Boas ideias para suas coleções

Eu já tentei começar várias, mas minha obsessão nunca é suficiente para seguir adiante com uma coleção. Minha sogra coleciona gatos (de brinquedo e de verdade), meu marido coleciona qualquer coisa do Star Wars, uma amiga coleciona bolsas, meu cunhado tem uma coleção de latas de cerveja, outros colecionam sapinhos, vaquinhas, carrinhos, LPs… de tudo. E uma coisa é certa: todos morrem de orgulho e querem mostrar suas preciosidades para todo mundo. Mas é fácil que um conjunto de objetos interessantes vire pareça um monte de tralha, basta não organizá-los adequadamente. Por isso resolvi dar algumas ideias para quem quer tirar o melhor proveito possível de seu tesouro.

colecao de pratos

1. Para uma coleção de pratos diferente - prateleiras com ripas de madeira. A parede verde faz um fundo harmônico com as cores das peças.

pratos na parede

2. Já neste caso o fundo marrom dá destaque para o colorido dos pratos. Como os pratos são do mesmo tamanho e estilo, a simetria deu super certo.

pratos na parede

3. Uma alternativa mais ousada, mas linda para pratos muito diferentes entre si.

como expor colecoes

4. Para tirar a cara de bagunça, agrupar os itens por similaridades - tamanho, cor, tipo - ajuda muito a diminuir a poluição visual. Nossos olhos conseguem se orientar melhor, com menos stress.

como mostrar colecao

5. Esta estante é muito bacana, mas a quantidade de bichinhos em cada nicho não destaca nenhum. O do meio poderia ser somente o objeto mais legal (ao que você dá mais valor), e cada nicho poderia agrupar um tipo de bichinho. Aliás, o que tem a ver esses coelhinhos fofinhoss com esses super heróis fortões?

colecao na parede

6. Olha como a separação por tipo de objeto fica mais coerente. Cada quadrinho mostra uma coisa diferente, valorizando cada detalhe.

estante para brinquedos

7. A coleção de bonecas fica protegida da poeira, mas a portinha de vidro pode ser aberta a qualquer momento para brincar ou adicionar novos brinquedos.

estante com moldura

8. Adorei esta solução estética. Uma estante normalzinha com uma mega moldura para valorizar sua coleção como uma obra de arte.

E você? Tem alguma coleção? Como você mostra para os amigos?

Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

Esse post foi publicado em Decoração, Quarto, Sala de Estar e marcado , , , , por Manu Mitre. Guardar link permanente.

Sobre Manu Mitre

Sou Engenheira Química e Designer de Interiores. Sim, sou super generalista e me envolvo em todos os assuntos que existem, adoro. E isso dá um resultado muito interessante. Comecei com o meu próprio apartamento, mudando até a cozinha de lugar. E ficou sensacional, sem falsa modéstia. Criei o Casa da Id&a em 2009 para mostrar um pouco o que eu acredito ser Design de Interiores de verdade – inspiração, design e arte. Sem “pode” ou “não pode”, o que importa é a mensagem e a sensação que o ambiente transmite.

3 respostas em “Boas ideias para suas coleções

  1. Gostaria de saber qual a solução que o seu cunhado deu para a coleção de latinhas de cerveja?

    • Ele tinha uma estante só para isso, as prateleiras foram feitas sob medida para ser bem estreitas e na altura correta. Recomendo fazer uma porta de vidro para evitar acumular poeira também.

Os comentários estão desativados.