Móveis Especiais – Eero Saarinen

Eero Saarinen, filho de Eliel Saarinen, nasceu na Finlândia em 1910 mas se mudou para os Estados Unidos ainda muito jovem, onde estudou e trabalhou. Estudou Arquitetura em Yale, mas começou a carreira estudando escultura em Paris, influência que se pode perceber no seu trabalho tanto como arquiteto como designer de móveis.

Saarinen chegou a ser criticado por não ter um estilo característico, na realidade ele tinha uma habilidade de adaptá-lo aos diferentes perfis e necessidades de seus clientes – o que para mim é louvável, na verdade.

cadeira design moderno

Esta é a cadeira orgânica que Saarinen fez com os Eames, ganhando o concurso “Organic Design in Home Furnishings” em 1940.

poltrona design vermelha

Womb Chair, 1948.

Agora olha que bacana a influência entre o Saarinen e os Eames, que tem um post aqui também.

cadeira saarinen branca e vermelha

Essas são as cadeiras Tulipa, com ou sem braço. A Tulipa foi desenhada entre 1954 e 1955, e seu ar futurista contribuiu no seriado Star Trek na década de 60, tornando-a popular. Não lembram as cadeiras de plástico dos Eames?

mesa com pedestal

De 1956, mesas em vários tamanhos e alturas, parece que flutuam…

Pra quem gosta, tem um post com ideias de cadeiras para usar com a mesa Saarinen!

Esse post foi publicado em Cadeira, Design, Mesa, Perfil, Poltrona e marcado , , , , , por Manu Mitre. Guardar link permanente.

Sobre Manu Mitre

Sou Engenheira Química e Designer de Interiores. Sim, sou super generalista e me envolvo em todos os assuntos que existem, adoro. E isso dá um resultado muito interessante. Comecei com o meu próprio apartamento, mudando até a cozinha de lugar. E ficou sensacional, sem falsa modéstia. Criei o Casa da Id&a em 2009 para mostrar um pouco o que eu acredito ser Design de Interiores de verdade – inspiração, design e arte. Sem “pode” ou “não pode”, o que importa é a mensagem e a sensação que o ambiente transmite.

5 respostas em “Móveis Especiais – Eero Saarinen

  1. Pingback: Que cadeiras utilizar com a mesa Saarinen? « casa da id&a

  2. Pingback: Hotéis Design – II « casa da id&a

  3. Pingback: Móveis Especiais – Harry Bertoia « casa da id&a

Os comentários estão desativados.