Realidade Aumentada

Para a maioria das pessoas é muito difícil visualizar como vai ficar um determinado móvel na sua casa. Ele é lindo na loja, ou na internet, mas… será que não vai carregar demais a sala? Será que vai sobrar espaço para circulação? E vai combinar com aquele sofá antigo?

Existe uma tecnologia que pode ajudar muito na hora de tomar essas decisões – a Realidade Aumentada ou, em inglês, Augmented Reality ou Mixed Reality. Ela consiste em misturar a realidade física com a virtual, utilizando as imagens reais de seu apartamento, por exemplo, e misturando com as imagens eletrônicas dos produtos de uma loja. Veja o vídeo abaixo para entender como pode funcionar isso…

O papel que foi colocado no chão tem uma impressão para que o software identifique qual o produto, o tamanho e o ângulo que ele deve aparecer naquele ambiente

E, para os profissionais, já existem ferramentas que possibilitam a utilização do ambiente real a ser projetado em conjunto com bancos de imagens 3D. O mesmo papel impresso “traduz” o ângulo de visão de um ambiente. Dá uma olhada neste exemplo.

Esta tecnologia já está sendo utilizada por algumas lojas pelo mundo, e no Brasil já existem algumas soluções para utilização com o telefone celular, fiquem de olho!