4 Dicas Úteis para Decorar o Quarto do Bebê

É engraçado como bebês mexem com o emocional da família inteira, né? E quando é o primeiro filho ou o primeiro neto então? É lindo de ver… e de viver também. E a preparação no “ninho” é muito importante durante a gravidez. Tanto para o filho que vai nascer quanto para os pais se prepararem para a sua chegada.

E é justamente por isso que resolvi escrever este post. Algumas vezes os pais preparam o quartinho do herdeiro a partir de sonhos e desejos deles mesmos, e acabam não percebendo alguns aspectos muito importantes para o bebê. É muito possível fazer quartos belíssimos sem exageros e com segurança para a criança.

decoracao quarto de gemeos

É uma graça, mas muito pouco prático. Imagina manter tudo isso limpinho? Ou acordar durante a madrugada e tropeçar no carrossel? E quando os gêmeos começarem a engatinhar? {Kidtropolis}

Então vamos às dicas mais importantes:

1 – Quanto mais simples, melhor. Muito tecido, bichinhos de pelúcia, relevos nas paredes e peças rebuscadas acumulam pó e dão mais trabalho para manter limpos. E você não quer seu bebê com alergias…

cortina em quarto de bebe

Pelamordedeus! Vale um toque para a escolha das cortinas: painéis ou persianas são mais fáceis de limpar e dão um visual clean ao quarto.

decoracao quarto de bebe

Esta família mora em uma kitchenette e adaptou um pedacinho da sala para abrigar o bebê. A solução foi interessante, mas a ideia de colocar quadros e objetos sobre o berço não é segura. {Ikeahacker}

2 – De novo, quanto mais simples melhor. Tenha somente os móveis necessários – berço, trocador, cômoda e uma poltrona para amamentação. O quarto tem que ser de fácil acesso, para atender o bebê com rapidez quando for necessário. E quinas vivas vão ser perigosas, prefira as arredondadas.

decoração quarto de bebê azul e branco

Precisa de mais que isso? Olha que agradável. O piso deste quarto é bem bacana. Você pode usar manta acrílica ou resinas para conseguir o mesmo efeito. São fáceis de limpar, agradáveis ao toque e não escorregam, ajudando o bebê que começa a engatinhar. Ainda dá pra fazer de várias cores, desenhos… {Cambrass}

3 – Não, não vou cansar de repetir. Quanto mais simples, melhor. Use cores e formas para estimular a criança sem exageros. Mas lembre que, ao dormir, a luz vai estar apagada😉

cortina e enxoval do bebe

Eu amo esta combinação de cores e estampas. Mas certeza que passar o dia todo aqui deve ser estressante… laranjas e amarelos muito vibrantes são cores perigosas, use com moderação. E o tamanho da cortina está perfeito, para que a criança não puxe para tentar se levantar. {Gal}

4 – Iluminação e ventilação apropriadas. É importante que o bebê saiba quando é dia e quando é noite, deixe a luz do sol entrar. Se você puder escolher a localização do quarto, prefira que seja voltado para o leste, que recebe o sol da manhã. Além do sol, uma boa ventilação ajuda a evitar o mofo, só não pode por o berço na corrente de vento entre a porta e a janela do quarto. Para a iluminação artificial, utilizar dimmers é uma boa para dosar a luminosidade do quarto.

berco combinando com comoda

Viu a cortina translúcida? Eu gosto da solução dos puxadores, você pode comprar separado em lojas de construção ou decoração para dar um toque de cor na cômoda e nos armários. É um detalhe simples que faz diferença e é fácil mudar depois, quando a criança crescer. Ou quando vier o próximo filho. {Cambrass}

quarto azul e verde para bebe

Olha que bonitinhos os puxadores coloridos. Toques de cores vivas estimulam o bebê sem estressá-lo. E a cortina é tipo rolô, funciona como um painel. {Micuna}

Para quem vai ter gêmeos, tem um post especial AQUI

Fontes e Imagens: KidtropolisGuia do BebêAlô BebêGalIkeahackerQuarto BebêCambrassMicuna

17 respostas em “4 Dicas Úteis para Decorar o Quarto do Bebê

  1. Pingback: Minha inspiração para o quarto de bebê | casa da id&a

  2. Pingback: Quarto de bebê cinza pode ficar lindo « casa da id&a

  3. Olá Manu,
    Serei mamãe de primeira viagem e acho que são gêmeos… Sou muito prática e não quero quarto com berço tradicional, gostaria de uma idéia para que a caminha durasse mais tempo, algo planejado que também tivesse segurança e conforto, mas que pudesse durar mais anos… ainda não vi nada parecido com o que imaginei, peço sua ajuda para algo legal, moderno e não muito suntuoso, classe média, se é que me entende!
    Obrigada,
    Walkíria

    • Oi, Walkiria. Primeiramente, parabéns!!
      Eu entendo totalmente o que você quer dizer. Existem berços que vão se transformando em camas. À medida em que o bebê cresce você vai regulando a altura, depois tira as grades, etc. Olha um exemplo AQUI.
      Se você não gostar do desenho, peça para um marceneiro fazer😉
      beijos
      Manu Mitre

    • Oi, Val! Minha sugestão é justamente fugir dos temas… pense por que você quer o tema anjos – tranquilidade? paz? proteção? – e inspire-se neles para conseguir transmitir essas sensações através da decoração do quarto, sem a necessidade de fazer um quarto temático. Para entender melhor, veja o post de inspiração em Alice no País das Maravilhas AQUI, ou o do Avatar AQUI.
      beijos
      Manu

  4. Adorei os quartos… continua postando mais… meu filhote ja esta por vir
    queria mais novidades

  5. Oi Manuela,
    tudo bem?
    Gostaria de ideias para quarto de criança, não de bebê.
    Entretanto, não queria esses quartos megapoderosos que no geral são apresentados. Acho que seria legal ideias para quartos funcionais de classe média. Ou seja, que fazer com espaços pequenos e pouco dinheiro. Quando voce tiver um tempinho coloque esse na lista que será legal.
    Muito obrigada e um abraço
    natália
    Obs: sua mãe faz uma grande propaganda de seu site, mas pelo que vejo, ele é bom mesmo. Parabéns

  6. Pingback: Cortinas – vestindo suas janelas « casa da id&a

  7. Querida, mto show! aceditem, qto mais prático melhor! Estou com meu filho há quase 3 meses, optamos por um quarto clean, tipo o da foto bco/azul, não tem coisa melhor, até meu filho se sente tranquilo.

Os comentários estão desativados.