Cortinas – vestindo suas janelas

Tem gente que diz que as cortinas são as roupas da casa, que não podem faltar, etc. Eu acho que cada caso é um caso, depende do conceito do projeto e das suas necessidades.

paredes de vidro sem cortinas

Quem precisa de cortinas aqui? O telhado não deixa o sol bater nos móveis, não tem o que temer dos vizinhos e a vista é parte da beleza da casa.

Cortinas servem basicamente para 3 coisas: filtrar ou bloquear a luz do sol, dar privacidade e decorar o ambiente. A primeira etapa é saber o que você espera da sua cortina. Uma sala de TV ou home theater pode precisar bloquear a luz externa, sendo recomendado o blecaute. Mas o quarto da criança pode filtrar a luz do dia com menos rigor, até para avisar a hora de acordar.

Já no quarto do casal que não quer ser alvo de voyeristas, a luz que tem que ser filtrada é a interna, evitando que a movimentação no ambiente seja vista pelo lado de fora.

Decidido o objetivo da cortina, vamos aos tipos. Você pode usar um varão ou um trilho, também chamado de trilho suíço.

O Varão

cortina com varao de galho de arvore

Pra você nunca mais esquecer o que é um varão.

O varão pode ser simples, duplo ou triplo – em cada um vai um tecido: forro, cortina e xale. Utilizamos varões para cortinas que não começam no teto. Os varões precisam de ponteiras para evitar que as cortinas escorreguem para fora.

decoração de sala com cortina

Neste ambiente Roberto Migotto utilizou varão duplo. O forro de seda crua deixa quase toda a luz passar, mas mantém a privacidade. {Casa}

ilhoses de metal na cortina

Ilhoses são uma boa solução para que a cortina corra pelo varão. {CF}

cortina de tecido

Ou alças com o mesmo tecido também ficam bonitas. Aqui tem que ter cuidado para não fazer cortinas muito pesadas porque fica difícil movimentá-las depois. {CF}

Os Trilhos

Os trilhos são ótimos para ambientes que precisam de bloqueio total da luz porque são parafusados no teto, portanto o tipo ideal para cortina com blecaute. Podem ficar embutidos no forro de gesso ou, com um centímetro a mais, a própria cortina esconde o perfil de alumínio. Eu sempre digo que cada caso é um caso, não gosto de dizer que nada é feio porque isso depende MUITO mas, geralmente, se você começou a cortina lá no alto do teto, fica uma composição mais bacana se a cortina for até o chão.

Também podem ser simples, duplos ou triplos e ocupam bem menos espaço do que os varões.

como prender a cortina no trilho

O trilho de alumínio e rodízios presos ao tecido. {AT}

cortina embutida

Fernando Piva abrindo uma de suas cortinas. Repare no acabamento de madeira / gesso que está protegendo os trilhos e nas laterais da cortina. {Casa}

Pregas, franzidos, etc

O volume e o caimento da cortina vão depender muito do tecido utilizado e do acabamento que for feito.

cortina com pregas

Prega Americana. Foi a prega utilizada com varão pelo Roberto Migotto e nos trilhos pelo Fernando Piva, nos ambientes acima. {CF}

pregas com botões na cortina

Prega Macho com botões (que não precisam estar aí). Este tipo de pregas utiliza menos tecido do que para fazer as Pregas Americanas. {CF}

cortina com xale

Oscar Mikail utilizou pregas macho tanto no forro quanto na cortina deste ambiente. As pregas são maiores que as americanas, dando menos movimento, mas ainda com bom volume. {Casa}

cortina em quarto infantil

Pra quem ficou curioso de como é a prega fêmea, o efeito é parecido com o da prega macho.

pregas diferentes na cortina

Prega Inglesa. Acho um charme os 3 tons que a cortina fica. {CF}

cortina transparente esvoacante

Esta é uma cortina franzida. Você usa menos tecido e consegue um efeito de volume interessante. {AT}

cortineiro de madeira

A solução de Fernanda Marques para este ambiente foi interessante. Ela utilizou um cortineiro de madeira que disfarça o ar condicionado, deixando só frestas para a saída do ar frio. A cortina não tem pregas nem franzidos, você consegue este efeito colocando mais tecido. {Casa}

cortina com varão

Também sem pregas ou franzidos, o projeto de Mário Almeida utiliza varões de bambu e não tem forro. Se o ambiente não recebe sol diretamente é uma solução interessante. {Casa}

cortina lisa

Os painéis deslizam nos trilhos e são uma solução mais discreta. Mas você pode fazer várias brincadeiras com imagens e grafismos para deixá-lo mais dinâmico. {Casa}

Tecidos

Existem milhões de tipos de tecido e não vou te iludir dizendo que vou te explicar todos. É importante primeiro saber que tipo de visual você espera – volumoso, discreto, pesado, formal, sofisticado, brilhante, translúcido, moderno? E depois de saber o que você quer, ir “sentir” cada um nas lojas de tecidos para decoração e de cortinas e ver qual se encaixa melhor no seu plano. Vou passar algumas dicas importantes para você saber escolher o melhor tecido para o seu objetivo, ok?

1 – Sempre pergunte se o tecido encolhe na lavagem. Alguns precisam ir pra lavanderia para lavagem a seco.

2 – O forro é importante para proteger os móveis e pisos do sol. O tecido mais usado neste caso é o voil, mas pode ser de algodão também.

3 – Os tecidos sintéticos podem até ser mais baratos, mas o movimento e caimento dos tecidos naturais é incomparável.

4 – Quanto mais fino o tecido, menos volume ele vai fazer. Para compensar isso, você utiliza uma metragem maior para franzir, fazer pregas ou para deixá-lo acumular no varão ou nos trilhos, liso, mesmo.

5 – Alguns tecidos já são super encorpados, como o xantungue e o tafetá de seda, mas eles são carinhos…

6 – Para avaliar a transparência, use um objeto colorido atrás do tecido e observe contra a luz. Na sua mão, um linho rústico pode parecer impenetrável, mas contra a luz pode ser transparente, como na última foto acima.

Dúvidas?

Veja a página de perguntas frequentes AQUI antes de fazer uma pergunta, respondi uma especialmente sobre cortinas.

E há uma seleção de posts de cortinas em uma página AQUI.

Fontes e Imagens: Casa.com.br, Casa Fortaleza, Apartment Therapy

120 respostas em “Cortinas – vestindo suas janelas

  1. Bom dia.
    Tenho uma dúvida, posso instalar uma cortina curta de voil no quarto principal? Ou deve ser comprimida, qual é o correto?

    • Lucia,
      não tem o certo nem o errado… dê uma olhada na página de dúvidas frequentes do site que você vai encontrar essa resposta!
      bjos
      Manu Mitre

  2. Manu,

    parabéns pelo blog… queria pedir ajuda numa dúvida: o ar condicionado dos quartos dos meus filhos fica no vidro superior e não sei como colocar a cortina sem atrapalhar o funcionamento do ar. Coloco abaixo do ar?? E como cubro o vidro ao lado do ar?? Pode me ajudar?? Muito obrigada e bjs!

    • Oi, Denise
      Você viu a solução do cortineiro da Fernanda Marques (14a foto)? Será que dá pro cortineiro pegar a parte superior da janela? Vou pensar em alguma outra solução e posto aqui, tá?
      Manu Mitre

  3. Olá,
    Excelentes os seus posts.
    Poderia me tirar uma dúvida? Qual o espaço mínimo que devo deixar entre a sanca de gesso e a parede para embutir uma cortina com trilho de alumínio? Deixando 10-12 cm dá?

    Obrigado.

    • Mateus,
      converse com quem vai te fornecer o trilho e a cortina, depende um pouco de fatores como tipo de trilho, tipo, pregas e caimento do tecido, etc.
      Att
      Manu Mitre

  4. Olá,
    Adorei seu post, muito informativo.
    Estou colocando gesso em minha sala nos próximos meses, e estou pensando em colocar a cortina embutida.
    Tenho uma dúvida, quando se dá a instalação do trilho?
    Peço para já embutirem no gesso ou teto?
    E depois que o tapeceiro irá vir instalar a cortina.
    Ou é o tapeceiro que deve instalar o trilho?
    Agradeço se puder sanar esta minha dúvida.
    Beijos,
    Andrea.

    • Andrea,
      converse com quem vai instalar suas cortinas, com o pintor e o gesseiro. Depende da estrutura que a cortina precisará para ser instalada. Provavelmente a ordem será: gesseiro, pintor, cortina. Mas confirme com eles, cada profissional tem suas manias😉
      Abs
      Manu Mitre

  5. eu gostaria de saber quer cortina usar ja que eu tenho uma janele e uma porta de 4 abas,que abre para dentro e outra para fora.por favor me ajude eu amo cortina,sem elas minha sala parece que fica vazia.aguardando a resposta anciosa.obrigada,

  6. Gostaria de fazer uma pergunta! Tenho uma duvida muito grande, moro em um sobrado e a janela e a porta da sala q são aem aluminio são na msm parede, q tipo de cortina eu deveria usar? Coloquei uma cortina de fora a fora na parede, mais na hr de abrir a porta da sala fica um pouco dificil por causa da cortina! O q vc me indicaria? Fico no aguardo, obrigada.

  7. Olá Manu
    Amei essas dicas sobre cortina postadas por você mas ainda tenho uma dúvida cruel. Minha sala tem 5 x 5, gostaria de colocar uma cortina na janela para decorar o ambiente pois a luminosidade nao me incomoda. A janela tem 2,5 de largura e ocupa o meio da parede. O rack vai nessa parede que tem a janela como fazer: colocar uma cortina na parede toda, ou simplesmente colocar uma cortina de varão do teto ao chao somente na janela e deixar o restante da parede a mostra ou colocar uma cortina de varao somente na janela??? Desde já agradeço

  8. Bom dia!
    Primeiro quero parabenizar pelas dicas e pelo site, são ótimos. Tenho uma dúvida,minha sala tem 1 janela de alumínio e uma porta tb de alumínio.pretendo colocar cortina com trilho,pois tem rebaixamento de gesso. Gostaria de saber ser a cortina com trilho precisa ser franzida ou com pregas?
    Desde já agradeço pela atenção e a disposição.
    Atenciosamente
    Ana Paula

    • Bem vinda, Ana Paula!
      O fato de ter o forro de gesso não te impede de fazer um varão, viu? Só pode ficar mais complicado se não tiver um espacinho entre o topo da janela e o teto deixando uma faixa da janela sem cobertura. Mas o varão pode ser preso na parede, nos lados da janela.
      Sobre cortina com trilhos, você não precisa franzir, não. Ela pode ficar mais esticadinha quando fechada, veja esta foto: http://www.rocortinas.com.br/images/cortinas/cortina.jpg
      Abs
      Manu Mitre

  9. Oi Manu,
    seu site é ótimo!!! Tô com uma parede aqui em casa em que tenho duas janelas e uma porta mas n sei como combinar as cortinas pois uma das janelas já está na área da cozinha. Te mandei uma foto no e-mail pra ficar mais claro. Agradeço muito a atenção!!

  10. oi manu,
    tenho uma duvida, porque a janela do meu quarto é grande e não sei que tipo de cortina colocar nele…

  11. Oi Manu
    Fiz uma sanca com cortineiro na sala do meu apartamento, porém quando foram instalar os móveis planejados o home da sala ficou grudado na parede, então a cortina não vai ficar do tomanho cortineiro porque ela não vai poder enconstar na parede dos dois lados da janela. Fica muito feio se a cortina ficar menor que o cortineiro? Vai ficar sobrando espaço no cortineiro sem cortina, vai ficar esquisito??

    Obrigada!

  12. minha sala é feia oque fazer ? Ela tem uma eatante cor marfim antiga,que meu marido ñ se desfaz dela ,tem um bar nela e uma televisão de 32 , e um sofa preto um de 3 e2.me ajuda

  13. Olá,gostaria muito de uma dica sua ,se vc puder me ajudar,ficarei muito grata!Estou com uma dúvida.Posso usar uma persiana curta por baixo de uma cortina longa(a cortina vai até o chão mas e persiana uns dois palmos abaixo da janela) ? Obrigada,bjos

  14. Olá Manu,…
    tenho uma duvida,… em minha sala que é de tv e jantar juntas,… tenho duas janelas,…. uma em uma parede de 3,0 metros e outra no meio da parede de 6 metros de comprimento,… na parede de 3 metros eu gostaria muito de colocar uma cortina blackout para a tv de bastão até o chão,… mas na outra janela que fica na maior parede não tenho ideia, será que posso colocar uma persiana curta nela?? Posso misturar estilos assim?? Outra cortina em bastão eu acho desnecessária, pois eu queria algo so para quebrar a luz… O que posso fazer?

  15. Oi manu, meu nome é Leandra e peço que me ajude, estão dizem que já não se usa mais cortina na parede inteira dos quartos, e que agora a tendencia e usar apenas do tamanho da janela, eu particulamente acho ridiculo uma cortina curta, mesmo que essa seja a tendencia pretendo fazer no quarto da minha filha até o chão, eu gostaria de saber sua opnião se fica mais bonito eu fazer a parede toda de ponta a ponta ou apenas na largura da janela deixando as paredes lateral a mostra para pendurar quadros infantins

    • Leandra,
      o que eu acho ridículo é o “não se usa mais”, faça do jeito que você quiser! Dê uma olhada na sessão de dúvidas, tem uma pergunta específica sobre o tema AQUI.
      bjos
      Manu Mitre

  16. Oi Manu, estou encantada com o site PARABÉNS,é simplesmente lindo!!! Estou com uma dúvida quero comprar uma cortina para minha janela da sala,só que eu não sei se é curta ou comprida?? E se é do teto ao chão ou não?? Minha sala é bem pequena, e a janela também. É uma casa bem simples. Me ajude quero deixar minha casa bem inda! Aguardo ansiosa pela resposta.Bjs.

    • Oi, Karla, bem vinda!
      Você está com sorte, acabei de montar uma página com alguns posts sobre cortinas AQUI. Tem cortina curta e comprida, de todo tipo. Sugiro também dar uma olhada na sessão de dúvidas, pergunta 3, AQUI. Tem a orientação exata para você escolher se vai ser curta ou comprida, ok?
      beijos
      Manu Mitre

  17. Olá,

    Gostaria de lhe dar os parabéns por esta ideia. Por vezes deparamo-nos com dúvidas que uma explicação simples de um profissional faz toda a diferença.
    Se possivel pedia a sua ajuda com alguma ideia para a minha sala. Estou completamente baralhada não sei o que seria melhor para o meu caso.
    A minha ideia é colocar nas portadas laterais 2 cortinados que deverão prender de apenas um lado. Isto porque o acesso ao exterior é feito por estas portas, normalmente está sempre uma aberta. As dimensões reais são 1,45 Larg x 2,05 Alt.
    Para a janela estava a pensar numa japonesa do mesmo padrão; esta estará quase sempre aberta. As dimensões reais são 1,45 Larg x 115 Alt.
    Quanto aos padrões ainda não pensei.Tem alguma ideia?? Vou enviar fotos para facilitar.
    Muito Obrigada
    Angelina

  18. Manu, fiquei feliz ao ler a sua resposta, obrigada!
    Pois é, pretendo colocar uma cortina de voal, bem leve, de cor clara, mas com forro, justamente para, quando fechada, enganar onde fica a porta (descentralizada). Fica na sala de jantar, onde tem uma mesa de seis lugares, com tampo de vidro sustentado por duas torres de mármore carrara, um aparador em conjunto com a mesa, e, um carrinho de chá também com vidro.
    Então, como quero dar impressão de amplidão, posso colocar a cortina com o cortineiro na parede toda, certo?
    Um beijo

  19. Olá Manu,
    adorei o seu site!
    Preciso da sua opinião. Minha sala tem uma porta de correr que dá para a varanda, esta porta fica do lado direito a 20 cm da parede lateral, e, do lado esquerdo, a 1 metro da outra parede, pretendo colocar um cortineiro para dar impressão de pé direito mais alto. Minha dúvida é: ficaria melhor o cortineiro/cortina na parede toda ou somente onde está a porta, sendo que ela não está centralizada na parede? Gostaria de dar sensação de amplidão… Um beijo

    • Rita,
      sugiro dar uma olhada na sessão de dúvidas do site AQUI.
      Depende do tecido/cor que você vai usar na cortina e do restante da sala, mas geralmente uma cortina de parede a parede deixa mais amplo…
      Manu Mitre

  20. Olá Manu,
    Adorei as dicas do seu site.De muito bom gosto e instrutivo, parabéns!!
    Gostaria de pedir gentilmente a opinião da melhor opção para as janelas da foto que estou enviando por email. A dúvida maior é como devo tratar uma janela em diagonal para colocar por exemplo uma cortina romana? Obrigada um abraço, Patrícia

  21. Boa Noite, Manu…adorei as dicas…era tudo q eu estava precisando, mas ainda tenho uma dúvida: meu ap é pequeno..tenho uma varanda de 1,45 por 2,10 com 2 portas de correr. Ela fica bem encostada nas duas paredes laterais.Queria colocar persiana e cortina.Qual a distancia essa persiana tem q ficar da esquadria ou do teto e qual a distancia q o varao da cortina tem q ficar da esquadria e do teto???Meu objetivo maior é diminuir a luminosidade . obrigada,Ludmila

    • Ludmila,
      se a porta fica rente à parede, você não tem muita escolha, né? Tem que fazer de parede a parede… A distância até o teto depende do efeito estético que você quer fazer e da distância da esquadria até o teto. Com um pé direito muito alto não vale a pena, mas se a distância for pequena, pode ir até o teto… Mas lembre: não tem regra, tá? É o que você gosta mais.
      Manu Mitre

  22. Boa tarde! EStou querendo colocar uma cortina na minha sala que é de estar e jantar, tem 2 janelas de 1,50m. O sofá ( madeira – modelo mais antigo) tem uma estampa verde, parede branca. Devo usar uma cortina verde ou com detalhes verde? Fica legal usar uma cortina 100 % algodão- linha? Que tecido devo usar debaixo dessa cortina para não estragá-la?
    Obrigada pela atenção…

  23. oi , eu gostaria de uma ajuda, as paredes do meu quarto são areia e uma vermelha,e meus moveis marfim, a janela fica na parede cor de areia , e eu coloquei uma cortina cor de caqui ficou bom ou seria melhor outra cor de cortina?
    me ajude por favor eu agradeço!
    bjos.

  24. Oi Manu. Gostaria de saber se posso aproveitar minhas cortinas de quarto e sala. Elas são franzidas para trilho. Gostaria de sabet se posso colocá-las em varão. Elas são de voal bem clarinhas e se posso usar argolas para colocá-las no varão. Poderia também colocar os ilhoses, mesmo elas já estando franzida?
    Aguardo sua resposta e parabéns pelo site.
    Célia

  25. Olá Manu,

    Entrei nesse site para tirar dúvidas. Amei as fotos. Porém ainda continuo com uma dúvida, talvez possa me ajudar. Minha sala tem 3,5 com sanca e resolvi fazer a cortina franzida com trilhos que ficam encobertos. Comprei voal perola e tecido (acho que kaifa, tipo de linho creme). Eu tinha pensado em fazer a parte de baixo do voal e em cima o tecido, porém o rapaz que me atendeu disse que o voal por cima fica melhor. Minha mãe tb. O que vc acha?? Como ficaria melhor??? Muito obrigada pela atenção e muito sucesso a todos.

    • Valdete, você tem que ver o que tem mais a ver com a proposta de decoração que você fez para o restante do ambiente… não tem resposta certa para sua pergunta. Dê uma olhada na aba FAQ aqui do blog😉

      • Desculpe falta de informações. Dei uma olhada rápida FAQ e depois vou entrar e ver maiores detalhes, tem muitas idéias.
        Na verdade estamos reformando a casa. É um sobrado. Trocamos o piso da sala para porcelanato creme. O teto e duas paredes são brancas, a parede da porta que acompanha a escada será amarela clara (grafiato). Gostamos de tudo muito claro. Vamos aproveitar os móveis – sofa (camurça beje escuro como os assentos das cadeias ) A mesa jantar tampo de vidro, cadeiras e estante – tipo mármore branco (laqueado). Antes a cortina tinha voal em baixo e em cima um tecido marron, tipo uma capa que fechavamos só para assistir filmes. Combinava tb com tapete – marrom com detalhe beje. O voal estava muito velho e começando a encardir. Resolvi mudar. Eu vi numa revista a cortina creme e gostei. Só fiquei com essa dúvida se é melhor o tecido ficar por cima ou por baixo do voal. Espero ter clareado mais. Muito, muito obrigada por enquanto.

  26. Ola Manu…

    Adoro suas dicas…!! E estou precisando de uma: a Janela do quarto não esta centralizada na parede, como disfarçar essa irregularidade com cortina? Para quarto o melhor é cortina até o chão? Abraço

  27. oláa

    Vou mandar fazer a cortina do meu quarto
    a parede tem 3 mt, pensei em comprar 8 metros de tecido.
    Gostaria de saber se ficaria bonito fazer com 2 cores de voal (prata e branco), pra ser colocado no varão cromado e no fundo colocar um blecaute de tecido com trilho suisso de parede.

    Abraço

  28. Manu, estou me mudando para uma casa alugada, portanto, não quero gastar muito na decoração. A parede do quarto tem 3,50m onde há uma janela, com 1,44×1,10m. Nessa mesma parede, ao lado da janela, há um ar-condicionado horroroso, que eu gostaria de esconder. Posso usar uma cortina de tecido leve, que cubra toda a parede deixando o varão distante da parede, para não abafar a saída do ar? Ou usar uma persiana?
    Abraço

    • Patrícia,
      não recomendo usar cortina ou persiana para tapar o ar condicionado… vai acabar estragando sua cortina e sobrecarregando o equipamento. Sugiro misturar a solução de emoldurar a cortina como o Roberto Migotto fez e esconder o ar condicionado como a Fernanda Marques fez (fotos no post acima), entende?
      bjos
      Manu Mitre

  29. Olá Manu, estou com uma dúvida.Comprei uma cortina de linho rustica bege,de 2,70m altura por 4 m de largura para colocar em uma janela de 1,20 de altura por 2m de largura.Qual o tamanho do varão devo usar sendo que a parede do meu quarto tem 5,5 m .Gostaria que a cortina não ficasse muito esticada.
    Desde já agradeço.

    • Ludimila,
      se a cortina não tem pregas, o tamanho da janela mais uns 10-20cm de cada lado já vai deixá-la com um leve movimento. Mais que isso pode esticar, mas é melhor você testar para ver o ponto de “esticado” você quer…
      bjos
      Manu Mitre

  30. OLA, entao tenho uma sala media digamos q daria até para fazer dois ambientes pequenos, enfim mandei colocar sanca fechada qual cortina ficaria legal sem tirar a blz da sanca!! um beijo

    • Silvana,
      não tem regra… mas se você quer uma cortina discreta, tente tons neutros lisos, tecidos que não brilhem e menos armados. Provavelmente o mais fácil será fazer uma cortina com trilho suíço.
      Beijos
      Manu Mitre

  31. parabésns pelas informaçoes. Será que pode me ajudar? coloquei uma sanca com cortineiro no quarto do meu filho e ainda nao farei os armários embutidos. A parede é grande e tem uma janela
    . Minha pergunta é: nao queria fazer uma cortina muito grqnde pra ocupar toda a parede pra nao acumular poeira e nao perder espacos das paredes qdo for fazer os armarios pois uma parede lateral a jabela ficara a tv instalada. Fica feio a cortina ser menor que o cortineiro de gesso sanca que ja ta instalada no quato ou a cortina tem q ser exatemnte do tamanho do cortineiro? o cortineiro ocupa toda a parede. Agradeco demais caso responda. Bianca

    • Bianca,
      não tem regra… faça o que for mais funcional para você e nos tecidos e cores que combinem com a proposta do quarto. É importante ter o projeto final em mente (com os armários, TV, etc) para não ter retrabalho depois.
      beijos
      Manu Mitre

  32. Pingback: Será que a Roberta põe cortina na porta da varanda? « casa da id&a

  33. Olá Manu, achei o debate muito interessante e na verdade não é muito “fácil” escolher cortinas.
    Vou aproveitar e também te pedir umas dicas para minha sala.
    Comprei uma casa grande e a sala é ótima.
    A Janela mede 3 por 2,80 de altura e estou na dúvida se escolho prega americana ou não, blecaute de tecido ou não, se bandô ou não.
    Não tenho vão de cortineiro.
    Vou te mandar uma foto. Beijinhos e bom carnava.
    Agradeço desde já.

  34. Oi, Manu! Amei tuas dicas…..mas preciso de uma ajudinha..rsr
    Em minha sala tenho uma porta de blindex e uma janela de blindex de 2,00 por 1,20. Não sei de devo colocar cortina na porta e na janela ou se devo colocar somente em uma das duas….e me dê uma dica de tamanhos e cores ……gosto das cortinas de tecido. As paredes são brancas, gesso marfim e uma parede Verde Oliva e sofá caramelo. Me ajudeee..rsrs beijos!!

  35. Oi, Manu! Amei tuas dicas…..mas preciso de uma ajudinha..rsr
    Em minha sala tenho uma porta de blindex e uma janela de blindex de 2,00 por 1,20. Não sei de devo colocar cortina na porta e na janela ou se devo colocar somente em uma das duas….e me dê uma dica de tamanhos e cores ……gosto das cortinas de tecido. As paredes são brancas, gesso marfim e uma parede Verde Oliva e sofá caramelo. Me ajudeee..rsrs beijos!!

  36. Olá, td bem? Adorei sei site… era tudo o que eu precisava. Acho que vc vai conseguir me ajudar. Estou montando minha casa e tive uma grande dúvida em relação às cortinas do mue quarto. É o seguinte: pra começar, meu quarto não é muito grande (tamanho suficiente para uma cama Queen, os criados e um home). Na parede da janela, tenho tb (posicionada um pouco na diagonal em relação à janela) uma porta que dá acesso à sacada. Como posso fazer as cortinas? Ou persiana é melhor? A da sacada tem que ser longa até o chão, mas e da janela? Faço uma longa e a outra curta? Se colocar as duas longas, fico com medo de ficar mto tecido. Será que vc pode me ajudar? Se for preciso, posso fotografar meu quarto e te enviar.
    Muito obrigada!
    Roberta

  37. Oi Manu,
    adorei suas dicas! Parabéns. Tenho uma dúvida que há muito me atormenta. Moro em uma casa perto da praia e as janelas abrem para dentro ( olha que horror! ). Nos quartos coloquei cortinas simples como pede o ambiente, do tamanho da janela , só ultrapassando um pouco para não ficar à mostra as partes da janelas quando estão abertas. Mas na sala não sei o que fazer . As portas da janela quando abertas ultrapassam a janela em cerca de 25 cm e naõ sei que tipo de cortina usar. Se curta, se longa, tipo de tecido… Será que podia me dar alguma dica?
    Bjs, Livia

    • Oi, Lívia
      Vou ter que pesquisar imagens para você. Mas uma alternativa poderia ser não ter cortinas, mesmo. Você pode proteger sua privacidade com insulfilm branco. Outra alternativa é instalar persianas leves bem no vão da janela – como se fosse o recheio do sanduíche entre o vidro e a “porta” da janela, entendeu?
      bjos
      Manu Mitre

  38. Manu,

    Me tira uma dúvida… fiz rebaixamento de gesso e quero minha cortina embutida… posso utilizar varão ou só pode ser de trilho?

    Aguardo sua resposta.

    • Oi, Erika
      Não tem problema em embutir a cortina se ela for de varão. Ela pode ocupar mais espaço que um trilho, mas se vai ficar embutida não vai fazer diferença na estética.
      bjo
      Manu

  39. ola tudo bem , adorei o estilos das cortinas aqui expostas ,quero uma opniao tua a minha sala é mais no formato de uma quadrado , eu quero decorar a vermelho, preto e branco, como faco nas cores da parede, sofás? e coloco cortinas ou persianas?

    beijinhos

  40. Pingback: Cortina na sala « casa da id&a

  41. Pingback: O que tem de errado neste apartamento? « casa da id&a

  42. Oi manu achei este site e amei , comprei um ap como a sala éra pequena abri um quarto p/ deixar a sala maior então eu fiquei c/ duas janela na sala só que as janela são muito grande rsrsrs ai vai a medida dois metros de altura por um e cinquenta de largura pintei a sala de palha uma parede de camurça e outra da entrada da sala de verde meu sofa é claro o piso de madeira em patina branco os resto dos moveis castanho rsrsrs deu p/ entende e eu tenho as cortina em voall meio creme meio branca e gostaria de colocar um chale só ñ sei que cor colocar gostaria de deixar tudo arrumadinho p/ natal eu te agradeço bjs

    • Ana, que bom que você gostou do blog, volte sempre!
      Sua pergunta tem milhões de respostas possíveis e depende muito de que sensação ou mensagem você queira transmitir e é difícil saber as cores exatas sem vê-las… visite o post sobre teoria das cores que pode te ajudar: AQUI
      Depois tira fotos pra gente ver como ficou!
      Beijos,
      Manu Mitre

      • Oi Manu! Estou completamente encantada com seu blog. Amei seu trabalho, parabéns mesmo!
        Estou querendo fazer umas mudanças no meu quarto, mas não sei nem por onde começar. A princípio queria umas dicas sobre a cortina. Se possível, tem algum e-mail pra eu te enviar fotos e pedir umas dicas? Desde já agradeço. Muito obrigada

      • Oi, Viviane! Que bom que você gostou… bem vinda!
        O blog tem alguns posts sobre quarto de casal AQUI e AQUI.
        E para mandar e-mail pro blog é no casadaidea%gmail.com, ou clique na aba “Contato” no cabeçalho da página.
        beijos
        Manu Mitre

  43. Pingback: Cortina no canto « casa da id&a

  44. Boa noite Manu! Primeiramente parabéns pelo trabalho, dedicação e bom gosto além do carinho que percebi nas suas respostas acima! Gostaria da sua ajuda…tenho uma janela de canto no meu quarto, coloquei persiana porém ficou o buraco entre as persianas, não me sinto bem parece que sempre tem alguém espiando…risos…vi que vc. respondeu acima que tem fotos no facebook mas a minha janela é de canto canto mesmo..de quina pra ser mais exata…vc. tem alguma idéia de cortina que ficaria legal? Desde já agradeço. Abraço

  45. Olá Manu!

    Parabéns pelas suas informações! São precisas e de grande contribuição para as pessoas leigas na matéria. No momento, não tenho como fotografar meu apartamento. Todas as paredes estão pintadas de branco neve. Com exceção de uma parede da sala e outra do quarto da minha filha que são nas cores rosa açaí. As cores das cortinas devem combinar com os edredons, com os móveis ou com as paredes? As cortinhas em tecido são mais elegantes? Antecipadamente agradeço.

    Norma.

    • Oi, Norma!
      Que pergunta difícil, hein? Infelizmente (ou felizmente) não tem uma regra… você pode usar uma cor que faça contraste com o edredom, as paredes ou os móveis para um visual mais ousado… pode usar uma cor que esteja presente na estampa de uma almofadinha de nada ou deixar tudo combinadinho que nem casa de boneca. Depende muito do conceito do ambiente, que sensação ou mensagem você quer transmitir. Tente dar uma olhada nos post de cores na decoração para te ajudar, começando por AQUI.
      Da mesma forma, existem diversos tipos de tecido que podem ser mais modernos, sofisticados, formais ou divertidos. Se as outras alternativas que você está pensando são persianas de metal, madeira ou plástico aí concordo que NO GERAL os tecidos ficam mais aconchegantes.
      Mas, aproveite que não tem regra e ouse, divirta-se e faça do seu jeito!
      beijos
      Manu Mitre

  46. Olá!
    Adorei as dicas, só que o que eu queria não encontrei aqui… rs
    então lá vai ela…
    No quarto em que, a janela é do tamanho “normal” eu posso usar uma cortina até o chão??
    beijinhos

    • Bartira,
      quando você encomenda cortinas, geralmente ocorre uma visita técnica para medirem tudo para você. Mas é importante ter as medidas dos vãos (horizontal e vertical), a partir dessas medidas você decide quanto quer de tecido extra nas laterais, até o teto ou até o chão…
      Não sei se respondi sua pergunta…
      Manu Mitre

  47. Olá..Estou numa duvida cruel,acabei achando esse “debate” e adorei,portanto gostaria de saber se tem como me dar uma idéia..tenho uma sala bem grande,com duas janelas,em blindex fume,no tamanho de 2,2o por 2,oo!Tendo uma parede na cor roxa,eas outras na cor gardenia,o chao em porcelanato num tom creme,com contorno da sala em preto!Não me decido nem por cortina nem por persiana,queria uma ajuda!Desde ja!Grata!

  48. Boa tarde Manu. Adorei o site e gostaria de saber se você pode me ajudar.
    Tenho uma janela de 1,52 de largura por 1,22 de altura. Quero colocar um blackout e uma cortina fina pela frente para dar acabamento. Estava pensando em 2 varões e em colocar a cortina até o chão para bloquear melhor a luz. Pelo que li, a cortina deve passar uns 20 centímetros além da janela , mas não sei o quanto de tecido deve ter estas duas cortinas para cortar a luminosidade e ficar legal. Quanto devo deixar de espaço do varão até o teto?
    Agradeço se você puder me ajudar.
    Beijos

    • Oi, Gislaine!
      Se a intenção do blecaute é barrar toda a luz eu recomendo utilizar um rolô, bem rente à janela, com pelo menos uns 10cm a mais de cada lado. Aí é melhor começar a cortina no teto mas ela não precisaria ir até o chão, pode, sim, ficar 20cm abaixo da janela.
      Beijos
      Manu Mitre

  49. Manu, pra colocar uma cortina embutida no gesso, quanto eu preciso deixar de espaço no gesso?
    Obrigada.

    • Oi, Camila!
      A princípio você precisa deixar o espaço que o trilho for ocupar e uns 5cm de cada lado. Se o tecido for volumoso ou pesado demais, vale deixar um espaço a mais para a cortina não ficar espremida e descer com um caimento bonito.
      Beijos
      Manu Mitre

  50. Oi Manu,tudo bem? Adorei o site. E estou com uma dúvida. Tenho persianas nos quartos e sala e gostaria de mudar para cortinas com varão. O problema é que um dos lados das janelas é encostado na parede. Como colocar varão? O varão do lado encostado na parede fica sem ponta? (se colocar a ponta no varão, a cortina não chega até o canto da parede). Beijos e obrigada.

      • Oi,Manu, obrigada pelas dicas. Vou indicar seu site pois achei muito legal. Beijos

      • Olá Manu, onde eu posso comprar os varões e acessórios de cortinas para janelas de canto? Obrigada

      • Cristina,
        procure uma loja especializada em cortinas ou em metais na sua cidade. Talvez você encontre também em uma mega-loja de construção tipo Leroy, C&C.
        Abs
        Manu Mitre

  51. Olá,Manu. Tudo bem? Gostei imenso do site tem dicas muito interessantes, comprei casa e a minha sala tem 28 m2 com duas janelas, ando um pouco confusa não sei bem que cortinados colocar, gosto de coisas simples, gostava de algumas dicas suas.
    Beijoca Marlene, obrigada.

  52. Pingback: Cortina na varanda « casa da id&a

  53. Comprei cortina hover, na tok e stok, 67 algodao , 37 % poliester, ela amassa muito, ecadadia que passa encolhe.
    pessima

  54. Olá, amei as dicas e a beleza dos ambientes selecionados, tenho uma sala com duas portas balcão que gostaria de colocar cortina em varão, qto devo deixar de cada lado? numa delas a porta balcão tem 3,62 de um lado sobra 0,80 e do outro 1,50 e a outra sobra 0,40 de um lado e 0,70 do outro? A parede tem um recuo e ambas não ficam lado a lado.
    obrigada

  55. Cortinas varão na sala têm que ser usada na parede toda, ou seja, o varão pegar de ponta a ponta OU PODE SER UM POUCO MENOR QUE O TAMANHO TOTAL DA PAREDE (largura)?
    Me refiro a uma parede com porta de vidro que dá para a varanda e não janela.

    • Flávia,

      não tem regra… vai depender do tamanho da parede e de outros inúmeros fatores. Mas pense nas ponteiras que vão ser colocadas – se elas ficarem grudada nas paredes podem parecer meio “espremidas”. É legal, sim, deixar um espaço para que o varão funcione como uma moldura para as cortinas. Se você preferir, me envie uma foto no casadaidea@gmail.com e te respondo com mais informações😉

      Abraços
      Manu Mitre

  56. Olá! Sou estudante de designer de interiores (bem no início…) mas fiquei encantada com o q vi…tudo lindo…perfeito! Não tinha idéa sobre nada de cortinas…tecidos… pregas…barras..enfim, fiquei enlouquecida. Digo q sempre vou me inspirar nesse gosto muito, muito apurado e chique!!! Parabéns! Tudo de bom! Acabei de confirmar minhas dúvidas: não sei se terei um gosto tão apurado, mas definitivamente é o quero pra mim! PARABENS E MUITA SAÚDE!

    • Oi, Vika!
      Fico muito honrada e feliz de ter contribuído. Foi exatamente para isso que criei o casadaidea! Volte sempre por aqui e deixe seus comentários, dúvidas e sugestões.
      E força no curso, é realmente um mundo maravilhoso!
      Boa sorte!
      Manu Mitre

  57. Pingback: Apartamento para Motociclistas « casa da id&a

  58. Pingback: Inspiração para Janelas « casa da id&a

  59. Pingback: Decorando com Branco « casa da id&a

Os comentários estão desativados.