Cores na Decoração

As perguntas mais frequentes em revistas de decoração são as relacionadas a combinação de cores em um ambiente. Pelo menos são as que mais me chamam a atenção. E aí vem um monte de explicações com base na Psicologia das Cores, na Cromoterapia, no Feng Shui e até do estado de espírito de quem responde.

Você até vai encontrar listas de cores com as sensações que teoricamente cada uma delas passa. Mas isso vai variar taaaaaaanto com a cultura da pessoa que viverá no ambiente, suas memórias, gostos pessoais… E vai depender da combinação das várias cores de todo o ambiente, das tonalidades, estampas e texturas escolhidas, da iluminação… enfim, infelizmente não existe uma resposta fácil e única para uma pergunta como essa.

Existem, sim, técnicas para desenvolver uma paleta de cores para um site, uma pintura ou qualquer arte visual, que vou falar um pouquinho aqui. Mas é importante lembrar que a técnica não substitui o famoso “conceito”, que falamos no post sobre inspiração. O mais importante é sabermos qual a mensagem que queremos transmitir, as sensações que queremos provocar nas pessoas que estiverem no ambiente. E se a gente usar aquela técnica de procurar uma imagem que nos transmita essa sensação, as cores estarão embutidas nessa escolha, pode apostar.

Mas vamos lá… este é um mapa de cores, ou um círculo cromático.

decoracao

Círculo Cromático

Ele é feito a partir das cores primárias (vermelho, amarelo e azul). As misturas de cores, duas a duas, geram as cores secundárias, que ficam no meio do caminho entre as primárias que a originaram. Por exemplo: amarelo + azul = verde. E as terciárias são combinações de uma primária com uma secundária. Por exemplo: o verde + amarelo = verde claro. Do lado esquerdo, entre o magenta e o amarelo, estão as cores quentes. Do outro lado, entre o violeta e o verde estão as cores frias.

Vamos ver agora como utilizar o círculo cromático.

circulo das cores

Monocromático – utiliza diferentes intensidades, texturas e brilhos da mesma cor.

Edward Burne Jones – a mesma cor precisa ter intensidades e texturas diferentes para definir o desenho.

decoracao vermelho

Ordos Concert Hall – todo em vermelho. As diversas texturas delimitam os objetos ou regiões, como a cortina mais brilhante, a parede estampada pelas sombras do relevo dos detalhes, o carpete liso, e as poltronas de um tecido mais opaco.

É muito difícil encontrar um ambiente totalmente monocromático. E é perigoso fazer um ambiente assim. O uso de uma cor só pode trazer incômodo, seja pela monotonia de uma cor mais neutra ou pelo excesso de energia das cores mais vivas. Aqui, mais do que nunca, o jogo de texturas é o responsável pela beleza, assim como no desenho de Edward. Um banheiro totalmente branco pode ficar bacana, mas eu usaria tintas ou acabamentos diferentes no piso, nas paredes, nas áreas secas e molhadas, no teto, na bancada, para adicionar movimento.

cores decoracao

Cores análogas, que estão próximas no círculo cromático.

Uma pintura de Monet, em que ele utiliza o laranja para destacar as portas do restante da fachada. Existe uma cor predominante, e a análoga traz profundidade no desenho.

cores decoracao

O azul é uma cor fria e os tons de violeta são um pouco mais quentes, como estão ditribuídos na mesma proporção pelo ambiente, fazem uma combinação suave e alegre.

Uma combinação parecida com a anterior, com cores mais escuras… aqui me sinto mais intimidada, um ambiente um pouco mais formal.

sala verde

Tons de verde e azul, as cores da natureza. Eu sinto tranquilidade e vida num ambiente assim.

O uso de cores análogas talvez seja o mais fácil de todos, quase não tem erro. Mas lembre que a mesma cor pode passar uma mensagem totalmente diferente dependendo das texturas, intensidade da cor ou linhas dos móveis que você utiliza.

cores decoracao

As cores complementares ficam opostas no círculo.

O contraste do verde e do vermelho traz vida para um desenho de cores pálidas.

sala roxa e amarela

O contraste entre cores complementares é o maior de todos. Chama bastante a atenção e é ótimo para dar destaque a um móvel, por exemplo.

Esta foto gerou um novo post só sobre a combinação de roxo e amarelo AQUI.

combinar cores

Uma variação do uso de cores complementares é trabalhar com as cores análogas à que seria complementar… dá mais complexidade à combinação.

Olha como Monet traz suavidade ao contraste com o uso desse tipo de combinação.

quadros na parede

O azul brinca com o amarelo e o marrom. Amarelo e azul são cores marcantes, mas são atenuadas pelo marrom. Fica aconchegante e alto-astral.

circulo das cores

Tríade – cores separadas pela mesma distância.

Andy Warhol – O contraste é forte, apesar de não ser tanto como o das cores complementares. Este tipo de combinação traz maior harmonia e equilíbrio entre as cores.

sala azul vermelha verde e amarela

Olha como as cores trazem bastante alegria e harmonia, sem ser chocante.

circulo cromatico

Dois pares de cores complementares.

cozinha moderna

Os pares rosa+verde e azul+laranja compõe um único ambiente. Os tons são bem saturados, o que dão um certo stress no ambiente.

sofa colorido

A mesma combinação com tons mais suaves, trazendo mais paz no meio de tantas cores.

Viu como dá pra brincar?? Pra quem quiser se divertir com essas técnicas, vale a pena conhecer um simulador no site Color Scheme Designer e no simulador de ambientes da Coral.

Source Colorfaq

E para continuar aprendendo sobre cores na decoração tem mais na página sobre Cores na Decoração.

41 respostas em “Cores na Decoração

  1. Pingback: Fazendo uma sala aconchegante | casa da id&a

  2. olá,

    navegando em busca de solução, achei o seu site, alias gostei muito, ajuda muito!!!
    estou num impasse, acabo de comprar meu primeiro imovel …um apto, que tem o piso em ceramica caramelo ( alias em excelente estado)…neste momento nao tenho recursos para trocar… no entanto queria uma decoração em branco e azul minhas cores prediletas e por ser perto do mar acho que ficaria a minha cara… quero uma impressao de amplitude e conforto com leve toque de rusticidade…. tinha imaginado algo com piso claro…paredes e portas em off white com batentes em azul royal ou cor proxima… com moveis confortaveis e algusn objetos com cores mais fortes…no entanto este piso caramelo quebrou tudo e nao sei como resolver, preciso de sua ajuda!!!!!!!!!!
    desde já argadeço!
    Riccardo.

    • Oi, Riccardo!
      Parabéns pelo ap! Já pensou em usar tapetes?
      Não se acanhe com o caramelo, inclua esta cor na sua paleta, já que é obrigatória, e divirta-se!
      bjos
      Manu Mitre

  3. Manu preciso de sua ajuda.

    Sou design gráfica, e estou em luta com a minha sala de estar. As paredes são branco-gelo porém com 0,9m de pedra cinza a partir do piso, os sofás são vermelho vermelho tomate, meu rack é embuia com preto. enfim desejo criar um ambiante moderno e confortável. qual combinação de cores sugere???

    Pensei em destacar uma parede com um tom tipo ocre ou mostarda e nesta parede por o rack embuia com preto. as outras paredes deixar branca mesmo e por umas almofadas pardas e branca no sofá e uma cortina preta, oposta a parede do rack. oque você acha???

    • Oi, Jorge, tudo bem?
      Como desiger gráfico você vai ter boas ideias, sem dúvida! Já deu uma olhada na sessão de Dúvidas Frequentes? Dê uma olhada nas respostas às perguntas 1 e 2 AQUI.
      Um abraço
      Manu Mitre

  4. Manu, preciso de sua ajuda URGENTE e no momento não estou podendo enviar fotos pq o carregador das pilhas da minha máquina fotográfica ta quebrado. Tenho um sofá cinza claro com estampa floral em preto ( a estampa é somente onde encostamos as costas). Comprei 2 cadeiras giratórias pretas. Minha dúvida é a cor do tapete e dos puffs que pretendo comprar. Quero transmitir um ar moderno. Por favor, me ajude. Lidiane

    • Estou quase desistindo dos puffs, então preciso de sua opiniao, também, só pra cor do tapete sem puffs.

      • Oi, Lidiane!
        Sua pergunta tem tantas respostas possíveis… preto, cinza escuro, vermelho, azul, amarelo…
        Você já viu a sessão de perguntas frequentes AQUI? Na pergunta 2 tem links para alguns posts que podem te ajudar.
        Boa sorte!
        Manu Mitre

  5. Pingback: Decoração com Color Block | casa da id&a

  6. Estou querendo mto comprar um sofá roxo de chenille,só que estou em duvida de que cor colocar meu home theater,já que inicialmente seria preto com madeirado(que acho que não ficaria bom com o roxo).Que cor coloco o home e os acessorios em suas prateleiras?!

  7. Pingback: Roxo na decoração – parte 1 « casa da id&a

  8. Oi,

    Acabei de comprar móveis para a minha sala, sendo um painel, uma mesa de vidro com cadeiras pretas, um sofá cinza e uma poltrona vermelha. Tenho uma textura amarela na minha sala, mas gostaria de alterar a cor. Qual cor posso colocar na textura, para que o ambiente fique mais harmonico?

    • Oi, Nádia
      Para um ambiente harmônico, sugiro utilizar cores já próximas das que você escolheu: outros tons de cinza (ex.: grafite e gelo) ou vermelhos (ex.: vinho e rosa). Branco também é neutro e pode compor bem com essas cores, mas vai levar para mais contraste.
      Depois manda foto pra gente ver como ficou!
      bjo
      Manu Mitre

      • Manu,

        Obrigada pela dica! Pode deixar que quando estiver tudo pronto mando a foto.
        Abraços!
        Ah! Adorei o site… Parabéns!

        Nádia

  9. Pingback: Túnel do tempo « casa da id&a

  10. Preciso de umas dicas.

    Vou casar em setembro e ja estou comprando os moveis.
    Minha sala é laranja salmao e meu home é Gliss – tipo um cinza amadeirado
    e mesa de centro branca.

    Queria saber como posso fazer pra ficar um ambiente harmonioso.

    Troco a cor da parede pra q cor? coloco ou nao um adesivo na mesa de centro, que cor compro meu sofa? e o tapete qual cor?

    e a cozinha vai ser pia preta e branca, o fogao de mesa, porem nao sei que cor compro os acessorios, coloridos? ou de uma cor só em varios tons? e a parede?

    desde ja agradeço

    att.
    Mayara de Oliveira
    Xanxere-SC

  11. Bom eu decorei a minha casa inteirinha mas quando chegou no quarto
    da filha do meu marido nao sabia o que fazer alias nao sei o que fazer
    ela tem 14 anos, e ela é surper delicada. e agora o que eu faço no quarto dela?

  12. Pingback: O que tem de errado neste apartamento? « casa da id&a

  13. Pingback: 2011: Um ano cor-de-rosa « casa da id&a

  14. Pingback: O que fazer com um sofá amarelo? « casa da id&a

  15. Pingback: Zezão no Choque Cultural « casa da id&a

  16. Pingback: Como você escolhe tapetes? « casa da id&a

  17. Pingback: Sem medo do cinza « casa da id&a

  18. Pingback: Cores na Decoração – tons e matizes « casa da id&a

  19. Pingback: Azul Turquesa – tá na Moda « casa da id&a

  20. Pingback: Decorando com Branco « casa da id&a

  21. Pingback: Azul Avatar « casa da id&a

  22. Pingback: Misturando Estampas « casa da id&a

  23. Pingback: Cores na Decoração – Amarelo e Roxo « casa da id&a

  24. Pingback: Linhas retas ou curvas? « casa da id&a

  25. hahahahahahaha
    tá nerd e ótimo!!!
    estou aqui novamente, agora simulando as cores no site!!! meu, isso é muito legal!
    Manu to precisando de uma consultoria…rsss…. vcs podiam vir aqui né??😀

    bjsssssssss

  26. Pingback: Hotel Gran Bavaró – Punta Cana – tive que tirar umas fotos… « casa da id&a

    • Eu tb amei a sala com sofá roxo e puf e abajur amarelos!!!!!!!
      Acho que quero assim…. só que pintei a parede do rack de laranja… e agora? rss

      • Gi,

        para conseguir o mesmo efeito do contraste, você deveria substituir o roxo pelo azul. Se você faz questão do sofá roxo, tem uma outra possibilidade, mais suave, que é a utilização das cores complementares à análoga do laranja. Isso significa que você utilizaria as cores “em volta” do azul – o azul super escuro ou roxo (se o laranja for clarinho) e o azul mais claro.

        Vá no link http://colorschemedesigner.com/ e simule as cores da sala utilizando o laranja que você já tem! Ou mude tudo e pinte de amarelo…

        bjos

  27. oi meu nome e joana e estou montando um restaurante, e estou confusa com que tipo de cortinas eu posso usar nas paredes de vidros .as paredes sao tipo janelas de vidros ,e tem 2.30 de comprimento .e 2.80 de largura gostaria de saber a sua opiniao pois vi as fotos de sua decoracao e gostei muito .obridada aguardo sua resposta

    • Oi, Joana!
      Mande fotos ou desenhos do seu restaurante, me fale um pouquinho do que você vai servir e como vai funcionar… assim eu posso te ajudar a encontrar a melhor solução!
      bjos

Os comentários estão desativados.