Série Cozinhas: Ilhas Paradisíacas

Um dos posts que eu mais gostei de fazer até hoje foi um sobre o triângulo de trabalho na cozinha, AQUI. Lembrando que o triângulo é imaginário e deve se formar entre as 3 áreas de trabalho na cozinha: cozinhar, lavar e armazenar a comida, o que se traduz em linhas gerais por fogão, pia e geladeira. O layout é importantíssimo para que a cozinha seja funcional e eficiente, minimizando a distância e eliminando obstáculos entre as áreas mais importantes de trabalho.

E quando estamos falando de cozinha integrada o layout da cozinha ganha uma nova variável: a interação com os convidados, que não estão cozinhando. Quem tem a sorte de construir ou reformar totalmente um imóvel pode escolher o layout com mais liberdade e, cada vez mais, tem optado por construir ilhas. Mas, fazer uma cozinha com ilha não é simples. Ao se decidir por um layout, deve-se considerar as diferentes necessidades de infra-estrutura – elétrica, hidráulica e/ou gás encanado. Afinal de contas, se não tem mais parede, toda a tubulação e fiação tem que chegar até os equipamentos pelo piso. Isso dá trabalho.

cozinha americana

A parede da cozinha em U pode ser parcialmente eliminada formando uma quase-ilha, diminuindo a necessidade de quebra-quebra no piso (1)

A ilha pode ser somente um espaço de trabalho da cozinha, abrigando a pia e/ou o fogão, ou simplesmente dar mais espaço para cortar legumes e abrir uma massa. Mas também permite receber as pessoas que não estão cozinhando, sem que elas fiquem no caminho do chef.

sala integrada com cozinha

Esta ilha tem a função de ser uma área de trabalho para o cozinheiro/chef, mas permite acompanhar a conversa que rola na mesa de jantar (2)

ilha de cozinha

Já nesta, os convidados acompanham de perto o processo todo, do outro lado. A vantagem é que quem está cozinhando fica de frente pra todo mundo (3)

Repare que a altura da bancada da cozinha não é a melhor do mundo para se fazer uma refeição, fica incômodo. Os banquinhos de bar são uma solução para bater um papo informal enquanto se prepara a refeição. Na hora de comer de verdade, uma mesa de jantar com cadeiras, em uma altura mais ergonômica, vai fazer falta.

bar na cozinha

Uma bancada mais alta traz um pouco mais de conforto para quem fica nos bancos, mas ainda assim não é a solução mais confortável, com os pés pendurados. Pense bem na sua rotina, se esses banquinhos depois não vão ficar aí só ocupando espaço, inúteis (4)

cozinha com ilha

Não tenho certeza, mas parece que tem um banco de madeira atrás desta ilha, o que seria demais. Eu adorei a solução de colocar um painel de vidro atrás do cooktop, é uma forma de proteger os "espectadores" dos perigos do fogão sem interferir na estética (5)

Mas se você quer unir a sala de jantar à cozinha, mesmo, existem soluções bacanas.

bancada na ilha da cozinha

A mesa pode ser a extensão da ilha, em uma altura mais ergonômica. A coifa, centralizada, equilibra visualmente toda a cozinha sendo seu ponto focal, ao centro. As linhas retas e paralelas, com distâncias proporcionais, dividem o pé direito de forma quase simétrica, uma cozinha linda visualmente. Mas eu teria tentado encontrar outra solução para evitar deixar o cooktop tão perto da mesa de jantar... (6)

ilha de cozinha

Por falar em coifa e design, olha que solução genial para quem não quer que a coifa seja o centro das atenções - depurador embutido no gesso! Fica com cara de sala, super integrada com o resto da casa (7)

ilha de trabalho

Mas cuidado para a ilha não ficar no meio do caminho, quebrando o triângulo de trabalho entre a pia, o fogão/forno e a geladeira, como neste caso. Aqui, na minha opinião, a ilha só ocupa espaço e atrapalha (8)

Espero que você tenha a sorte de poder ter a sua ilha particular 😉

Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

11 respostas em “Série Cozinhas: Ilhas Paradisíacas

  1. Pingback: Um achado: apartamento moderno recheado de móveis antigos | casa da id&a

  2. estou construindo e tenho uma cozinha com copa de 7,00 x 3,30 queria fazer uma cozinha de ilha, mas acho q fica apertado, vc pode me dar uma ideia, para q eu possa fazer uma cozinha elegante e acolhedora ao mesmo tempo, pois adoro cozinhar, chamar os amigos enfim…

    • Rubia,
      sugiro contratar um profissional para fazer o projeto, não é tão simples quanto parece… E você tem uma área bacana que dá para fazer coisas legais, sim.
      Manu Mitre

  3. Gostaria de ter sua opinião à respeito de colocar piso nas paredes( metade) de toda à casa devido a umidade ou o que vc me aconselha pois moro no litoral é não gostaria que ficasse feio;
    Grata desde já

    • Oi, Vania! Não sei se entendi bem a sua dúvida… você pretende instalar porcelanato na parede? Vá na aba “Contato” para me dar mais detalhes 😉
      beijos
      Manu Mitre

  4. Pingback: Série Cozinhas: Decoração ao alho e óleo « casa da id&a

Os comentários estão desativados.