Cortina na varanda

Olá Manu,

Tudo bem? Estava passeando pelo seu blog e lendo sobre cortinas. Muito interessante! Gostaria de lhe pedir uns conselhos ou dicas sobre cortinas. Quero colocar uma cortina na sala na porta balcão que dá para a sacada. Quero mais para decoração, porque não tem muita iluminação.
Gostaria de saber se posso colocar um tecido quase transparente e qual tecido colocar e qual a medida do varão. Estava pensando em apenas cobrir a porta.
Muitíssimo obrigada e parabéns pelo blog!
Bjs, Priscilla

cortina para porta da varanda

A sala da Priscilla

Oi, Priscilla, boa pergunta! Imagino que você já tenha lido o post sobre cortinas. Sua sala vai ficar bem melhor com uma cortina bacana. Mas antes de te mostrar algumas alternativas, tenho algumas dicas para ajudar a dar vida para a sua sala:

– As paredes estão vazias… um quadro atrás do sofá vai fazer bastante diferença. Assim como uma luminária marcante, pode ser de piso ou pendente.

– O piso branco não valoriza o tapete bege, que também poderia ser um pouquinho maior para entrar uns 20 centímetros por baixo do sofá e do móvel da TV. Dá uma olhada no post de tapetes para você ousar um pouquinho mais😉

– O sofá está encostado na parede e até invade um pedacinho do vão da porta, temos que afastá-lo um pouquinho e deixar um espaço para a cortina correr livremente.

Então vamos ao que interessa: a cortina! O ambiente tem bastante preto que leva o nosso olhar para baixo, temos que pensar em usar a cortina para subir o olhar e aproveitar melhor o espaço verticalmente. Uma alternativa é usar um varão preto, caso você prefira um tecido de cor mais suave para a cortina – ele faz uma moldura marcante e conversa com o resto do ambiente. Falei sobre o preto no último post AQUI. Tem uma foto que é exatamente sobre isso, então resolvi postar uma do mesmo ambiente de um ângulo diferente:

sofa branco

E esta foto me dá o gancho da cor da cortina.

A cortina azul se destaca de tal forma que vira o centro das atenções da sala, e isso é possível porque o resto da sala está dominado por cores neutras – branco e preto. As almofadas fazem par com a cortina, mas não são necessárias se você quiser um look mais despojado.

Se você não for muito fã de cores fortes, você pode usar texturas para conseguir um efeito similar, porém mais sutil.

cortina transparente

O forro de xantungue protege contra poeira e sol a cortina de seda bordada em algodão.

Se sua intenção for realmente a de usar cortinas transparentes, a minha sugestão, além do varão preto, é que ela tenha alguma personalidade para dar movimento ao ambiente. E nada melhor que texturas para isso.

E para transparência alguns tecidos são interessantes: o voal, que geralmente é usado como forro, a seda de trama mais aberta ou organza de seda, cambraia ou gaze de linho e até algodão. Mas se for para dar cor e brilho, vá para o xantungue de seda ou até para o voal colorido que continua transparente.

cortinas

Veja que mesmo colorido o voal mantém a transparência, e com duas camadas de tecido.

E sobre a pergunta do varão? Não tem regra, vai depender do que você escolher de cortina também. Se a ideia for colocar uma cortina super colorida para chamar a atenção, levaria até o teto. Se for uma mais suave o varão pode ficar logo acima da esquadria. Nas laterais somente cobrir a porta como você sugere está ótimo. A sala é pequena e muita cortina pode fazê-la ficar meio claustrofóbica. Mas lembre que, ao abrir a cortina, ela tem que se acumular em algum lado. Tanto para a passagem de pessoas quanto para evitar uma cortina voadora enquanto a porta estiver aberta, aí o varão muito justinho pode atrapalhar.

Espero que tenha ajudado, depois me diga o que achou e mande fotos quando sua sala estiver pronta!

Beijos!

Add to Facebook Add to Twitter

Imagens:

Casa.com.br

House of Turquoise

Esse post foi publicado em Decoração, Sala de Estar e marcado , , , , por Manu Mitre. Guardar link permanente.

Sobre Manu Mitre

Sou Engenheira Química e Designer de Interiores. Sim, sou super generalista e me envolvo em todos os assuntos que existem, adoro. E isso dá um resultado muito interessante. Comecei com o meu próprio apartamento, mudando até a cozinha de lugar. E ficou sensacional, sem falsa modéstia. Criei o Casa da Id&a em 2009 para mostrar um pouco o que eu acredito ser Design de Interiores de verdade – inspiração, design e arte. Sem “pode” ou “não pode”, o que importa é a mensagem e a sensação que o ambiente transmite.

9 respostas em “Cortina na varanda

  1. Olá, Manu.
    Gostaria de saber aonde colocar o varão quando a porta da varanda e o teto ficam muito distante, como na foto da Priscila.
    Devo colocar acima da porta da varanda ou próximo do teto??

    • Oi, Juliana. Como tudo aqui no blog, não tem regra. Vou te contar o efeito e você decide, ok? Se a ideia é ter uma cortina funcional para ter mais privacidade ou para diminuir a entrada de raios solares, uma rolô funcionaria bem e poderia ficar justinha, do tamanho exato da porta, porque ela quase não chamaria a atenção assim. Dê uma olhada no último post sobre esse tipo de solução AQUI. Mas se você quer um efeito mais decorativo pense que, quanto “mais” cortina – mais tecido, tecido mais encorpado, cortina que ocupa toda a parede – mais luxuosa ela fica. Portanto, você pode avaliar se sua ideia é ter uma sala mais formal, clássica ou aristocrática (muito tecido, mais pesada e ocupando mais espaço) ou mais descontraída, informal e divertida (menos tecido, mais esvoaçante e leve). Uma coisa não exclui a outra, você pode fazer uma cortina super descontraída e leve que comece no teto, deixando-a mais pompuda. Enfim, pense bem que efeito você quer ter que a resposta vem rapidinho!
      bjos
      Manu Mitre

  2. Pingback: Cortina na sala « casa da id&a

  3. Adorei, me ajudou muito com minhas dúvidas, só restou uma, rs.
    Onde posso encontrar o varão preto?
    bj e obrigada

    • Oi, Iara!
      O varão você encontra desde em lojas de departamento/construção – tipo Leroy, C&C – até em lojas especializadas em cortinas e tecidos para decoração – tipo Donatelli. Não vai ser difícil encontrar, não.
      beijos
      Manu Mitre

Os comentários estão desativados.