Parede sem vida ganha composição de quadros

Uma leitora do blog pediu ajuda para colocar quadros na sua casa nova. Um apartamento amplo, com um espaço generoso para 3 salas integradas, todo reformadinho. O problema é que a casa anterior tinha salas isoladas, com paredes menores, e tanto os móveis quanto os quadros se adaptavam bem à casa antiga: eram pequenos.

parede sem quadros atras do sofa

Muita parede livre. Dá a impressão de que os 7 anões se mudaram pra um castelo, não dá? Um sofá mais parrudo marcaria presença, tapetes poderiam trazer mais aconchego, mas o que eu mais sinto falta aqui é de quadros.

mesa de jantar de madeira e cadeiras pretas de couro

A sala de jantar fica ao lado e sofre do mesmo mal: falta vida, falta cara de que alguém vive ali.

sala de estar e jantar integradas

Esta é a visão das duas salas, lado a lado. Um paredão só. Nuzinho da Silva.

Como as paredes são grandes, o pé direito é alto e há muito espaço livre, seria ótimo se usássemos um quadro bem grande atrás do sofá (de um parrudo, tá?) e outro ao lado da mesa de jantar. Mas tava em falta. Só quadros pequenos. E, como a parede é uma só, era importante planejar tudo junto para que as duas salas tivessem uma linguagem similar, não destoassem uma da outra para permanecer integradas.

A proposta foi que vários quadrinhos se distribuíssem em uma área retangular equivalente a um quadro grande. Já explico melhor.

Distribua os quadros disponíveis no chão e brinque de quebra cabeças tentando formar um grande retângulo. Só cuidado para não deixar um quadro muito distante dos demais, senão ele "foge" da composição.

Uma boa dica, depois que você definir como vão ficar os quadros, é colocá-los sobre um papel kraft, desenhar direitinho onde fica cada um e onde tem que pregar os pregos na parede. Depois você cola o papel kraft com fita crepe na parede e bate os pregos. Fica bem mais fácil.

organizar quadros na parede

Olha como ficou a sala de jantar com os quadros. O retângulo foi centralizado considerando na linha do centro da mesa e é um pouco menor que ela.

Para fazer os quadros da sala de estar conversarem com os da de jantar, dois quadros similares (do mesmo artista, de tamanho e molduras parecidas) fizeram o “link”.

A altura da composição da sala de jantar foi mantida, também para que a "conversa" fluísse melhor entre as salas.

Além das composições estarem alinhadas entre si, elas também aproveitam as linhas do apartamento: a altura da luminária e a do interruptor. Isso ajuda a dar harmonia, e não dá aquela sensação de zigue-zague de alturas na parede.

Agora veja a comparação de como estava e como ficou.

sala sem quadros e com quadros

Deu uma boa melhorada, não? Os quadros puxam o olhar para cima, distribuindo a atenção do observador, deixando tudo mais equilibrado visualmente.

Mas esta não é a única forma de organizar os quadros na parede. Veja o post sobre quadros AQUI para ver outras possibilidades. E quem quiser brincar de antes e depois, é só tirar fotos e mandar pra mim que eu publico!

Esse post foi publicado em Decoração, Sala de Estar e marcado , , , por Manu Mitre. Guardar link permanente.

Sobre Manu Mitre

Sou Engenheira Química e Designer de Interiores. Sim, sou super generalista e me envolvo em todos os assuntos que existem, adoro. E isso dá um resultado muito interessante. Comecei com o meu próprio apartamento, mudando até a cozinha de lugar. E ficou sensacional, sem falsa modéstia. Criei o Casa da Id&a em 2009 para mostrar um pouco o que eu acredito ser Design de Interiores de verdade – inspiração, design e arte. Sem “pode” ou “não pode”, o que importa é a mensagem e a sensação que o ambiente transmite.

9 respostas em “Parede sem vida ganha composição de quadros

  1. Pingback: Fazendo uma sala aconchegante | casa da id&a

  2. Ficou lindo o ambiente!!! Uma boa composição de quadros é fera! Estou com um post pronto sobre isso também! Só quero terminar a minha galeria para colocá-la junto.

  3. Adorei!!!!!!!!!!! Vai ser muito útil para a “montagem” da minha casa nova!

  4. Nossa, gritante a diferença! Mas o sofá parrudo cairia bem mesmo… Sinto falta dele.

  5. Impressionante como dá para mudar completamente um ambiente com pequenos detalhes. A composição dos quadros ficou ótima! Parabéns!

  6. SENSACIONAL o post! Um dos meus favoritos ate agora. Simples, pratico e muito util! Parabens!

Os comentários estão desativados.