Móbiles pra gente grande

Todo mundo conhece os móbiles. Mas a maioria das pessoas só se lembra daqueles móbiles de ursinho para quartos de bebês ou, no máximo, aqueles de sistema solar para crianças, sabe?

Mas eles são muito mais versáteis. Móbiles são esculturas com peças móveis, que brincam com o equilíbrio e o movimento, verdadeiras obras de arte. E, como tal, podem compor a decoração da sua casa ou trabalho lindamente. O artista mais conhecido desse mundo é o Alexander Calder, que viveu entre 1898 e 1976.

escultura de calder

Os móbiles de Calder geralmente são gigantescos, mas reparem como flutuam com leveza e dão um toque de arte com modernidade.

Não, não é todo mundo que pode ter um Calder em casa. Precisa ter muito dinheiro e um pé direito fora do padrão para abrigar essa obra de arte. Mas existem móbiles comerciais lindos que podem ser usados em todos os ambientes da casa e do escritório. Muitos, inclusive, inspirados na obra de Calder.

sala de jantar colorida

1. Para uma sala de jantar sem um pendente central. A mesa oval conversa com as formas circulares e as cadeiras vermelhas com o colorido do móbile. Dão um toque de descontração delicado e jogam o olhar pra cima.

2. Para quem já tem uma luminária pendente, um móbile fácil de fazer (com recortes de revista) dá um toque de cor e chama a atenção para um cantinho antes sem graça, ou ajuda a dividir ambientes.

sala de jantar lilas

3. Os círculos vazados trouxeram leveza para o ambiente super moderno e cheio de linhas retas.

mesa de jantar com bancos

4. Uma festinha fica mais alegre e descontraída com móbiles também. Aproveita pra reparar no banco diferente dessa sala de jantar, e como a forma circular do móbile fazia todo o sentido para esta decoração.

luminaria sala de jantar

5. Para quem tem um bom pé direito essa luminária-móbile deixa a sala mais interessante.

sala com lareira

6. Uma sala minimalista e clean pode se beneficiar de um móbile "Calder like" para valorizar o pé direito.

mezanino

7. Para aquele vão do mezanino, do hall ou da escada, lindo.

8. Também trazem movimento e leveza para o quarto de casal, sobre a mesinha de cabeceira.

quarto rustico e romantico

9. Um quarto tão aconchegante só fica mais gostoso ainda com esse móbile. Para deitar e relaxar observando os movimentos dos flocos de neve flutuantes.

decoracao mezanino

10. Um corredor vazio se enche de graça...

11. Uma janela fica mais divertida...

canto de leitura com mobile

11. E qualquer cantinho ganha um toque de classe com um bom móbile...

Quer passear na internet e se inspirar em móbiles bacanas? Seguem alguns links que eu adorei. Se você conhecer algum bom artista ou loja, compartilhe com a gente também!

Móbiles Manufatura

Hanging Mobile Gallery

Schmitt Design

Bookhou

Puka Puka

JFJones

The Wonderland Studio

Design Public

Museum of Contemporary Art – Chicago

Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

4 respostas em “Móbiles pra gente grande

  1. Pingback: Montando a sala de jantar | casa da id&a

  2. Com certeza o de cristais eu gostaria de ter um, mas tem vários lindos, sempre amei móbiles, nunca achei que era só para criança, eu tenho um só de espelhos pequenos redondos!!!!!

Os comentários estão desativados.