Será que a Roberta põe cortina na porta da varanda?

A Roberta deixou uma pergunta lá no “debate” sobre cortinas sobre o que fazer com uma porta entre seu quarto e uma varanda.

janela e porta para varanda

A Cris também tem um problema parecido na sala de TV e a Lívia não encontra solução para suas janelas que abrem para dentro na sala. Outra leitora, também chamada Roberta, quer usar blecaute na janelona da varanda dela. E a Letícia tem uma janela meio “embutida”, dificultando o uso de cortinas convencionais.

janela recuada, porta de vidro

Muita gente com problemas parecidos e eu resolvi dar algumas dicas que servem para todas 😉

Primeiro vou apresentar para vocês a tela solar. Geralmente feita em rolô ou em painéis, ela filtra entre 90 e 98% os raios UV – protege os móveis e o piso mas é translúcida: deixa a luz entrar e permite ver o que acontece lá fora.

cortina rolô ou de painel que filtra a luz solar

São super elegantes, simples e delicadas. As cortinas rolô e em painéis podem ser feitas sob medida e podem ficar justinhas nas janelas ou portas de correr. Ela é uma ótima solução para a Roberta, para não matar a vista da sala, e para a Letícia que pode instalar dentro do nicho da sua janela. Só um cuidado: quanto mais translúcida, menos privacidade vocês vão ter, ok?

Outra boa vantagem da tela solar é que ela é de material sintético e sua limpeza é muito mais simples do que de cortinas convencionais: basta esponja com água e sabão neutro, no próprio local. Isso faz delas a melhor alternativa para cozinhas e também quartos de bebê.

As telas solares mais fechadas (menos translúcidas) também funcionariam para as portas da Kenia e da Roberta se a maçaneta não ficasse no meio do caminho. Mas a instalação teria que ser na própria porta, bem encostadinha no vidro e com guias laterais ou uma fixação na parte inferior (tipo ventosas) para não ficar balançando ao abrir ou fechar a porta.

persiana rolo com guia lateral

Assim como o rolô e o painel, todas as persianas podem ser adequadas para as finalidades das leitoras. Mas as persianas tradicionais (de aletas verticais ou horizontais) são um pouco frias, com cara de escritório, e tudo bem usar uma cortina pesada de tecido por cima para dar um toque de casa aconchegante, o mesmo vale para as rolôs, fica bem charmoso. Mas só é bom fazer isso em janelas ou portas de correr. Cortina de tecido na frente de portas de abrir atrapalham bastante.

persianas com xale

Outro tipo de persiana que é super cara de casa é a romana. Também pode ficar justinha na porta, é leve e pode combinar com a decoração do restante da casa.

persiana romana no vidro da porta

Não gostou de nada disso? Tem uma solução mais caseira mas tem que ter mais cuidado para não ficar estranho. São o insulfilm opaco e “vitral fácil” este eu vi hoje na Leroy.

adesivo eletrostatico para janela

O vitral fácil é uma película plástica que não precisa de cola para ser instalada e pode ser removida e recolocada diretamente no vidro a qualquer momento.

Bom, meninas, acho que dei algumas dicas pra vocês se orientarem, agora quero ver o resultado, hein?

Quer ler mais sobre cortinas?

Cortina curta na sala

Cortina no canto

Combinando com sofá e tapete

Cortina na varanda

O beabá de cortinas

Imagens: Luxaflex, Uniflex, Decorpad, Rodapex

Esse post foi publicado em Cozinha, Decoração, Quarto, Sala de Estar e marcado , , , por Manu Mitre. Guardar link permanente.

Sobre Manu Mitre

Sou Engenheira Química e Designer de Interiores. Sim, sou super generalista e me envolvo em todos os assuntos que existem, adoro. E isso dá um resultado muito interessante. Comecei com o meu próprio apartamento, mudando até a cozinha de lugar. E ficou sensacional, sem falsa modéstia. Criei o Casa da Id&a em 2009 para mostrar um pouco o que eu acredito ser Design de Interiores de verdade – inspiração, design e arte. Sem “pode” ou “não pode”, o que importa é a mensagem e a sensação que o ambiente transmite.

11 respostas em “Será que a Roberta põe cortina na porta da varanda?

  1. Muito interessante o teu site. Estou construindo uma casa e na divisão das salas para o terraço são portas(tipo parede) de vidro e agora com o forro de gesso estou sem saber como vou poder colocar cortinas nestas portas se elas encostam no forro de gesso. Tem alguma idéia para mim.
    Parabéns, beijos.

  2. tenho 3 janelas no meu quarto com duas folhas cada. e tem muito barulho de carro, e eu num quero cortina, tem persiana que evita o barulho?

    • Oi, Cláudia
      Olha, mesmo cortina não dá conta se o barulho quando é muito intenso, e tem que ser aquelas cortinas pesadonas, tipo veludo até o chão. Não conheço persiana que tenha essa função.
      Boa sorte
      Manu Mitre

  3. Manu, eu olhei tudo com a maior atenção mas não vi o meu caso entre eles. Será que posso enviar fotos da minha janela da sala, pra voce ter uma idéia mais clara?
    Bjs,
    Lívia

  4. Manu, só queria dizer que acho seu site, seu blog, seus comentários, suas soluções, simplesmente o máximo!!!! Tenha certeza que contratarei você e somente você no dia que resolver decorar ou redecorar algo. Continue assim e parabéns.
    Joanita Haimerl (66 anos de experiência!!).

Os comentários estão desativados.