3 Tipos de Banheiro – o seu é lugar de quê?

Banheiro é uma coisa tão óbvia pra gente, que ninguém para pra pensar que ele não foi sempre assim.

banheiro branco

Nossos banheiros têm: pia, chuveiro / banheira, espelho… ah, e janela! Claro! {AT}

A palavra vem de banho – prática da Antiguidade para purificar o corpo antes de entrar em templos. Na Grécia e na Roma antiga, os banheiros públicos eram pontos de encontro onde aconteciam reuniões, conversas e acordos que impulsionavam tanto a política como as artes e as ciências. E sabe quando foi inventado o papel higiênico? Somente em 1857. Acho que ninguém quer saber como era antes, né? Aonde eu tô querendo chegar?

O banheiro, assim como toda a casa, acompanhou a evolução da sociedade e sua cultura para atender as necessidades de cada momento histórico. Eles só passaram a fazer parte da casa a partir do final do século XVIII. Hoje tomamos banhos todos os dias porque sabemos que o asseio pessoal é uma questão de saúde. Nossos hábitos mudaram, por que o banheiro não mudaria?

Então vamos à pergunta básica: o seu banheiro é lugar de que?

1 – Paz e Tranquilidade

Quando eu era criança meu pai invadia nosso banheiro de vez em quando para relaxar numa banheira veeeeeelha que tinha lá. E chamava minha mãe para ficarem conversando, lia um livro, ou ficava sozinho de olhos fechados pensando na vida. É disso que você precisa no seu banheiro?

banheira vitoriana

Uma banheira pros momentos de tranquilidade ou para tirar o stress do dia. As cadeiras ou poltronas no banheiro são para dar conforto para sua companhia.

piso de madeira no banheiro

Pra quem puder ter um janelão ou varanda, eles trazem um clima muito gostoso pros momentos de paz. Olha como o piso de madeira também mostra um outro entendimento da função do ambiente. {Starck}

2 – Praticidade e Correria

O dia a dia não tá fácil pra ninguém. E nem sempre temos espaço para ter dois, três banheiros disponíveis naquela hora que todo mundo acorda pra ir pro trabalho, pro colégio, etc.

parede listrada preta e branca

Pia dupla para os horários de pico e para diminuir as brigas do casal. {DigsDigs}

banheiro com cuba dupla

Você pode deixá-las do lado de fora, dando privacidade a quem precisa sem atrapalhar a rotina dos outros moradores. {DigsDigs}

3 – Vaidade total

Para quem fica horas no banheiro se arrumando, tem mil potinhos de perfumes, maquiagem, creminhos, bijuterias… e gosta, mesmo, é de um banho de auto-estima.

banheiro rosa e verde

Muitas gavetas, iluminação para fazer maquiagem ou se barbear (virada para você, não para o espelho) e espelho de corpo inteiro. O design não pode deixar a desejar, tem que ser inspirador e alto astral. {DigsDigs}

Saiba o que você espera do seu banheiro para aproveitar melhor as dicas que ainda vão surgir nos próximos posts😉

Fontes e Imagens:

Apartment Therapy, Deca, DigsDigs, Phillipe Starck

4 respostas em “3 Tipos de Banheiro – o seu é lugar de quê?

Os comentários estão desativados.