Pretinho básico

Preto nunca sai de moda. Porque é clássico mas moderno. Porque é sóbrio e elegante mas facilmente fica irreverente. Porque é neutro e combina com tudo.

Na teoria o preto é a ausência de luz, ou  a mistura de todas as cores.

piso preto quarto escuro

Um quarto totalmente preto. Nem por isso sem graça. O jogo com as texturas e brilhos deu movimento ao piso, à parede e à cama. E, fiquei pensando, deve ser uma delícia cair no sono aqui, hein? {DI}

O preto realmente absorve a luz deixando os ambientes mais escuros. Mas ele pode trazer luxo e conforto se usado na proporção e textura corretas.

teto preto

O piso branco ilumina o ambiente, e permite que o preto e os brilhos deixem o ambiente bem sofisticado. {BB}

Agora repare no teto da foto anterior. Como as paredes também são pretas fica difícil perceber o pé direito do ambiente (a altura do piso ao teto). Com uma tinta fosca esse efeito fica ainda maior, dando a sensação de um teto infinito. O mesmo vale para paredes – apesar de o senso comum dizer que cores escuras diminuem o ambiente, em pequenas doses podem criar um efeito de profundidade interessante.

corredor preto e branco decoração

Já mostrei este ambiente pra vocês no post “Conceito de Verdade”, mas achei que valia repetir a foto pra mostrar o teto preto e o efeito da tinta fosca. {DB}

cama branca parede preta

Outro quarto preto, veja  a sensação de profundidade. E a cama branca parece flutuar levemente. {DigsDigs}

Aliás, preto e branco são uma combinação tão clássica que fica difícil  errar. Eu, mesma, quando ainda tinha medo de brincar com as cores, usava bastante. Aliás o p&b merecem um post à parte.

cozinha preta e branca

Olha como o contraste dos opostos fica lindo. {emma}

piso madeira banheiro branco

Um banheiro preto e branco, por que não? O piso de madeira aquece e as esquadrias pretas destacam os detalhes vazados. {DI}

sala preta e branca

Olha como o preto valoriza o desenho deste sofá, destacando as suas curvas e desenhos. O fundo branco ajuda muito promovendo o contraste. {emma}

Mas, nem só de branco vive o preto, ele promove destaque interessante para outras cores fazendo lindos contrastes.

parede sala com quadro colorido

Um quadro ultra-colorido ganha maior destaque na sala com a parede preta ao fundo. {AT}

parede amarela azul turquesa

Olha que demais a vida que esta salinha tem! E tá cheia de preto… pesada? Nem um pouco, o amarelo vivo e o turquesa não deixam. {HT}

preto branco amarelo

A sala com o preto, branco e amarelo de novo. Super moderna e alegre. E o quadro com as três cores arremata e une todo o ambiente. As esquadrias e persianas pretas desenham as janelas, que participam diretamente no conceito do ambiente. {AT}

piso branco sofa lilas

O branco da sala ajuda na leveza, o lilás dá o toque de tranquilidade e o preto marca a presença com elegância. Inclusive nas cortinas. {DI}

sala de jantar vermelho e preto

Vermelho e preto fazem uma combinação pra lá de sensual. {DI}

quarto pink

E com o pink não fica atrás, um pouco mais feminina. Olha como o rosa da poltrona parece ainda mais vibrante quando emoldurado pelo preto. {DI}

E essa história de que o preto pesa no ambiente? É verdade? Bom… sim e não. Sabendo usar ele pode te ajudar a atrair as atenções para o lugar certo, sem pesar.

sala branca e azul detalhes pretos

O uso do preto nesta sala foi inteligente. A luminária acima da linha de visão equilibra o peso da mesinha preta, distribuindo a atenção. Isso faz com que os nossos olhos percorram e apreciem todo o ambiente, inclusive verticalmente. {HT}

sala de TV

Olha como esta parede preta disfarça a TV. É uma boa solução para quem precisa juntar a sala de estar com a sala de TV. {D8}

iluminação no quarto preto

Agora olha que lindo o efeito da iluminação neste quarto com paredes pretas. A brincadeira com diferentes estampas dão ainda mais movimento a um quarto que, se eu te descrevesse, você ia achar sem vida. {AT}

Quer ver um post só sobre esse efeito infinito do preto? Clica AQUI.

Imagens:

House of Turquoise

Apartment Therapy

Digs Digs

Desire to Inspire

Emma’s blogg

Decor8

Design Boom

Bright Bazaar

40 respostas em “Pretinho básico

  1. Olá Manu!
    Descobri o seu site e fiquei maravilhada com os seus ambientes usando o preto. Na edição de 20/06/10 com o título “Pretinho Básico” você decorou um ambiente usando o preto e branco num cantinho onde tem uma banheira preta (6a. foto). Ficou lindíssimo… Tenho uma banheira Vitoriana preta da Doka Bath Works preta (pés cromados) para ser instalada no meu quarto. O espaço é parecidissímo com o seu, pois ela ficará encostada na janela e por coincidência o piso do quarto será em madeira na cor carvalho antigo. Gostaria, se possível, saber que tipo de piso você usou para ficar parecido com um tapete. Se for tapete, onde posso encomendar????
    Agradeço e parabens pelo seu trabalho!

    • Leidamar,
      é um “tapete” de ladrilhos, ou pastilhas de cerâmica ou vidro em cores/padrões diferentes. Super fácil fazer🙂
      bj
      Manu Mitre

      • Olá Manu!
        Obrigada pela dica. Depois de muito pesquisar na i nternet, encontrei uma empresa em São Paulo que comercializa mosaicos (faixas gregas), exatamente o que precisava. O ambiente vai ficar lindo com certeza!
        Bom trabalho e boas idéias!!!!
        Bjs.
        Leida

  2. Manu, boa tarde. Eu descobri agora sua página e adorei as dicas. Gostaria de saber de quem é aquela tela muilti-colorida que você postou a foto. Você sabe?? É aquela que tem a parede preta ao fundo… Um abraço!

  3. Ae alguem sabe o nome dos pisos da primeira imagem amei eles quero comprar mas nem sei o nome nada alguem pode me ajudar…

  4. Manu,
    tenho um apartamento de 120 m2 e resolvi colocar piso porcelanato na cor concreto (simulando o cimento queimado) nele todo, inclusive quartos. Agora estou com medo que fique muito escuro. O que acha??

    • Katia,
      tudo vai depender do conceito que você definiu… já leu o post sobre isso AQUI?
      Mas se a ideia é realmente um ambiente mais claro, use tapetes em tons mais leves que você alivia essa sensação.
      Abs
      Manu Mitre

  5. Manu olá tudo bem? Estou querendo montar uma sala de jamp, dança, ginastica em geral, o que vc sugeria pra dar um ar de elegancia e modernidade. Uma parede de fotos preto e branco de atividade fisica em recortes ficaria bom? Obrigada. Angélica.

    • Angélica,
      pode ser tanta coisa… as fotos ficam elegantes e modernas, mas talvez seja um pouco óbvio, não? Tente explorar o post sobre conceito, você vai encontrar inspiração se seguir o caminho que está lá!
      bjos
      Manu Mitre

  6. Manu olá tudo bem? Como deixar uma casa mais “quente”?? Moro em um sobrado grande e bem amplo e busco uma alternativa para deixa-lo mais quente, principalmente o quarto do meu filho de 2 anos. Todos os cômodos são espaçosos. E a casa é bem fria. E não gosto muito de moveis, porque quanto menos pó melhor pro meu filho e pro marido. (Ambos tem senusite e rinite).
    Obrigada!! Daniela.

  7. Pingback: Preto infinito | casa da id&a

  8. OI!
    Estou em duvida qual cor poderia pintar minha sala de estar,pois o piso da minha casa é preto,e os moveis sao todos branco.
    gostaria muito de receber sua opinião.
    desde já agradeço!

    Aparecida,
    Belém do Sao Francisco-PE

  9. minha sala é bege com uma parede de fundo branca meu sofa e de couro preto e branco ,posso colocar um piso preto?

    • Pode tudo, Elineide!
      Só lembre que o piso preto vai deixar o ambiente moderno, mas um pouco mais escuro. Tudo depende do resultado que você quer…
      boa sorte!
      Manu Mitre

  10. Oi Manu,adorei a idéia do preto!Sou apaixonada pela cor,mas tenho dúvidas sobre como combinar e em quais ambientes.Estou construindo e minha cozinha será de piso totalmente preto e revestimentos das paredes é branco com detalhes em preto.Seu eu for pintar ou texturizar uma só parede de qual cor seria?Dá uma ajudinha!!!bjs…

    • Ih, Babi! Pode tanta cor… você tem que ver que tipo de sensação você quer ter ao entrar na cozinha, ou que mensagem você quer passar. Se você quer uma cozinha mais formal e séria, que não estimule muito seus sentidos, mantenha tons de cinza ou cores mais neutras. Se você quer uma cozinha super alegre, moderna e descontraída, pode ser um papel de parede amarelo estampado, por exemplo. Pode tudo! Só pense que tipo de resultado você quer que a resposta vem na hora.
      bjos
      Manu Mitre

      • Pois é esta a grande dúvida!Quero uma cozinha alegre,mas não super.Preciso de algo que seja meio termo,pois minha sala fica ao lado e será em tom de bege com uma parede café.Ai que loucura está minha cabeça!rsrsrsrs…

      • Humm… tons de marrom? Pode ser o amarelo, mesmo, ou um laranja. Mais cítrico para fazer super contraste ou mais queimados para “entrosar” mais com a sala.

  11. Olá Manu,
    Me mudei faz pouco tempo e estou reformando o meu quarto. Pensei em uma decoração explorando bastante as cores preto e branco.

    Piso preto, paredes brancas (sendo uma texturizada), janela de alumínio com persiana preta, porta de madeira preto, tapete preto, cama e armário preto.

    Quero colocar o rebaixamento de teto e a minha dúvida é qual a cor e material usar, já que pelo que pesquisei ou é de Lambri ou PVC. Tendo em vista a decoração que eu descrevi acima qual seria a cor ou material que se encaixaria melhor nesta decoração?

    Conto com a sua ajuda. 😀
    Abraço…

    • Oi, Vinícius!
      E por que não o forro de gesso? aí você pode fazer o teto branco, mesmo… ou placas flutuantes brancas sobre um fundo preto. Fiz isso no meu último apartamento e adorava, dá uma olhada AQUI.
      bjos
      Manu Mitre

      • Hun, achei muito interessante também. Mais em relação a valores, este de gesso é bem mais caro que os outros dois, não é?

        Você teria uma indicação para que eu possa orçar?

        Agradeço desde de já a ajuda.
        Beijos.

      • Vinícius, desculpe não poder te ajudar, mas não indico fornecedores sem acompanhamento, é muita responsabilidade… boa sorte!
        Manu Mitre

  12. Olá estou decorando o escritório e está tudo branco com tabaco. Como é um escritório de webdesigners pensei em jogar uma cor para dar o ar de modernidade … só não sei ainda o que usar … O que voce sugere ?

    Persianas pretas ficam Pesadas ?

    Parabens pelo post

    • Oi, Jedson
      Tentaria uma cor básica e alegre, como o amarelo, que estimula a criatividade mas pode ser estressante se em grandes áreas. Também tem o laranja que, assim como o amarelo, vai bem com o tabaco.
      Persianas pretas ficam mais pesadas que as brancas, mas isso não significa que é ruim, depende do restante do ambiente e da sua intenção de “clima” no lugar. E se as persianas forem amarelas?😀
      bjo
      Manu Mitre

  13. Pingback: O charme da decoração amarela | Construção e Design

  14. preciso pintar uma só parede, minha cama tem a cabeceira tabaco com branco, que cor eu posso por na parede??
    se a cabeceira fosse toda branca, uma parede em vermelho ia ficar show, mas não é o caso, quero saber que cor posso usar para não cansar os olhos e ficar elegante e chic.

    • Oi, Dilma!
      Tabaco e branco são cores super neutras e vão com tudo. Você tem que pensar no restante do ambiente também – quais roupas de cama você usa, piso/tapete, cortinas, etc. Cores que podem ficar elegantes são as neutras: gelo, cinza, preto e bege. O vermelho vai ficar mais ousado, sem dúvida, mas para evitar tanta energia no quarto, você pode tentar um bordô…
      Depois manda foto pra gente!
      beijos
      Manu

  15. Pingback: O que tem de errado neste apartamento? « casa da id&a

  16. Pingback: Gotas de laranja « casa da id&a

  17. Pingback: O que fazer com um sofá amarelo? « casa da id&a

  18. Pingback: Cortina na varanda « casa da id&a

  19. corrigindo:
    Na teoria o preto é a ausência de LUZ.
    Em cores, ausência é o branco, preto é a mistura de todas as cores.

  20. Pingback: Zezão no Choque Cultural « casa da id&a

  21. Adorooo decoração com preto! Não sei porque todo mundo tem medo de usar.. Se preto é tão básico para a moda, porque não para decoração né?
    Super bem escolhidas as imagens! As duas primeiras (do quarto e da cozinha) eu me apaixonei!
    Abraços da amiga blogueira,
    Isabela.

Os comentários estão desativados.