Móveis Especiais – Charles & Ray Eames

Charles e Ray eram americanos e se casaram em 1941, tendo contribuído muito para o design industrial, de móveis e arquitetura, além da indústria de fotografia e cinema.

Foram inovadores no uso de materiais como o plástico, resinas, fibra de vidro, arames e compensados moldados, e trabalharam com outros tantos desigers famosos como Saarinen, Herman Miller e Harry Bertoia.

A “La Chaise” foi criada em 1948 e faz uma brincadeira com o nome do escultor Gaston Lachaise e a própria chaise (cadeira). A combinação de materiais e o movimento de suas linhas realmente fazem dela uma escultura.

espreguiçadeira design eames

La Chaise – plástico reforçado com fibra de vidro, aço e madeira

E a poltrona Eames foi o primeiro móvel de luxo produzido pelo casal, feito originalmente de lâminas de jacarandá, metal e couro. E olha que o site DigsDigs a elegeu como uma das 10 mais confortáveis do mundo!

cadeira design eames preto e madeira

Perfeita para ler um livro no fim da tarde.

Tem as cadeiras de plástico, com algumas variações, mas os pés ainda são de outros materiais, madeira ou aço.

cadeira design eames

Quem tem uma avó com uma cadeira de balanço dessas?

cadeira eames metal

Os pés desta cadeira a batizaram de Eiffel. Sim, referência à torre do mesmo nome.

cadeira eames branca

Repare na combinação dos pés de madeira com metal

Também muito conhecida, a cadeira de compensado moldado, exemplo interessante de como eles começavam pela função e acabavam numa forma muito interessante.

cadeira madeira design moderno

Esta cadeira foi feita em parceria com Herman Miller

Esse post foi publicado em Cadeira, Design, Perfil, Poltrona e marcado , , , , , por Manu Mitre. Guardar link permanente.

Sobre Manu Mitre

Sou Engenheira Química e Designer de Interiores. Sim, sou super generalista e me envolvo em todos os assuntos que existem, adoro. E isso dá um resultado muito interessante. Comecei com o meu próprio apartamento, mudando até a cozinha de lugar. E ficou sensacional, sem falsa modéstia. Criei o Casa da Id&a em 2009 para mostrar um pouco o que eu acredito ser Design de Interiores de verdade – inspiração, design e arte. Sem “pode” ou “não pode”, o que importa é a mensagem e a sensação que o ambiente transmite.

3 respostas em “Móveis Especiais – Charles & Ray Eames

  1. Pingback: Túnel do tempo « casa da id&a

  2. Pingback: Hotéis Design – II « casa da id&a

  3. Pingback: Móveis Especiais – Harry Bertoia « casa da id&a

Os comentários estão desativados.