O que fazer com um sofá amarelo?

Montar uma casa não é nada trivial. Muito menos se a gente vai montando aos poucos, aproveitando oportunidades ao longo do tempo. De repente a gente olha pra sala e diz “o que eu estava pensando?”. O sofá é lindo, a cortina eu escolhi a dedo, aquele tapete era o xodó da minha avó, e a mesa é uma antiguidade… é, mas nada combina com nada… acontece com todo mundo!

A Marcelli, leitora do blog, de repente achou que o sofá-amarelo-que-ela-conseguiu-baratinho-quando-casou não dava mais. Ela pensou em forrar de outra cor, mas desistiu quando viu quanto ia gastar. E agora está pedindo ajuda: “será que minha sala tem jeito??”

cortina marrom

Esta foi a foto que a Marcelli enviou da sala dela. E aí, você acha que tem jeito?

Antes de mais nada, vamos voltar na teoria das cores (para quem ainda não leu, dá um pulo AQUI). Pelo que dá pra ver pela foto, o amarelo é puxado para uma cor mostarda, com uma pitada de laranja. Fui no site Color Scheme Designer para mostar algumas possibilidades de paleta de cores para a sala da Marcelli.

 

A paleta de cores da sala hoje tem uma base monocromática, como nesta representação - o amarelo escuro do sofá, ao centro, e algumas matizes - adição de branco do lado esquerdo, fazendo tons de bege das paredes, e adição de preto do lado direito, que é o marrom das cortinas e da madeira da sala de jantar.

Marrom e amarelo fazem uma combinação clássica linda.

É a mesma paleta, e com o sofá amarelo. Mas os complementos estampados em tons de bege e marrom dão movimento à sala e tiram o destaque excessivo do sofá. Repare nas almofadas, na mesa de centro, no tapete, na poltrona... eles equilibram a sala chamando a atenção de outras formas, não pelas cores.

Olha a diferença que esse tapete faz... e um quadro coloridinho para alegrar.

Mesmo mantendo a atual paleta de cores, dá pra fazer muita coisa legal. Estampas de oncinha, tapetes gráficos, tecidos com toque de dourado ou cobre… Mas algo me diz que a Marcelli quer ousar um pouquinho mais… então peguei alguns exemplos de contrastes para combinar com o amarelo.

 

paleta amarelo azul
O contraste mais forte com o amarelo escuro é com o azul. Algumas marcas bem famosas utilizam esta combinação com muito sucesso.
poltrona azul

Toques de azul, nas almofadas, em uma poltrona, quadros ou tapetes também desviam o olhar, distribuindo interesse pela sala.

A combinação com o azul turquesa fica muito interessante, e ainda te dá liberdade de incluir tons de verde sem parecer patriotismo.Olha que linda a combinação das cores. De novo, as estampas fazendo charme.

Adoro amarelo com cinza. E o cinza é uma cor que a gente não pensa muito, mas faz um contraste suave lindo. É uma excelente cor para paredes, podem ressaltar os quadros, os batentes e portas...

Olha que demais o cinza fazendo fundo para o amarelo. E o pink ainda dá um toque feminino.

Mas acho que já deu para perceber que o sofá amarelo está longe de ser um problema, né?  O que sua sala pode estar precisando é de um pouco mais de vida, e amarelo não é uma cor com pouca vida, não? Temos que explorar outras variáveis além das cores, então minhas dicas são:

1 – Escolha a sensação que você quer transmitir na sala – alegria, tranquilidade, etc – e a partir daí a combinação de cores – tem vários post sobre cores AQUI, AQUI e AQUI, e alguns que podem abrir a cabeça: para o AZUL,  CINZABEGE e o PRETO. Para imaginar as milhares de combinações, tem uma ferramenta da Coral para simular ambientes AQUI, é bem divertida

 

2 – Abuse de estampas e texturas para dar mais movimento na decoração – tem um post AQUI ensinando a misturar estampas, é mais fácil do que parece

3 – Use tapetes bacanas – tem um post AQUI que ajuda a escolher para causar efeitos bacanas

4 – Capriche em detalhes – mesinha lateral, um vaso moderno, quadros, e objetos decorativos interessantes, a sala está um pouco peladinha.

5 – Tire fotos e mande pra gente ver como ficou!!!

Imagens: Pink shirts and car wrecks, djimenezHouse of TurquoiseBright Bazaar, Dear Designers

 

Add to Facebook Add to Twitter

14 respostas em “O que fazer com um sofá amarelo?

  1. Olá Manu! Acabo de conhecer o site e gostei muito!!! Esta sua dica sobre a sala com o sofá amarelo é simplesmente um milagre!!! Vc mostrou (com vários exemplos) como o sofá amarelo não é um problema! Parabéns!!! Eu quero te mandar a foto da minha sala porque eu tb tenho um problema com um sofá… o meu é marrom café e de couro sintético. Beijos e prazer em conhecer!!

  2. Adorei as dicas! Me foram muito úteis, meu sofá também é amarelo e vou seguir seus conselhos!

  3. Manu ,adorei a dica de como fazer a paleta de cores ,tenho dificuldade de trabalhar com cores ,acabo pesando ou escandalizando .Gosto muito dos ambientes coloridos ,mas não consigo.
    Agora vou tentar fazer o mesmo com minha sala no sitio com sofas e poltronas marron , lajota vermelha no piso e teto em madeira ,paredes brancas , não posso trocar no momento o piso e tenho que alegrar o ambiente .
    Obrigado
    Regina

  4. Ola,

    Meu nome e Marcele, e estou pintando minha casa e redecorando-a, gostaria de uma sugestao de cores para minha sala, meu sofa e mostarda d canto, e vou fazer uma textura na parede em frente ao sofa, onde fica o rack, mas nao consegui ainda definir a cor da textura e das outras paredes, me ajude me de uma luz!!!! Obrigada

    • Oi, Marcele!
      Que pergunta difícil… tantas possibilidades 🙂
      Eu começaria pelo conceito AQUI, depois de definido o que você quer para seu ambiente você parte para a combinação de cores AQUI e AQUI.
      Boa sorte!
      beijos
      Manu Mitre

  5. Também gosto muito da combinação de amarelo com marrom, mas essa combinação suave do amarelo com cinza ficou incrível. Adorei o blog, você tem um jeito super-didático de explicar tudo Manu e o post vem cheio de referências! Amei!
    bjs, Kel

  6. Ah Manu, quando mostrei para o meu marido o blog ele se partir de rir..começou a falar:”a nossa sala, a nossa sala kkk”, eu mandei ele ver o blog mas nao falei o que ele veria hahahaha.
    E acredite, sem eu falar nada ele me pediu pra usar tons de azul rsrs, e a combinação que ele mais gostou foi a da terceira foto, a da poltrona azul! Eu sempre achei meu marido mto básico, mas depois dessa ele me surpreendeu! Homens!!!

    André, não vejo a hora de mandar fotinhos..aiii, to sonhando rsrs..só to com medo de ir na Leroy e gastar gastar e gastar rsrs, mas já queria sair de lá com várias coisinhas pra minha sala, o que significa que realmente vou gastar!! rs

  7. Adorei o post… muito legal ver referências legais em cima de um problema prático. Quero só ver como vai ficar a sala da Marcelli.

  8. Aiiiii. Adorei!!!! Manuuu, acredita que vc abriu minha mente e agora consigo ver tudo melhor?! hahaha
    Adorei a combinação com cinza!!! E é nela que eu vou apostar rsrs. Já to vendo vários tons de cinza, vou pintar aquela parede em frente ao sofá (a parede da porta) de cinza e começar a ver com o que mais posso trabalhar, tapete, almofadas (vi uma com amarelinho, branco, cinza e azul no tom que umas das imagens que vc postou tem!), móveis, quadros etc etc etc hehe
    Outra coisa…nessa parede que te falei, que aparece na foto, vc acha que devo estender a pintura até aquela parte que fica em cima de uma abertura entre a sala e um corredorzinho? Ou devo pintar até essa abertura so? No limite dessa “porta”. Deu pra entender? rsrs
    As outras paredes vou pintar tbm, talvez branco, gelo, palha rs
    Ai que legaaallll! Logo mando fotinhos viu, pq achoq ue essa semana mesmo já vou na Leroy Merlin hahaha

    • Que bom que abriu sua cabeça, Marcelli!

      Isso é o que me deixa mais feliz no blog – ensinar a pescar.
      Sobre a parede, pintaria toda, pode ficar estranho uma divisão de cores ali… mas gosto da ideia de pintar somente uma parede de cinza, e as demais em branco ou bege acinzentado, clarinho.

      Eu sou suspeita, adoro amarelo e cinza, e ainda dá pra dar uns toques de azul pra dar um “tchan”.

      Tô esperando suas fotos!
      bjos
      Manu Mitre

Os comentários estão desativados.