Série Cozinhas: Armários

Se tem uma coisa que não pode faltar em cozinha nenhuma é armário. Eu sonho com o dia que não vou ter que guardar todas as panelas encaixadas por tamanho e, na hora de cozinhar, ter que tirar todas para escolher a certa. E sonho também com o dia que o Sucrilhos não vai ficar ao lado da salsinha seca, e que a diarista vai guardar tudo no lugar certo!

Eu sei que não dá pra ter tudo, e que armário é caro… mas existem soluções muito criativas.

buffet armario com caixas de feira

1. Este armário / buffet é da Linha José, do Maurício Arruda, feita de caixas de feira. Você pode criar a sua.

armario de cortina

2. Prateleiras sob a bancada podem ser protegidas por cortininha. Esta é colorida e combina com o astral da cozinha, mas pode ser de tecidos mais neutros. Fica super romântica.

armario cozinha

3. Não acredita? Olha que visual moderno.

Sabe aquela cristaleira velha, ou o armário da fazenda que você não tem coragem de usar?

4. Restaure um móvel antigo, pinte a madeira de branco ou de cores divertidas, forre o fundo com um tecido estampado ou mesmo deixe a madeira ao natural. A peça pode compor uma cozinha mais tradicional ou fazer um forte contraste com a cozinha bem moderna e minimalista. Fica demais.

Você já deu uma solução criativa para os armários da cozinha? Conta?

E se você optar pela cozinha planejada, mesmo, tenho algumas dicas preciosas sobre o canto do armário. Sim, aquela esquina da bancada, aquele espaço enorme que ninguém sabe como aproveitar. Existem algumas alternativas no mercado hoje em dia, super tecnológicas e bem caras. Mas nem sempre são a melhor decisão a se tomar.

5. Design tem que ser funcional...

Como eu sou nerd, resolvi calcular quanto se perde de espaço de armário com cada uma dessas soluções mirabolantes oferecidas pelas lojas de móveis planejados. O cálculo aproximado foi feito em litros, para você imaginar bem fácil o tamanho da perda. É só pensar no número de caixas de leite longa vida que você poderia guardar nesse espaço, e isso se traduz em panelas, pratos, bacias, sacos de arroz, etc.

armario de cozinha canto

Não fazer nada e simplesmente perder o canto vai te custar 250 litros. Pelo menos você não gasta dinheiro.

grade circular armario cozinha

Uma estrutura de bandejas rotatórias vai te roubar 180 litros. E se cair um tupperware da bandeja, você vai ficar que nem o cara da foto aí de cima procurando.

gaveta no canto do armario de cozinha

Fazer gavetas diagonais vai te custar caro e você vai perder o mesmo espaço do que se não fizer (nem gastar) nada.

Já viu uma estrutura de caixas que se movimentam ao abrir a porta do armário? 300 litros pro lixo!

Portanto, a minha sugestão é gastar dinheiro com o que vai te trazer benefício real e não se deixar levar pelas engenhocas carésimas que prometem praticidade infinita. A não ser que você tenha espaço e dinheiro sobrando. Alguém?

canto com prateleiras na cozinha

Abrindo mão de 70 litros você faz uma prateleira prática e economiza bastante.

Mas se você está naquela situação maravilhosa de poder escolher o que for mais legal, independente do preço, eu tenho uma sugestão…

bancada de cozinha moderna

6. A bancada de inox é quase uma mesa, super leve, no meio do ambiente social. Zero cara de cozinha.

7. E quando precisar, você abre os armários, em 3 camadas, com tudo sob medida e à mão. Isso, sim, é pensar fora da caixa... claro que tem alguns inconvenientes, mas se você fizer uma assim, me chama pra jantar?

Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

10 respostas em “Série Cozinhas: Armários

  1. Oi Manu.

    Muitas dicas e comentários bons. Mas às vezes criticamos algumas coisas sem sabermos que por trás delas existem seus motivos.

    Especificamente estou falando sobre a porta de um box sobre o qual você coloca: “Inteligente, não?!?!”.
    Bem, este tipo de porta (abrindo para fora) foi e ainda é muito utilizada em hoteis, mas foi perdendo sua força na utilização de casas justamente pelo motivo alegado por você … empurra o tapete.

    Mas se pensar bem, existe uma função lógica e bem mais importante que o tapete, que é a segurança das pessoas que alí tomam banho.

    Logicamente este hotel ou já passou por uma situação dessas ou pensou na possibilidade de alguma coisa não tão comum poder vir a acontecer:

    A de que se uma pessoa, principalmente as de mais idade, por algum motivo cair dentro do box ( desmaio, infarto …) seria praticamente impossivel abrir a porta para dentro pois seu corpo estaria servindo como trava e dificultando seu resgate.

    Então eis aí a lógica da porta abrir para fora. Caso alguém venha a desmaiar dentro do box, fica muito mais fácil abrir a porta e retirar a pessoa numa emergência. INTELIGENTISSIMO… trata-se de segurança, afinal quem é mais importante … a pessoa ou o tapete?

    Espero que não interprete este meu comentário de forma errada, serve apenas como uma critica construtiva para que teu blog cresça cada vez mais e seja cada vez mais visto como um blog que acerta nas coisas a que se propõe comentar.

    Abraço e muita sorte.

    • Oi, Quico!
      Agradeço seu comentário, muito bem colocado! A abertura para dentro pode dificultar um resgate, sim.
      Para se precaver, sugeriria utilizar uma porta de correr. É importantíssimo pensar na segurança, mas não podemos ter uma solução que não é funcional para 99% do tempo em que é utilizada, certo?
      Um abraço
      Manu Mitre

  2. Uma amiga fez um cook top de 05 bocas no canto mas em diagonal, achei muito legal e ela diz que é super prático. Estou pensando em fazer assim na minha que estou construindo. O que vc acha?

    Ana

  3. Pingback: Tendências de Cozinhas

  4. Esclarecendo: o grande senso de humor do blog ilumina os toques inteligentes. Um charme a mais para pensar sobre os armários de cozinha…

  5. sabe o que deveria ficar ali? o saco de lixo. O Jamie Oliver tem na cozinha dele um buraco na bancada que ele tampa, uma tampa do mesmo material da bancada, pra evitar o cheiro. o que podia ir nesse lugar ao inves de coisas que vc nao usa e que quando tem de usar fica do jeito que o senhor mostrou ali, com a buzanfa pra cima, seria legal fazer um buraco, colocar a lixeira ali, assim seu lixo vc somente jogaria direto nesse buraco que logo abaixo tem o saco. Pra nao ter de tirar o saco de uma maneira desconfortavel, o lixo fica numa esteira com rodinhas, assim basta vc puxar a esteira e dar o no saco. Depois levar pra lixeira da rua e pronto. Compliquei demais?????

    • Boa ideia também! Economiza espaço para quem realmente gera lixo cozinhando, que não é o meu caso, hehehe. Mas daria pra ter recipientes para os recicláveis e para o lixo orgânico também…

  6. Boas dicas essa da cantoneira. Como aqui em casa a cantoneira é feita por um balcão, aproveito o espaço guardando caixas organizadoras (cabem duas de 29lt.

Os comentários estão desativados.