Móveis Especiais – Arne Jacobsen

Arne Jacobsen, arquiteto e designer dinamarquês, desenhou cadeiras e poltronas lindas, elegantes e que por muito tempo serão referência para o design de móveis. Os nomes de seus móveis ainda parece que ajudam a reforçar as linhas orgânicas de seu trabalho – Formiga, Ovo, Cisne…

As cadeiras “Formiga” não fizeram tanto sucesso na época do seu lançamento, em 1951, com suas 3 pernas e sem apoio para os braços. Posteriormente, foi criada com 4 pernas e o plástico das mesmas foi substituído por aço. Sua genialidade inclui a facilidade de estocagem, podendo ser empilhadas, além de que, cá entre nós, as 3 pernas fazem muito mais sentido do que 4, garantindo a estabilidade da cadeira.

arne jacobsen formiga

Com cintura marcada…

cadeira formiga arne jacobsen

… formato marcante e suave…

móveis arne jacobsen

… e 3 pernas!

A “Série 7”, lançada em 1955, foi bem mais aceita pela crítica por ter a opção por braços e já ter as quatro pernas em aço, é um grande sucesso comercial até hoje.

cadeira formiga vermelha

Ainda muito parecida com a Formiga

cadeira formiga branca empilhável

O empilhamento, importante principalmente para ambientes comerciais

cadeira escritorio arne jacobsen

A possibilidade de ter braços, rodinhas e mais de 3 pernas.

A famosa poltrona Egg, desenhada em 1958, que é um ícone, super confortável e LINDA! Você realmente se sente protegida pelo jeito que ela te abraça, uma delícia.

poltrona egg arne jacobsen

Linhas irreverentes e suaves ao mesmo tempo

E a Swan, que parece mesmo um cisne pela elegância e delicadeza do desenho. E da mesma mesma época, em 1958…

poltrona design arne jacobsen

Sutis e delicadas

design poltrona arne jacobsen

Uma poltrona para 2 pessoas

… e faz par perfeito com a Egg…

design de moveis arne jacobsen

O que mais eu quero na minha sala??

Esse post foi publicado em Cadeira, Design, Perfil, Poltrona, Sofá e marcado , , , , , , , por Manu Mitre. Guardar link permanente.

Sobre Manu Mitre

Sou Engenheira Química e Designer de Interiores. Sim, sou super generalista e me envolvo em todos os assuntos que existem, adoro. E isso dá um resultado muito interessante. Comecei com o meu próprio apartamento, mudando até a cozinha de lugar. E ficou sensacional, sem falsa modéstia. Criei o Casa da Id&a em 2009 para mostrar um pouco o que eu acredito ser Design de Interiores de verdade – inspiração, design e arte. Sem “pode” ou “não pode”, o que importa é a mensagem e a sensação que o ambiente transmite.

2 respostas em “Móveis Especiais – Arne Jacobsen

  1. Pingback: Túnel do tempo « casa da id&a

  2. Pingback: Hotéis Design – II « casa da id&a

Os comentários estão desativados.