Cimento queimado – ele vai combinar com você

Tem gente que fala que é rústico, mas também que ele fica “descolado” ou moderno. O cimento queimado é super versátil e pode ajudar a compor ambientes de todo tipo, desde o mais caipira até o sofisticado.

decoração rustica

Os móveis em alvenaria, muita madeira rústica, palha e barro ajudam a formar um ambiente rústico na varanda da pousada Beijupirá em Porto das Pedras.

cimento queimado moderno

As cadeiras e mesa Saarinen, uma luminária bacana e o uso do branco e vermelho trazem um ar mais moderno para esta cozinha. {Elle Uruguai}

O cimento queimado é feito a partir de uma mistura de cimento, areia, água e alguns aditivos e corantes. Parece simples, mas existem inúmeras receitas e técnicas diferentes, a superfície geralmente precisa de juntas de dilatação para não trincar, e se o revestimento não for bem preparado pode ficar com bolhas e manchas. Isso tudo pra dizer que a preparação e instalação devem ser feitas por profissionais especializados, ou o barato pode sair caro.

piso branco cimento

As juntas de dilatação podem ser substituídas por vincos, madeira, tijolos ou cerâmicas, fazendo paginações mais dinâmicas.

A textura do piso é uma delícia para andar descalço pela casa, lisinha e não é tão gelada quanto a cerâmica. Mas tem que ter cuidado ao utilizar em áreas externas ou molhadas, porque ele pode ficar bem escorregadio com água.

cimento queimado com ladrilho hidraulico

A combinação com ladrilho hidráulico é linda. Nesta foto os ladrilhos fazem um tapete na cozinha.

O cimento pode ser branco, cinza ou de qualquer outra cor que sua imaginação permitir. O único cuidado é preparar e fazer toda a instalação de um ambiente no mesmo dia para evitar dar diferença de cores entre um dia e outro, já que a preparação muitas vezes é “no olho” e muda de acordo com as proporções dos ingredientes.

cozinha rosa e cinza

Veja como ele pode ajudar num ambiente mais neutro…. {DI}

decoracao rustica colorida

…e como vira a bola da vez todo colorido nesse barzinho de beira de estrada.

azulejos antigos com cimento

Os ladrilhos agora presentes na parede para brincar com o piso de cimento, tudo a ver.

cimento queimado com tijolinho

No galpão que transformou em sua casa, o designer Paulo Alves utilizou o cimento queimado no piso, mantendo as paredes no tijolinho. Repare que o aspecto rústico do piso e das paredes faz uma combinação inteligente com móveis de design, deixando tudo mais descontraído.

cimento queimado cinza

Tudo cinza, o acabamento com brilho traz sofisticação ao ambiente

cozinha americana
Adorei esta bancada que continua com o cimento do piso.

Aliás, cimento queimado pode ir nas paredes também. Mas não canso de repetir: procure alguém com experiência comprovada na instalação para que o resultado seja satisfatório, ok?

48 respostas em “Cimento queimado – ele vai combinar com você

  1. oi Manu tudo bem?
    A minha casa foi construída ha uns 25 anos a traz e ela tem todo o piso de cimento queimado, está em ótimo estado, muito bem conservado, não fica soltando raspinhas vermelhas nos móveis até mesmo por que enceramos com cera incolor. Adoro esse aspecto rústico, que nos remete a fazendas, adoro o campo… Mas me cansei desse vermelhão… Gostaria de saber se tem alguma maneira de mudar esse cimento queimado de cor, ou até mesmo pinta-lo… Se puder me explicar como faz e o material necessário para a realização dessa tarefa agradeço…Rs
    forte abraço…

  2. Bom Dia Manu,

    Então a casa das janelas vermelhas e cimento queimado (uma das fotos acima), você teria outras fotos dela? Eu tinha todas as fotos no meu pen drive e perdi e ela é linda e ia ser uma inspiração para o meu projeto.

    Abs,

    Bárbara

  3. Olá,
    Gostaria de saber qual cor de piso queimado está mais em alta.Minha casa é pequena e vou colocar o piso queimado em todos os comodos.

    Um abraço.

  4. Olá Manú, somos aplicadores credenciados NSBrazil e gostaria de nos colocarmos a disposição para esclarecermos dúvidas o produto da NS pode ser aplicado em áreas internas sem a necessidade de juntas de dilatação,sobre pisos e azulejos pré-existentes e parede de reboco.
    Fazemos aplicação em todo Brasil.

  5. Oi boa noite! Eu gostei a cor lindo no chao com cimento branco e preto(linha). Como e que faz? Explica algumas detalhe! Eu gostaria de fazer em casa do meu noivo por isso esta sem piso so cimento sem nada entao eu resolvi a fazer pra aproveita neh! Obrigada!

    • Gisele,
      não sei se entendi a foto que você gostou, mas a “linha” é uma junta de dilatação, que tem técnica específica para instalação. É importante procurar um profissional experiente para ficar bonito e com qualidade. Não me arrisco a ensinar aqui😉
      Abs
      Manu Mitre

  6. Manu, adorei esse seu post. Estamos iniciando o projeto de uma casa em Cordisburgo e uma das premissas é de que utilizaremos cimento queimado, justamente para fortalecer o rústico.

    Beijos e saudades,

    Fabiano da Mata

  7. tenho piso de cimento queimado na cor verde mas ele ja esta feio quero q fique mas verde ja passei cera incolor com xaadres em liquido na cor verde mas nao gostei porq mancha muito os pes e meias q cera posso passar pr fik bem verde

    • Silvia,
      O ideal é a tinta ser misturada com o cimento, na aplicação… qualquer tinta ou cera que você aplicar agora pode descascar ou sair nas meias…
      Manu Mitre

  8. Oi Manu,
    Estou querendo fazer uma bancada de pia para cozinha (moro no Rio de Janeiro) e não encontro quem faça o acabamento de cimento queimado. Você poderia me indicar quem procurar (profissional ou empresa)?

    Minha ideia é fazer uma bancada tipo mineira, naquele estilo simples tipo fogão à lenha (com tonalidade xadrez vermelho)

    Obrigado e parabéns pelo site.
    Guilherme

    • Oi, Guilherme!
      Não tenho como prática indicar profissionais aqui… respondo o porquê na sessão de dúvidas.
      Sinto muito. Mas adoro o fogão a lenha vermelho!
      Manu Mitre

  9. Cara Manu e leitores. Primeiramente, cumprimento pelo blog, belíssimo e de muito bom gosto. Mas peço desculpas e licença para usar esse espaço para dar um alerta àqueles que residam em São Paulo e região e estejam à procura de um profissional para aplicar cimento queimado em pisos ou paredes.
    Infelizmente, descobri – tarde demais – que a empresa Belartepisos é uma armadilha, apesar da boa conversa do proprietário, de nome Rogério. Com pouco mais de 3 semanas, uma área de minha casa – de apenas 36 metros quadrados, totalmente seca e com o contrapiso em perfeitas condições para receber o cimento – já está descolando, saltando, rachando, enfim, muito feio. E agora que já recebeu pelos serviços, o tal Rogério simplesmente não atende mais telefone, nem responde e-mails, muito diferente de como agia quando estava interessado em fechar o contrato.
    É isso. Grato e, novamente, perdão por usar seu blogue para reclamações, mas faço-o por bem.
    Saudações a todos

  10. Olá Manu,
    Minha namorada esta reformando sua loja de roupas e artigos femininos e está querendo utilizar o cimento queimado no piso e nas paredes. Em relação ao piso está tudo ok, mas a parede nos deixou confuso! As paredes já tem uma pintura anterior e um pedaço é de gesso. Sendo assim, gostaria de saber como faço para aplicar o cimento queimado na parede? Tenho que retirar a tinta e gesso ou posso aplicar por cima de tudo?
    O cimento queimado que tenho é aquele pronto vendido na Leroy!
    Agradeço desde já.
    Att,
    Henrique

    • Henrique,
      cimento queimado precisa de cuidados especiais na aplicação, incluindo a preparação da superfície. Recomendo que procure um instalador profissional com experiência para te orientar, ok?
      Um abraço
      Manu Mitre

  11. Olá Manu;Tudo bem?!
    Estou construindo minha casa, ela será em estilo rústico, gostaria de saber oque vc pensa a respeito de cimento queimado na cozinha, com detalhes de ladrilho hidráulico; é um piso que me trará problemas por ser na cozinha ou será prático; além de lindo né?!
    Obrigada e parabéns pelo blog.
    Abç.

  12. Esse barzinho de estrada, por acaso, é na Transpantaneira, no Mato Grosso? Bati o olho e lembrei de lá. Acertei?

  13. Oi Manu
    estou reformando sozinha um lavabo minusculo, e o piso iria ficar como estava ate que me deparei com seu artigo, sera que vc pode me informar se o cimento mais tecnologico pode ser aplicado sobre um piso de ceramicas? teria quer uma camada fina pra que nao fizesse degrau, e eu nao tenho tempo($$) de procurar um profissional no momento, portanto agreceria demais se descobrise isso pra mim, que vou fazer by myself!!!
    obrigada

    • Valéria, você é corajosa, hein? É super delicada a instalação de cimento queimado. Mas para fazer sobre um piso de cerâmica tente o tecnocimento AQUI.

      • Oi Manu,
        obrigada viu, ajudou muito…e na verdade minha coragem vem do fato de que 1º nao tenho $$ suficiente pra pagar a mão de obra que fica pelo menos 3 x mais que o material, e depois o que ja me deparei com os “profissionais” que depois do serviço feito largam pra tras a bomba mal feita e eu nao posso deixar de pensar, ué, se era pra fazer assim eu mesma fazia de graça, porque o que mais tem no mercado são péssimos profissionais e vc só fica sabendo depois do serviço pronto, né?
        Como ja estou trabalhando com massa acrilica sobre os azulejos a um tempo acho que vou dar conta de alisar mais essa, hehehe
        Obrigada viu!

  14. Olá ,adorei o site explica bem o que queremos saber , as respostas que vi até agora são satisfatorias , gostaria de parabenizar , aproveito para fazer uma consulta : como preparar o cimento queimado e aplicar na parede , todos dizem que é dificil , tudo bem eu gosto de desafios , só preciso de saber como fazer eu fico aguardando ansiosa

    • Lúcia,
      a melhor coisa a se fazer é procurar um profissional com experiência na execução de cimento queimado, eu não arriscaria fazer sozinha.
      Manu Mitre

  15. Pingback: O que tem de errado neste apartamento? « casa da id&a

  16. Já tenho cimento queimado na cor verde,mas ele está descascando todo,não sei o que fazer. O que posso passar e se eu posso mudar de cor? Alguns lugares ele está bem fixo outros não. Foi eu mesma que passei ,com cera em pasta e xadres. Espero sua resposta com urgencia.
    Por enquanto muito OBRIGADA.

    • Adriana, a cor do piso deve ser aplicada na preparação do cimento, não depois que ele já está seco… você encerou o cimento somente, por isso ele deve estar descascando. Procure um profissional para remover a cera e tinta para renovar o seu piso.

  17. Adorei as fotos e percebi que alguns pisos tem juntas de dilatação mas no caso do ambiente quase que monocromático, por exemplo, ele não possue juntas…
    Quero aplicar cimento queimado no piso da minha cozinha e gostaria que ficasse sem juntas, como fazer? É algum tipo de cimento queimado diferente?
    Caso seja inevitável as juntas, como fazer com que ela fique bem discretinha?

    • Luciana,
      o cimento queimado original realmente precisa de juntas para não rachar com os altos e baixos da temperatura ambiente… mas existem alguns produtos “tecnológicos”, com adição de resinas, que mantem o aspecto de cimento queimado. Com esses produtos a necessidade de juntas vai diminuir, mas não desaparecer… para disfarçar, além de escolher juntas de cores próximas à do seu piso, você pode elaborar a paginação das juntas de forma que fiquem embaixo dos móveis, tapetes, etc. ou dividindo ambientes – em volta da mesa de jantar, por exemplo. Mas eu costumo dizer que, em vez de esconder, use o que te incomoda a seu favor: escolha uma cor bonita de junta, faça desenhos de paginação interessantes (simétricos, curvos, irregulares, coloridos) e, desta forma, as juntas não seriam somente funcionais, mas também cumprem um papel estético.
      Ah! Outra alternativa é fazer pisos vinílicos, que não tem juntas!
      Um abraço
      Manu Mitre

  18. olá!! Gostaria de saber o preço de material e mão de obra para o cimento queimado no chão. Qto custa o metro quadrado?? Comparado com piso frio (lajota e granito)

    • Oi, Beatriz!
      Esta pergunta é bastante abrangente e a resposta passa por diversas variáveis… como expliquei existem vários tipos de cimento queimado. Claro que os artesanais são mais baratos do que os prontos, mas será necessário fazer orçamento da mão de obra, mesmo, outro fator que varia conforme região e experiência.
      O piso frio também tem uma variação de preços enorme… alguns granitos são importados, outros são abundantes e mais baratos. Mesmo o porcelanato passa por um intervalo de preços enorme de acordo com a cor e o acabamento.
      Enfim, a melhor coisa a fazer é visitar uma loja de construção como a Leroy ou C&C e fazer uma pesquisa mais detalhada, de acordo com o que você procura.
      Desculpe não poder te ajudar…
      Manu Mitre

    • Emanuel,

      existem misturas já prontas que são vendidas em lojas de construção, e milhares de combinações possíveis entre os ingredientes. Além disso, dependendo do tipo de combinação feita, as distâncias para instalar as juntas de dilatação variam. Por isso recomendo contratar um profissional experiente para instalação, ok?

      Abraços,
      Manu Mitre

    • Oi, Celia!
      As fotos são de vários tipos de cimento queimado. O cimento queimado caipira é feito com cimento, areia e corantes, alguns utilizam cal também. Hoje em dia existem algumas empresas que fazem essa mistura e vendem pronta, e outras que adicionam resinas para aumentar a durabilidade e minimizar rachaduras. O visual fica bem parecido!
      um abraço
      Manu

  19. Amei! Dicas geniais! Excelentes informações sobre decoração. Lindas as fotos de Punta Cana!

Os comentários estão desativados.