Piso de Porcelanato

Outro dia o meu chefe me perguntou sobre pisos de porcelanato. Achei prudente fazer um relatório completo, e aí você aproveita as dicas 😉

A principal vantagem do porcelanato em relação às rochas ornamentais é sua resistência  superior – mecânica, ao desgaste e a manchas. Além disso os porcelanatos são mais leves, por ter espessuras menores, e a variação de cores entre placas é mais previsível – você pode verificar o grau de variação por produto na loja. Assim você corre menos risco de se decepcionar, como acontece quando chega o mármore e você acha que o tom ou os veios da amostra que estava na loja eram mais bonitos.

piso de porcelanato branco

Para obter essa uniformidade e esse branco absoluto no piso, tem que ser porcelanato. {C&J}

Também existem porcelanatos que imitam mármores e granitos, alguns até madeira, couro, metal e tecidos. Mas, não sei você, nunca vi uma imitação que fosse mais bonita que sua fonte de inspiração. Mas, no fim, tudo vai depender do objetivo do seu projeto e de suas prioridades.

Mármore Skye

Este revestimento lindo, na entrada do restaurante Skye em SP, é mármore. É uma proposta bem diferente, aqui não caberia porcelanato de jeito nenhum.

Porcelanato moderno

Esta é uma novidade da Elizabeth. Deve ser interessante para uma garagem moderna, ou para dar um toque de tecnologia em um ambiente.

piso de porcelanato madeira

Este piso é de porcelanato, da Portobello.

Para utilizar porcelanato que imita madeira é importante lembrar que o rejunte é necessário e fica visível. De longe ou em fotos não dá pra perceber tanto, mas se você está em pé e olha para o chão vai saber que tem algo estranho. Por isso, quanto menores as placas ou maior for o ambiente, os rejuntes ficarão mais explícitos, coisa que ninguém espera ver em um piso de madeira de verdade. Por isso acho bem delicado usar esse tipo de acabamento em lugares onde tipicamente estaria um piso de madeira. Pode ficar com aquele ar muito óbvio de “queria madeira mas não tinha dinheiro”, sabe? E você pode fazer um piso maravilhoso sem ter que recorrer à imitação.

banheiro madeira

Mas se o conceito do seu banheiro é que seja aconchegante e com cara de sala, talvez o porcelanato seja uma boa alternativa. {Portobello}

cozinha de madeira

Ou quem sabe dar para a cozinha da varanda ou da piscina um visual menos comum? {Portobello}

deck piscina madeira

Ou até inovar para tomar sol em volta da piscina? {Portobello}

Um ponto de atenção ao escolher o porcelanato para áreas externas ou úmidas é que ele pode ser bastante escorregadio se estiver molhado, especialmente se ele for do tipo brilhante e super liso.

E, por falar em brilhante e liso, este também é o tipo mais delicado para se manter. Não deve ser utilizado em áreas de muito tráfego ou onde possa ter contato com materiais abrasivos, pois ele arranha mais que os outros, e o arranhão fica mais visível. Então, na casa de praia, por exemplo, que sempre tem areia pelo chão, utilize os foscos ou polidos, só por garantia. Mas fique tranquilo para usar na sala ou no quarto, ele é muito resistente.

Outra variável importante, principalmente do ponto de vista estético, é o acabamento lateral de cada peça. Ele pode ser retificada ou não. Quando as placas não são retificadas elas apresentam aquela curvinha perto do rejunte, que nem azulejo de antigamente, sabe?

Repare nas paredes, como tem mais sombra perto dos rejuntes, são as curvinhas nos acabamentos laterais. {Portobello}

porcelanato retificado

Este é o acabamento retificado. Tudo retinho! O rejunte fica bem mais discreto.

O acabamento retificado deixa a placa completamente plana, diminuindo o destaque aos rejuntes, dando mais uniformidade ao piso acabado.

Olha que piso lisinho. O acabamento lateral retificado ajuda a dar esse visual. {Portobello}

Quando você decidir pelo piso da sua casa, relembre seu objetivo, o conceito do ambiente. O piso branco, ou bege, de porcelanato liso, brilhante, como acima, deixa o ambiente bem moderno, até frio.

sala porcelanato

Você pode "aquecer" os ambientes usando tapetes e cortinas. Compare com o ambiente da foto anterior para ver a diferença. {C&J}

E, para quem quiser aprender a escolher tapetes, visite o nosso post sobre o assunto AQUI.

paginacao de piso

Mas você pode brincar com a paginação do piso também. {NeoStone}

A mistura de peças foscas e brilhantes, mas da mesma cor, fica muito bonita e dá movimento sem carregar o ambiente.

piso listrado

Então decida o que você espera do seu piso e faça sua escolha. Porcelanato tem qualidade e é muito bonito.

Para dicas técnicas, sugiro este site: http://www.sosporcelanato.com.br/

Imagens:

Portobello

NeoStone

Casa & Jardim

Casa.com

Add to Facebook Add to Twitter

80 respostas em “Piso de Porcelanato

  1. oi manu, depois de ver todos estes depoimentos,ficarei feliz se puder ter sua ajuda também. Estou reformando minha sala,
    retirei a parede que dava para o corredor da lateral e tenho agora 1mto e vinte para aumentar minha sala na lateral,
    minha sala era 4/3 agora ficou 4 de comprimento por 4,20 de largura. So que o piso da sala e imitação de granito
    da portinari, aquele pintado para cinza, o que eu posso colocar para completar este espaço, ja que o mesmo piso
    eu não vou achar e nao quero retirar o que tenho……. pensei numa faixa e colocar liso…..Socorro, não sei o que
    fazer. Muito obrigada .thais

    • Thais,
      escolha uma das cores desse piso (a base ou os veios) e replique no restante. Você pode disfarçar a diferença com um móvel e com tapetes 😉
      bjs
      Manu Mitre

  2. Ótimo Post Manu Mitre ! Parabéns ! Gostaria de saber quais os melhores materiais para revestimento e acabamento em uma casa para morar próxima da praia ? Sabemos que os materiais nessas regiões de desgastar mais rápido e tudo mais … quais as melhores opções para não ter que ficar trocando as coisas e fazendo reparos sempre ?

    • Oi, Lilian, que bom que você gostou!
      São tantas possibilidades de materiais… o importante é evitar os metais e materiais que arranham com a areia. Mas madeiras duras (como de demolição) e cerâmicos são boas pedidas!
      bj
      Manu Mitre

  3. Ola!
    Estou construindo um sobrado, a escada fica no meio e na parte da frente, no lado dela esta a porta de entrada da sala de estar como se fosse um hall aberto com dois degraus, a sala de estar fica mais baixa e do seu lado a sala de video fica mais alta da altura do hall de entrada entre elas fica a escada então esses degraus contornam tipo um L de ponta cabeça, qual porcelanato usar? tudo da mesma cor, ou com detalhes de cores diferente, qual a cor mais sofisticada e moderna? Se possivel mandar algumas fotos.

    Obrigada

  4. Adorei o Post! Mas fiquei cheia de dúvidas! Estou construindo a minha casa, porém o lugar ainda não está calçado e a terra é bem vermelha. Então já sabe né? Piso branco nem pensar, a não ser que eu esteja disposta a passar os finais de semana esfregando o chão. O que você sugeri ? Estava pensando em por um porcelanato que imita madeira para sala e cozinha (Que são + ou – integrados), mas não sei se ficaria bonito. Me dê uma luz por favor!

    • Maíra,
      acho que você leu minha opinião sobre porcelanato que imita madeira aí no post… por que não madeira de verdade? Ou uma cerâmica marrom ou avermelhada?
      bjos
      Manu Mitre

  5. vcs preferem porcelanato liso assim todo duma cor ou c aquelas manchinhas, rachaduras?

    • Bruna,
      você se refere aos veios e manchas que imitam uma pedra natural? Pra ser sincera, não curto imitações, mas pode ter sentido no seu projeto…
      bjs
      Manu Mitre

  6. Manu, acho seu trabalho muito legal, parabéns, porém…você destruiu nossos sonhos! Rsrsrsrs…brincadeira! Estávamos tão convictos em colocar porcelanato imitando madeira em todos os nossos quartos quando fomos “impactados” por sua opinião…rsrsrs Moramos em uma cidade quente, além do mais adoramos tapetes nos quartos, nossa experiência com piso de madeira não é das melhores, riscos, rejuntes saindo com o tempo, madeiras empenadas mesmo sendo instaladas secas …portanto o porcelanato de fácil limpeza nos parecia a decisão ideal…e agora Manu? Bjs

    • Ai, Romildo, não quero ser destruidora de sonhos… Eu dó dei a minha opinião, que não é a verdade universal.
      Te explico porque penso assim: imitações nunca são tão bonitas quanto o material original. E madeira boa, bem instalada, dura séculos. Se você gosta da cara de madeira, use madeira. Mas se o toque frio é mais importante, use uma pedra natural bonita, um cimento queimado ou até o porcelanato, mas com cara de porcelanato. Assumido, sabe? Agora, se o porcelanato que imita madeira é a cara do seu projeto, ele também tem seu lugar… não tem regra, você tem que se sentir bem com suas escolhas, só isso!
      Boa sorte e faça o que VOCÊ gosta mais 😉
      Manu Mitre

  7. Adorei o sate: tira uma duvida minha comprei um porcelanato para o banheiro na cor bege so que o revestimento e ebranco estou querendo trocar para o bege o que vc acha?Mejude por favor
    .

  8. Olá Manu!
    Super bacana seu site, com dicas muito boas pra quem está contruindo, reformando ou decorando. Gostaria de pedir uma opinião.
    Estou construindo minha casa e decidi colocar piso de madeira (daqueles engenheirados). Porém, como é uma casa térrea, e usaremos bastante a entrada pela porta da frente da casa fico com medo que o piso sofra muito desgaste. Será que ficaria bom fazer um pequeno hall na entrada usando uma pedra pra não abrir a porta e pisar direto na madeira?

    • Oi, Adriana, parabéns pela casa!
      A maioria das madeiras costuma ser bem resistente, escolha o tipo pensando nisso… a não ser que você goste/queira a peça de pedra na entrada…
      bjs
      Manu Mitre

  9. Parabéns pelo Site Manu Mitre
    Ótimas dicas diga se de passagem
    Estou na maior dúvida , gosto muito dos modelos de porcelanatos que existem hj no mercado,porem ouço falar mto sobre eles riscarem mto facilmente. agradeço se puder me ajudar nessa
    abs parabens novamente

    • Oi, Willian
      Obrigada, volte sempre por aqui!
      Verifique sempre o tipo de uso recomendado para o piso. Onde há grande fluxo de pessoas ou equipamentos, nem todo piso aguenta, mesmo. Mas para uso residencial leve nunca tive problemas…
      Abs
      Manu Mitre

  10. Oi Manu….

    Estou construindo minha casa e, gostaria de saber que tipo de piso colacar nas salas, quartos, cozinhas e banheiros, seriam todos iguais? eu adoro o porcelanato! e cor? pode ser branco? acho lindo tbm. Aguardo retorno
    Abc.
    Tania

  11. Oiee Manuu! Parabéns pelo site!
    Está me ajudando muito!
    Eu tenho algumas dúvidas, e gostaria que você me ajudasse..
    Comprei um apartamento e agora é a hora de decidir o que usar..laminado ou porcelanato??
    A princípio iríamos colocar porcelanato na cozinha, banheiro e sacada e laminado nos quartos e sala…
    Porém, vimos um tipo de porcelanato que imita madeira..gostamos bastante..e estamos pretendendo colocar no apartamento todo, pois estamos com medo do laminado arranhar com o tempo, ou sofrer desgastes por possíveis “acidentes” com água..rs
    será que o porcelanato tipo madeira fica feio no apartamento todo? Ou seria mais indicado o espelhado? Aii que dúvida..e como seria o rodapé e a soleira, com o porcelanato?? são tantas dúvidas.. Você pode me ajudar?

  12. Manu, Boa noite!

    Encontrei um granito que gostei muito.É o Delicatus.Como ele tem muito movimento, tenho medo do banheiro ficar muito “bordado”.Seria a bancada, o piso e o nicho. O que você acha?
    Granito mais” pintadinho”,como o branco ceará,branco fortaleza é menos clássico?
    Mais uma vez obrigado!Abraços…

  13. oi, gostaria de saber sua opinião sobre soleiras. Vou colocar porcelanato bege no hall, sala e quartos e queria saber que cor de soleira eu coloco, uma cor contrastante como o granito preto ou o granito em um tom mais parecido com o do porcelanato, ou não coloco soleiras dividindo os ambientes. Abraços.Obrigada.

  14. ola, estou construindo minha casa,e estamos no acabamento e estou com duvidas no revestimento externo

  15. Que bom encontrar você!

    Em dúvida quanto ao banheiro:Todo no mesmo porcelanato Boticinni da Portinari, cor areia bem clarinho,60×60, bancada granito mais para o bege ou azulejo Portobello branco retificado 30×60, colocado na horizontal e piso em granito mais para o bege ou branco dallas.
    Por favor, me ajude!

      • Bom dia Manu!
        Obrigada por me responder.O meu conceito é que seja sofisticado, moderno e bonito e que eu não “enjoe” dele.As 2 opções que apresentei, atendem ?Pessoalmente vc prefere qual? As dimensões do banheiro são 1,5o por 4,0.
        Antecipo agradecimentos.Ah,adorei o seu blog e suas concepções.
        Abs.
        Adriana

      • Seria legal desenvolver mais o seu conceito, pensar no que é importante para você… particularmente, acho que um banheiro todo no mesmo porcelanato é um pouco básico demais. Se você quer sofisticação, o piso de granito pode dar uma quebrada no porcelanato da parede. Mas é tão pessoal isso…

      • Obrigada Manu.
        Você ajudou.Já me decidi pelo revestimento branco ,com piso de granito.Agora a dúvida é:Qual granito? Me disseram que o branco Siena é muito poroso,não é bom para banheiro. Branco ceará?Branco fortaleza?Nas salas e cozinhas vou por o branco dallas.Fica feio colocá-lo no banheiro também?
        Gosto muito dos tons beges e não amarelos, mas aqui não acho o que quero.Desculpe ,mas vou pedir uma sugestão para o granito.
        Abraços

  16. Bem, gostaria de saber sua opinião sobe porcelanato cinza claro e brilhante….seria para uma pequena reforma onde irei acrescentar na casa mais um ambiente de sala e cozinha juntos, onde iria esse porcelanato.
    abraços e obrigada
    naiane

  17. Olá Manu
    Parabens pelo site ! Ajuda muito viu !!!
    Eu vou reformar a casa inteira e para o piso pensei em porcelanato em tom meio acinzentado sensitive sépia, sem brilho,60 X 60, da Elinecom rejunte da mesma cor, rodapé de 16cm bem acabado , na sala e cozinha, mas tenho receio de errar, o que vc me diz ?
    Agradeço e mais uma vez parabenizo pelo site.

    • Oi, Daniela, bem vinda e obrigada pela visita!
      Não tem como errar… a escolha é bem neutra e sofisticada. Tenha certeza de contratar alguém que instale direitinho e capriche na pintura das paredes e escolha dos móveis.
      Boa sorte!
      bjo
      Manu Mitre

  18. [AJUDA]
    Procurando idéias e informações para me auxiliar na reforma do meu quarto acabei parando aqui, graças a Deus. Antes de qualquer coisa, muito obrigado pelas informações e parabéns pelo site! Veja o meu caso. Vou reformar meu quarto e estava na dúvida sobre porcelanato, cores e etc. O quarto é o mesmo da construção original do sobrado, piso de ardósia verde escuro (não me pergunte por que, não fui eu) e forro paulista com verniz, o que me fez achar o quarto muito “fechado\pesado”, na minha opinião. Minha idéia: Pensei em um conceito mais clean\amplo\sofisticado (apesar de gostar do rústico também), daí pensei em um porcelanato polido cinza claro que já vi em uma loja, paredes e teto brancos, pra dar a impressão de maior amplitude. Pensei nos móveis em preto e\ou branco e deixei as cores para os detalhes, prateleiras de livros\cds\dvds, quadrinhos, cortina e sofá, etc. O que acha da idéia? E o rodapé, branco ou do próprio porcelanato cinza?

    Mais uma vez, obrigado e parabéns pelo site! Pessoas que fazem o que gostam, fazem com maestria e é fácil notar =]

    • Oi, Felipe, obrigada pelos elogios…
      Acho que se o que você quer é um quarto mais sofisticado você está no caminho escolhendo um piso de porcelanato cinza. A combinação de cinza, preto e branco não tem como dar errado e é moderninha, sofisticada. Para o rodapé, que tal um de madeira de uns 20cm de altura? Dá sofisticação e quebra um pouco a cara de área molhada que o porcelanato pode ter.
      Você já viu o post sobre o cinza? Dá uma passada lá!
      beijos e boa sorte
      Manu Mitre

      • Obrigado pela resposta rápida, Manu. Já havia lido o post sobre o cinza sim, para evitar o engarrafamento na volta do serviço fiquei umas duas horas por lá só lendo os artigos aqui =] Mas não havia nem sonhado com o rodapé de madeira. Confesso que no momento não estou conseguindo visualizá-lo instalado, mas nada que uma volta em um home center não resolva. Vou procurar o rodapé de madeira e caso não ache um que me interesse vou procurar também um daqueles de porcelanato com acabamento imitando madeira pra ver se fica interessante. Qualquer coisa volto pro planejado inicialmente, uso a cor do próprio piso, branco ou preto. Penso também que talvez um rodapé de madeira\imitação possa me dar mais opções na escolha da cor dos móveis e acessórios, já que ainda tenho que encontrar\mandar fazer um guarda-roupas, o Rack e a mesa do computador.

  19. Olá manu,
    estou com uma dúvida, estou pensando em colocar porcelanato preto apenas na cozinha e sala que é estilo cozinha americana, e cerâmica branca nos quartos. Daria certo? Gostaria de sua opinião.

  20. Oi Manu, comprei um sobrado e preciso colocar piso nele inteiro, exceto nas áreas molhadas. Gosto de ambientes rústicos e aconchegantes, não tenho muita grana para gastar, por isso pensei em colocar um mesmo laminado de madeira nos dois pavimentos(superior e inferior). O que acha? Ficaria bom? Tenho dúvidas com relação a durabilidade e resistência do laminado na parte de baixo da casa. Será que poderia me dar uma dica? A fachada da casa é bem moderna, de linhas retas. Será que o contraste do moderno na parte externa e rústico na parte interna ficaria bom?
    Desde já obrigado!

    Talita.

    • Talita,
      um bom piso laminado tem uma boa durabilidade, sim, só não dá pra usar em áreas molhadas, mesmo. Sobre o contraste entre a fachada e o interior, não vejo problemas, desde que isso tenha a ver com você de alguma forma. Dê uma olhada no post sobre conceito AQUI, pode te ajudar.
      bjo
      Manu Mitre

  21. Manuuuu,
    Amei tudo que tem por aqui, acabei de te descobri e estou achando tudo o máximo!!!!

    Bom, estou pesquisando os pisos para minha casa que será toda rústica. Gosto muito do cimento queimado com tabeiras de madeira, mas tem um porém o cimento queimado pode aparecer frissuras, tenho medo… O que acha de usamos o porcelanato rústico e fosco com reguas de madeira intercanlando sobre eles? Será que dar certo?????

    Agradeço a atenção!

    Raphaela

    • Oi, Raphaela!
      O cimento queimado bem aplicado, con juntas de dilatação adequadas, não racha. Procure um bom profissional que vai dar tudo certo!
      Manu Mitre

  22. Olá! Estou terminando a minha casa, e pesquisando sobre porcelanato para deck, achei seu site! Adorei a explicação, mas será que você poderia me dar mais uma ajudinha? Estou procurando uma opção mais em conta para colocar no deck, no lugar da madeira. O piso ecowood da portobello é ótimo, mas sai por 170 o metro, achei caro… Quais seriam outras opções? E quais as características necessárias para uma área molhada? Vi um de cerâmica, bonito, com preço bom, e aparentemente áspero, mas fiquei na dúvida se seria escorregadio demais, ou se esquenta demais… Espero que possa me ajudar! Obrigada, Maria Helena

    • Maria,
      a maioria das cerâmicas mais lisas e brilhantes é um pouco escorregadia quando está molhada, tente as mais rústicas como o ladrilho hidráulico.
      Manu Mitre

  23. olá manu!!!
    minha mãe está querendo colocar piso na sala que atualmente é de taco mas só de pensar na trabalheira que vai ser…. estou tentando convencê-la de que existe hoje pisos que podem ser colocados sobre outros pisos e pesquisei sobre laminados pet. vc pode me dar algumas dicas a respeito? existe a possibilidade da massa que é colocada no taco prejudica-lo? obrigada pela atenção.

    • Oi, Fernanda, tudo bem?
      Não sei te dar muitas informações mais técnicas, melhor falar com um especialista, um vendedor ou ver no site do fabricante… mas fiquei com pena de matar um piso de madeira de verdade por um laminado… não dá pra recuperar o taco? É tão mais nobre e bonito…
      Manu Mitre

  24. Boa Tarde, Manu, tenho um apto pequeno é gostaria de mudar o piso que hoje é laminado, quero por um porcelanato, mas não tenho ideia da escolha, meu ap é pequeno quero por este piso nos quartos e na sala, quero tb mudar o da cozinha e do banheiro o que vc sujere, pode me ajudar com o tipo de piso e com as cores?
    att
    Vanderlei Guedes

    • Oi, Vanderlei, posso ajudar, sim!
      Você já viu a sessão de dúvidas AQUI? A pergunta 1 é essencial para que eu possa te ajudar, dê uma olhada e me mande um e-mail, ok?
      Um abraço
      Manu Mitre

  25. estou reformando o meu apartamento de 45m, e eu adoro o porcelanato preto e estou pensando colocar na sala e nos quartos….. a minha cozinha e o banheiro o piso e o revestimento é branco se´ra que fica muito pesado o ambiente estou com tanta duvida

    • Priscila,
      o piso preto sozinho não deixa TUDO pesado. Você tem que pensar no conceito que quer para o ambiente e equilibrar com cores, texturas e iluminação dos demais elementos presentes para que você alcance seu objetivo. Dê uma olhada no link https://casadaidea.wordpress.com/faq para se direcionar melhor.
      Manu Mitre

  26. Olá, primeiramente meus PARABÉNS!!!
    Estou começando com a parte de acabamento de um sobrado (pisos, revestimentos, louças…) vc teria algum catalogo mais específico para uma ótima escolha?
    Desde já obrigado e boas idéias!
    Edimilson Sobrinho

  27. aaaaaaaaaa
    ola,adorei o site
    preciso de ajuda urgente, pois ja tive um grande prejuizo na obra ,por falta de uma arquiteta. as pessoas ñ sabem como faz falta. estou reformando o apt todo e meu filho escolheu porcelanato tipo madeira p/os quartos. agora ñ sei que soleira e rodape usar, ja que o piso e na cor amendoa .e agora!!! qual piso colocar na sala e corredor.tive um preço bom em marmore carrara, mas acho que vai virar um carnaval.por favor me socorre!!!!!!
    muito obrigado!!!

    • Oi, Lucas, que pena que está tão complicado…
      Você já deu uma olhada na aba FAQ? Tem boas dicas de por onde começar e organizar melhor a cabeça.
      Só te recomendo tomar cuidado com carrara. Se for carrara, mesmo, ele é bem sensível e ficar no chão é um pouco arriscado. Sobre rodapés, geralmente o fornecedor do piso oferece o rodapé da mesma linha… ou você pode fazer em porcelanato ou madeira branca.
      Boa sorte!
      Manu Mitre

  28. Navegando encontrei este site entrei e gostei.
    Aproveito a educação da arquiteta peço uma opinião, estou reformando uma sobrado no litoral ,procuro acabamento adequado para casa de praia para vc ter uma idéia pretendo decorar a minha casa com móveis com acabamento de ratan, fibra de bananeira e afins.
    Voce pode me sugerir que tipo de acabamento usar??? Estou já nesta fase de acabamento e estou MUITO perdido.
    Obrigado
    Robson

  29. Olá,

    Adorei o site e gostaria de uma dica.
    Acabei de comprar uma casa e vou precisar trocar o piso mas como comprei a vista não tenho um capital grande. A principio tinha pensado em um porcelanato que imita madeira mas depois de ler essa matéria acho que desisti.
    Gostaria de algo clean ara que pudesse usar mais cores na decoração. Poderia me dar uma opinião.
    a casa possui mais ou menos 110 m
    Obrigada

    • Oi, Bibiana!
      Se você quer um piso mais “quente” tente um bom laminado de madeira, alguns têm até uma textura com toque muito gostoso. Ou use o porcelanato liso, mesmo. Já pensou em cimento queimado? Veja AQUI.
      beijos
      Manu Mitre

  30. Olá, Ótimo post. Gostaria de perguntar de que marca é o piso da última foto (peças escuras e claras), pois procurei, mas não consegui encontrar. Obrigada,
    Valéria.

  31. Óla tudo bem

    sou Marcelo trabalho com porcelanato a 13 anos,tudo o que foi dito ,esta correto
    a escolha do porcelanato é muito importante,da ao ambiente todo o conforto e sua preciosidade e mostra to seu bom gosto.
    o melhor é sempre contratar a mão de obra especializada.
    na dúvida meu email marcelomartinsreis@hotmail.com ou 66544583

  32. Boa tarde, gostaria de um opnião, estou construindo uma pousada, e vou tar na frente dela uma garagem p 8 carros, ñ queria que ficasse com cara de garagem de loja, mas algo mais bonito, sem ser miracema, tem algum piso bom p essa utilidade? obrigado

    • Oi, Luis
      Tem várias pedras lindas, mas você pode fazer também um piso intercalando pedras ou peças de madeira e gramado, fica um charme!
      Manu Mitre

  33. oi gostaria da sua opiniao sobre o piso q vou colocar no meu quarto estou pensando em um preto ou um branco . sim o meu quarto e td branco com uma parede de grafiato q estou pensando em envelhe ser

  34. Olá pessoal, preciso de uma ajuda. Estou começando a parte de acabamento de uma casa para vender e gostaria de uma opnião de uma pessoa que entende de piso e pintura na parede.
    Na sala quero colocar porcelanato e copa, cozinha , quarto e banheiros, um piso mais barato.
    Será que vocês poderia me ajudar em termo de côr e piso?

    Obrigado,

    • Oi, Paulo
      Sendo para vender, procuraria manter cores lisas e neutras como branco, preto e areia. Outro piso barato, mas que tem um aspecto mais rústico e por isso não tem muito a ver com porcelanato é o cimento queimado, tem um post sobre ele AQUI. Nos quartos você pode buscar um piso laminado.
      Abraço
      Manu Mitre

  35. Olá, adorei seu relatório. Tenho uma dúvida que talvez você saiba responder. Vou receber meu apartamento da construtora com porcelanato fosco. É possível alterar seu aspecto para brilhante, como os esmaltados? Ou terei que trocar o piso?

    • Oi, Thaís. Nunca vi um serviço de polimento de porcelanato já colocado, mas acho porcelanato fosco MUITO elegante e bonito. Pense bem por que você está pensando em trocar, quem sabe essa grana pode ser melhor utilizada 😉
      bjos
      Manu

  36. Olá pessoal, preciso de uma ajuda. Estou começando a parte de acabamento de uma casa para vender e gostaria de uma opnião de uma pessoa que entende de piso e pintura na parede.
    Na sala quero colocar porcelanato e copa, cozinha , quarto e banheiros, um piso mais barato.
    Será que vocês poderia me ajudar em termo de côr e piso?

    Obrigado,

    Marcos

    • Marcos,
      descartando a madeira e o porcelanato pelo preço, o piso laminado de qualidade é confortável ao toque e uma boa alternativa para os quartos e copa. Para áreas molhadas é melhor buscar uma cerâmica retificada ou até granito em peças de 40×40 que são mais em conta. Outra alternativa mais rústica é o cimento queimado em toda a casa.
      Um abraço
      Manu Mitre

Os comentários estão desativados.