Como Misturar Estampas na Decoração

Minha mãe vai reformar os sofás da casa dela e está pensando em combinar diferentes estampas. Como ela me pediu uma ajuda, já mostro para vocês também…

decoracao estampas

As mesmas cores – bege, azul claro, azul escuro e branco – em estampas florais e listradas. {RL}

Meu site favorito para pesquisar este tipo de assunto é o Designers Guild, que também é responsável pelo house wear da Ralph Lauren. Muitas das fotos abaixo são de lá e tenho certeza que vocês vão achar algumas meio exageradas, mas as imagens são ilustrativas e a ideia aqui é mostrar algumas possibilidades e explicar como conseguir o mesmo efeito, mesmo que com outras cores, texturas, tonalidades ou proporções.

Regra PBS

Aprendi uma regrinha fácil para coordenar estampas, é um jeito bem americano. Usamos uma sigla em inglês:

P = Plain

B = Big

S = Small or Stripes or both

A melhor parte dessa dica é o P – use um tecido liso ou que pareça liso de longe (aquelas estampas beeeem pequenininhas). Se esse tecido for de uma cor comum às das estampas fica mais fácil. Pode ser um tom sobre tom ou até da cor complementar a uma das cores dos demais tecidos. E aí você junta com uma estampa grande e uma estampa pequena, ou listrada, ou as duas ao mesmo tempo. Vamos ver como fica?

roupa de cama estampada

O preto liso (P) parece que abraça as outras padronagens, todas com alguma pitada de preto. Dois tamanhos diferentes de xadrez (B e S) e uma estampa fininha que forma listras (S). {RL}

decorando com estampas

Aqui temos vários grupos de combinação. Um fundo comum é o creme e o outro é o turquesa (P). Temos almofadas de padronagens tanto grandes (B) quanto pequenas (S), e o lençol listrado nas 3 cores (S). {RL}

roupa de cama estampada

O branco costura tudo (P), um floral grande azul e vermelho (B) e duas estampas pequenas – listras e flores em azul e branco (S). {RL}

Mesma estampa

Você pode também variar somente a cor de uma peça, mantendo a mesma estampa. Fica muito interessante fazer um o negativo do outro, ou usar cores complementares também.

cortina estampada

A cortina é colorida e o papel de parede é preto e branco. {DG}

Escolha as cores para que conversem com o seu conceito. Aqui ficou um tema navy romântico com o azul, vermelho e branco. {RL}

Mesma cor

Estampas diferentes com a mesma cor também ficam divertidas, dão um movimento no ambiente.

As listras em uma parede são das mesmas cores que os círculos da outra. {DG}

Tamanhos diferentes

O mesmo padrão, nas mesmas cores, mas cada um de um tamanho.

Um xadrez mais fino e outro mais grosso. {RL}

Do jeito que você tentar e ficar bonito

Você pode ir arriscando com base na teoria das cores que vimos neste post, ou com ideias que venham da sua cabeça. Na tentativa e erro, mesmo. E depois tira foto e manda pra gente.

Lembre-se sempre que uma textura pode funcionar também como uma estampa, principalmente se for marcante e grande.

decoracao estampas

Apesar da cortina ser toda vermelha, sua textura em alto relevo é suficiente para ser considerada uma estampa. {DG}

Imagens:

Designers Guild

Ralph Lauren

Apartment Therapy

9 respostas em “Como Misturar Estampas na Decoração

  1. Pingback: Fazendo uma sala aconchegante | casa da id&a

  2. Pingback: Ideias para uma sala feminina | casa da id&a

  3. Obrigada manu!!! Vou pensar como fazer e depois te conto… Na verdade fico ate pensando se vale a pena forrar o sofá… Ele eh de couro, na cor whisky… Nao se acho escuro… Mas por outro lado da uma sensação mais quente…
    E parabens pela alice!!!! Se precisar de dicas de mae podemos trocar! O me acabou de fazer 2 anos! Beijinhos

  4. Manu! Amei seu blog! Serei sua mais nova seguidora!!! Quanto aos sofás… Vou me mudar e na minha sala tem uma lareira. Tenho dois sofás antigos, diferentes um do outro e pensei em coloca-los de frente um pro outro. Mas como são diferentes pensei em forrar um de tecido liso, bege talvez e o outro com listras e completar com as almofadas… Sra. Que não fica estranho dois sofás diferentes no mesmo ambiente? Obrigadaaaaa!

    • Oi, Marcella, seja bem vinda!
      Olha, se você der uma olhada na sessão de dúvidas você vai ver que eu nunca digo que não dá… simetria é legal mas não é necessária, principalmente se você quiser um ambiente mais descontraído, informal.
      beijos
      Manu Mitre

  5. Pingback: Túnel do tempo « casa da id&a

  6. Pingback: O que fazer com um sofá amarelo? « casa da id&a

  7. Vou mandar uma combinação que eu fiz p/ o sofá da casa da praia, ficou muito legal!!! Só tenho que ir p/ lá tirar essa foto…
    Bjos!

Os comentários estão desativados.