e teto estão nas mesas e luminárias. A “conversa” fluiu.
 
mesa dourada do bar do Theatro municipal de sao paulo

4. Mas um olhar mais atento percebe que aquela bancada do bar agora é sinuosa e moderna. O espelho de bronze, presente também nos tampos das mesas, cumpre o papel de refletir a beleza recuperada dos afrescos, "multiplicando a visibilidade dos elementos arquitetônicos", super em linha com a proposta.

cafe restaurante do theatro municipal de sao paulo
5. Os formatos irregulares e assimétricos, bem característicos dos irmãos, estão presentes nas mesas, luminárias e espelho, criações da dupla. Esse toque de personalidade traz o ar de modernidade e ousadia, tirando o bar e restaurante do lugar-comum, mas não impede que a decoração continue super harmônica com a arquitetura clássica e luxuosa do Theatro.

Eu, que já era fã dos Irmãos Campana e sabia que fariam um excelente trabalho, confesso que fiquei surpresa (positivamente, claro) com a delicadeza e coerência com que eles fizeram este projeto. Lindo, elegante e harmônico, mas sem perder a ousadia 😉

 
Imagens: 1, 2, 3, 4, 5

3 respostas em “Irmãos Campana no Theatro Municipal de SP

  1. Agora só precisamos arrumar uma oportunidade de dar uma passada lá pra ver ao vivo! Excelente post!

Os comentários estão desativados.