Um ninho para dois

E não estou falando de namorados. Uma grande amiga está grávida… de gêmeos. E eu cismei que vai ser um casal, ela também. E a médica dela que fez o último ultrassom também acha. Ou seja… são um menino e uma menina, mesmo.
gemeos bebes
Nunca tinha efetivamente parado para pensar como deve ser ter DOIS bebês de uma vez. Claro que fui lá na casa dela e discutimos como ela vai fazer o quarto deles… e vi como deve ser difícil decidir tanta coisa. Com raras exceções, quem tem o primeiro filho não mora em uma casa enorme. O quarto que foi pensado para abrigar o bebê é pequeno. Afinal, quem poderia adivinhar que viriam dois logo de cara? Já li até que tem gente que troca de quarto com as crianças, para caber os bercinhos. Ou deixa cada um em um quarto… tadinhos, ficaram grudadinhos nove meses e têm que se separar tão bruscamente. Por isso tudo resolvi tentar ajudar essas mães a organizar o quarto dos bebês.

Uma questão bastante importante é espaço, tem que medir e planejar cada centímetro para ter um ambiente funcional e agradável. E para não sair chutando as quinas dos móveis quando se tiver que acalmar a criançada no meio da madrugada. Então vamos pensar no que é realmente essencial que esteja no quarto: os berços, um trocador, uma poltrona para amamentação, uma mesinha para apoio e a cesta de lixo – 6 itens.

Os berços

Existe uma corrente que acredita ser benéfico para os bebês que eles durmam juntos, no mesmo berço, nos 3 primeiros meses, que é o período mais turbulento realmente. Existe até uma divisória de berço para eles não se engancharem quando começarem a se movimentar mais. Mas não sou médica para opinar sobre isso, consulte um pediatra antes de decidir, pelamordedeus, hein?berco gemeos

Na verdade os berços são muito maiores do que precisariam ser, mas eles viram cama para a criança mais tarde. Existem berços menores, até os específicos para gêmeos, ou feitos sob medida. Se você acha que vale a pena economizar espaço agora e depois comprar as camas, é uma alternativa. Os mini-berços, tipo moisés, duram por volta de um a dois anos. Até lá seus pimpolhos já vão estar caminhando e podem ir para uma cama infantil tranquilamente, não precisam ficar dormindo no berço mais tempo que isso.

quarto de gemeos

Os mini-berços ainda tem a vantagem de passar facilmente por portas, você pode levar para outros cômodos ou até levar em viagens. {House to Home}

Se você optar por dois berços, sejam do tamanho que forem, temos que pensar no layout.

quarto de gemeos

Algumas possibilidades de organização dos dois berços em um quarto.

Desenhe em um papel o caminho que você vai fazer dentro do quarto para realizar as atividades necessárias: entrar no quarto para acalmar um ou os dois bebês ao mesmo tempo, pegar um deles para dar de mamar, tirar do berço para levar ao trocador, voltar para o berço, pegar o outro, voltar para o outro berço, etc. Pense que você vai fazer esse caminho várias vezes ao dia, e que você pode estar cansada: quanto menos obstáculos para desviar, melhor para o dedinho do seu pé. Ah! E pode ter alguém te ajudando com o João enquanto você cuida da Maria, vão ser dois adultos se cruzando. Resumindo, deixe espaço para o trânsito.

Se ficar muito difícil visualizar tudo isso num papel, marque no chão com uma fita crepe onde vão ficar os móveis e faça os caminhos para testar. Mas não vale fazer curva antes da hora, vai ter um móvel ali, hein?

bercos gemeos

Adorei esse quarto. Super arejado e iluminado, tem bastante espaço para o trânsito e o acesso aos berços pode ser ser feito pelos seus quatro lados… {PN}

Quarto gemeos

… mas repare como o acesso aos bebês fica mais direto desta forma, sem ter que se desviar de nada para chegar até os filhotes. Se você tiver uma boa parede, acho que vale a pena. {Sixx}

O trocador

Será que precisa de dois? Se você tiver bastante espaço e gente para te ajudar a trocar sempre, pode até valer. Mas um dos gêmeos pode esperar tranquilamente os 2 minutos que você vai demorar para trocar a fralda do irmão, não é o fim do mundo.

A tendência de todo mundo é pensar em um móvel, tipo cômoda, para ser aproveitado como trocador. Mas se temos um problema de espaço, vamos pensar verticalmente, para aproveitar melhor as paredes sem ocupar mais chão.

trocador embutido

Este é da Ikea, e você ainda pode guardar fraldas e material necessário, tudo à mão. Depois de usar é só dobrar de volta para a parede, liberando espaço. {Ikea}

“Mas, Manu, a gente quer que fique tudo lindo, não gostei do design desse trocador..”

quarto bebes gemeos

Olha esse quarto de trigêmeos. Os trocadores estão embutidos, eles são os espelhos. Boa solução, né? Ah! Repare que cada berço tem sua iluminação independente, para não incomodar os que estão dormindo. {Ohdeedoh}

A poltrona

Cadeiras são uma paixão para mim… o dia que eu for comprar a do quarto do meu bebê vou sofrer para decidir.

Moises de balanço

Olha que demais esta. Ok, pode não ser a melhor alternativa porque ocupa mais espaço, mas eu tinha que mostrar… {Ohdeedoh}

Se você se estiver a fim de uma cadeira de balanço de design, você tem que ter uma Eames – veja AQUI.

quarto colorido de bebe

Ai, ai… {House to Home}

quarto gemeos

Do mesmo quarto dos trigêmos, tente não se encantar com os bebês e repare na poltrona. Super gostosa, em um cantinho, com uma luminária independente para não incomodar os demais. {Ohdeedoh}

A mesinha de apoio

Viu na foto de cima que ao lado da poltrona tem uma mesinha para apoiar fraldinhas, lenços, sua garrafa de água ou qualquer material que você precise para a amamentação?

Se espaço se tornar realmente um problema sério ou até se você quiser dar um ar irreverente na decoração, você pode usar uma mesa de bar, dobrável. Depois de usá-la é só dobrar e apoiar atrás do berço ou da cadeira.

O cesto de lixo

Ah, no meio de tanta coisa bonita vocês não querem que eu fique falando de lixeira, né?
Tem outro post de decoração de quarto de bebê AQUI.

E uma amiga fez um post bacana para quem quer fazer compras do enxoval em Miami: Coisas de Clarita

Imagens: IkeaSixxOhdeedohHouse to HomeaBabyCreative Baby Nursery Rooms

10 respostas em “Um ninho para dois

  1. Pingback: Minha inspiração para o quarto de bebê | casa da id&a

  2. Manuela,

    Eu adorei tudo.. A pouco dias também descobri que teremos outro bebê Santos da Mata…rsrsrs
    Já tenho a experiência da Juju, mas adorei o post.

  3. Olá Manu,
    Serei mamãe de primeira viagem e acho que são gêmeos…sou muito prática e não gostaria de colocar berço convencional no quartinho, quero um berço-cama, maior, de modo que dure mais tempo. Ainda não vi nada parecido com o que eu imagino.Quem sabe vc não me ajuda? Quero um quartinho moderno com cores neutras, confortável e também nada suntuoso, bem classe média.
    Obrigada,
    Walkíria

    • Oi, Walkiria. Primeiramente, parabéns!!
      Eu entendo totalmente o que você quer dizer. Existem berços que vão se transformando em camas. À medida em que o bebê cresce você vai regulando a altura, depois tira as grades, etc. Olha um exemplo AQUI.
      Se você não gostar do desenho, peça para um marceneiro fazer😉
      beijos
      Manu Mitre

    • Oi, Tenka
      Procure em lojas de móveis de bebês, algumas fazem sob encomenda. Ou contrate um marceneiro para fazer sob medida, mesmo (eu acho a melhor alternativa).
      Manu Mitre

  4. Delícia esse blog!
    Adorei o post Manu, obrigada pela indicação.
    Bjuuuuu

  5. Muito legal como você conseguiu transformar um assunto tão específico em algo tão interessante pra todo mundo. Parabéns!

  6. Muito fofas as opcoes! Tava com sdds do seu blog, preciso vir visitar mais vezes. Bjao

Os comentários estão desativados.